Novas Funcionalidades para a Versão 1.6
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11 ... 18, 19, 20  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Desenvolvimento
Novas Funcionalidades para a Versão 1.6
Autor Mensagem
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

Vlw Mililo, e que o Sketchup e muito bom para cenarios cara, da para fazer muita coisa, e o bom, da para trabalhar em lowpoli.
Abraço



_________________
Não mais tão novato
Sáb Jul 25, 2009 6:33 pm Exibir perfil de usuários
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

sugestóes
seria bom se pudesse exporta modelos do sketchup para o 3Dgb ia fica joia
Sáb Ago 29, 2009 9:26 pm Exibir perfil de usuários
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

quem sabe
poderia ter um modelador interno (modelador e animador Smile) dentro do programa para personagens md2 e md3 ator principar e objetos ia se ótimo valeuss
Seg Ago 31, 2009 5:37 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: quem sabe
Tenho dado algumas cabeçadas com bancos de dados, é um assunto bem complexo, mas é a base que muitos jogos usam para salvar informações. Estudando o Tutorial 15, vemos que é trabalhoso mexer com ele, além disso eu não sei se um jogo distribuído com um banco de dados do access, fosse rodado não PC que não tivesse office nem nenhum programa semelhante, daria erro!
Bom, quando cadastramos sons e texturas no 3D game Builder, ele gera um arquivo próprio dele, de tal modo que mesmo que deletemos a textura depois ela não some do material. Seria interessante se o 3D Game Builder também pudesse criar um registro próprio, como uma tabelinha do excel, só com uma linha, mas com diversas colunas (campos). esse campos poderiam ter seu título alterado, tipo, variável01, força, nome ator principal, etc... A gente nomearia a coluna e atravéz de um comando próprio seriam feitos os registros de dados. Por exemplo, digamos que quando o ator principal estivesse não ponto do cenário, um script alterasse uma variável global chamada de "posição" para 1. Quando estivesse em outro, alteraria para 2. Então, por meio de um script, poderíamos gravar essa posição (salvar) porque teria a coluna Posição e a variável seria gravada ali.
Quando abríssemos o jogo, ele poderia ler a posição e retornar o valor, que poderia servir para colocar o ator principal na última posição salva.
Talvez fosse um recurso legal, porque simplificaria o processo de registro, e como o jogo já teria as dlls próprias, rodaria em qualquer PC. Em resumo, assim como tem seu próprio esquema de materiais, sons, etc..., teria também o seu próprio banco de dados!
Abraço!

Abraço. Very Happy

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Out 02, 2009 7:44 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Re: quem sabe
Lemos escreveu:
eu não sei se um jogo distribuído com um banco de dados do access, fosse rodado não PC que não tivesse office nem nenhum programa semelhante, daria erro!

Eu creio que o modo usado pelo 3DGB para ler o banco de dados não seja depente de nenhum programa externo, eu mesmo, quando testei o tutorial 15, não tinha o office instalado no meu computador e, pelo que sei, também não tinha nenhum programa semelhante, então respondendo a sua pergunta, acho que não é necessário a criação nenhum arquivo adicional para que o jogo possa rodar em qualquer PC.

Além disso, eu particularmente acho que não seria necessário o Edirlei criar sue próprio sistema de banco de dados, existem outros BDs que não são excel, e se o 3DGB não tiver suporte a eles, isso sim deveria ter, suporte a vários tipos bancos de dados, para cada um trabalhar com o que mais gostar.

Mas uma alternativa ao uso de banco de dados, seria o uso de arquivos de texto, ou arquivos XML, usando os comandos de leitura e escrita de arquivos externos(que eu não lembro quais são agora Confused), apesar de que arquivos XML e de texto são fáceis de modificar, bancos de dados também não é difícil, e o hackiamento de jogos offline não é lá grande problema, o jogador joga limpo se ele quiser... hackiando o jogo não vai estar prejudicando ninguém, apenas ele mesmo, pois vai deixar de se divertir.
Apesar de tudo, a grande vantagem dos BDs é que a organização é maior.

