Tópicos Especiais em Linguagens de Programação - IPRJ - 2015.2

Material das Aulas:

Listas de Exercícios:

Trabalhos:

Datas Importantes:

  • 17/09 e 18/09: Entrega e Apresentação do Game Design Document
  • 05/11 e 06/11: Entrega e Apresentação do Jogo 2D
  • 14/01 e 15/01: Entrega e Apresentação do Jogo 3D
  • 12/01: Prova Teórica
  • 19/01: Prova Final

Notas:

Material Extra:

Programa do Curso:

  • Parte 1 – Jogos Eletrônicos e Game Design
    • Fundamentos de jogos eletrônicos;
    • Projeto de jogos eletrônicos;
    • Concepção e criação;
    • Equipe de desenvolvimento;
    • A indústria de jogos;
    • Game design document;

  • Parte 2 – Técnicas para Jogos 2D
    • Sprites e animação 2D;
    • Introdução à linguagem Lua e ao framework Löve;
    • Técnicas de programação de jogos 2D:
      • Lógica e estrutura de um jogo;
      • Programação para ambientes gráficos;
      • Mecanismos de interação;
      • Estruturação e representação de dados;
      • Detecção de colisão;
      • Simulação Física.

  • Parte 3 – Técnicas para Jogos 3D
    • Modelagem e animação 3D;
    • Introdução à game engine Unity3D;
      • Arquitetura de game engines;
      • Interface e ambiente de desenvolvimento;
      • Importação de recursos (modelos, animações, texturas, áudio);
      • Criação de ambientes 3D;
      • Programação por scripts.
    • Técnicas de inteligência artificial:
      • Conceitos e estado da arte;
      • Waypoints e pathfinding;
      • Máquinas de estados finitos.

Bibliografia:

Rogers, S. Level Up!: The Guide to Great Video Game Design, Wiley, 2010.

Ierusalimschy, R. Programando em Lua, Terceira Edição, LTC, 2015.

Blackman, S. Beginning 3D Game Development with Unity 4, Apress, 2013.

Fullerton, T., Swain, C., Hoffman, S. Game Design Workshop: Designing, Prototyping and Playtesting Games, CMP Books, 2004.

Rollings, A., Morris, D. Game Architecture and Design, The Coriolis Group, 2000.

Hocking, J. Unity in Action: Multiplatform Game Development in C# with Unity 5, Manning Publications, 2015.

Millington, I., Funge, J. Artificial Intelligence for Games, Morgan Kaufmann, 2009.