Abraço Wink


Sáb Out 03, 2009 11:27 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: quem sabe
Mililo escreveu:

Eu creio que o modo usado pelo 3DGB para ler o banco de dados não seja depente de nenhum programa externo, eu mesmo, quando testei o tutorial 15, não tinha o office instalado no meu computador e, pelo que sei, também não tinha nenhum programa semelhante, então respondendo a sua pergunta, acho que não é necessário a criação nenhum arquivo adicional para que o jogo possa rodar em qualquer PC.

Abraço Wink


Mililo, mais uma vez, obrigado pela força! Isso esclareceu bastante. Brevemente começarei a testar o tutorial do banco de dados pque me interessa muito os recursos de salvar o estado do jogo e as permissões.
Infelizmente nunca me dediquei a fundo no estudo do office, sei o básico do Word e do Power point, nada do Access, mas saco bastante de excel, já fiz até jogo nele!
Estou pensando em alguns recursos bem interessantes que necessitarão do banco de dados. Somente ontem é que aprendi a proteger um banco de dados com senha Embarassed , se eu estiver certo de como gerar a linha de comando que permitirá que o game acesse ele com a senha, o problema estará resolvido. Minha idéia é registrar no banco informaçõe relativas ao estado do jogo, permissões e informações particulares, de tal modo que o banco de dados de um PC não possa ser usado em outro, nem alterado pelo jogador. Além disso, a exclusão ou troca do mesmo, inviabilizariam o início do jogo.
Se não fosse lhe pedir muito, gostaria que desse uma olhada no tópico que pus sobre como expandir o banco de dados:
viewtopic.php?t=406

Eu só preciso saber com alterar essa linha:
DataSet:=Conn.Execute('select nome, energia from ator where id = 0');

E saber como expandir o banco, tipo, se eu crio um novo campo (coluna) e chamar de Local, o comando ficaria assim:
DataSet:=Conn.Execute('select Local, energia from ator where id = 0');

Vê a dificuldade, nem sei se devo expandir por meio de coluna ou por linhas, a primeira linha tem ID=0, será que eu devo criar outra linha com ID=1, colocar o novo valor na coluna nome existente e escrever assim:
DataSet:=Conn.Execute('select nome, energia from ator where id = 1');

Um abraço!



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Dom Out 04, 2009 11:57 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Suporte a Normal Map
Suporte a Normal Map: esse é um recurso fundamental em jogos. Para quem não sabe, Normal Map e Bump map são canais que, quando possuem uma imagem adequada, exibem nos modêlos low poly relevos e detalhes que se fossem feitos na malha fariam com que ela ficasse muito pesadas. Vejam aqui um exemplo ( e que exemplo! Shocked )

http://www.3d4all.org/foruns/showthread.php?t=22867

O normalmap é uma evolução do bumpmap, pque enquanto o bump usa imagens em preo e branco e tons de cinza, onde as partes escuras são fundas e as claras são as altas, no normalmap as cores determinam as coordenadas X, Y e Z. Além disso, o normalmap gera um resultado muuuuuuuuito mais realista! Shocked
Curiosamente, o TERRAIN TEXTURE BUILDER do 3D game builder trabalha mais ou menos assim, vejam o tutorial 17:

https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial17.php

Para gerar um mapa normal, fazemos um modêlo low poly e salvamos, depois fazemos ele Hight Poly, em outro arquivo, pesado, e fazemos os detalhes, que serão usados da mesma forma que o mapa UV, só que trabalhados nas cores certas para gerar o efeito desejado.
Alguns links sobre o assunto (óbvio, com boas referências ao querido Blender!):

http://www.procedural.com.br/forum/tutoriais/normal-map-no-blender/?wap2
http://www.truveo.com/Blender-normal-map-baquing-tutorial/id/3669222935
http://blendertotal.wordpress.com/tutorial-como-usar-normal-maps/

Abraço a todos! Very Happy

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sáb Out 17, 2009 5:10 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Texturas animadas
Seria bem legal se houvesse suporte ao formato Gif, para texturas animadas, tais como movimentos em vegetações, imagens de TVs, computadores, etc...

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Out 23, 2009 10:41 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Desenvolvimento Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11 ... 18, 19, 20  Próximo
Página 10 de 20