Material das Aulas:
- Aula 00 - Apresentação da Disciplina
- Aula 01 - Introdução
- Aula 02 - Agentes Inteligentes
- Aula 03 - Resolução de Problemas por Meio de Busca
- Aula 04 - Busca Heurística
- Aula 05 - Busca Local
- Aula 06 - Algoritmos Genéticos
- Aula 07 - Agentes Lógicos
- Aula 08 - Lógica de Primeira Ordem
- Aula 09 - Prolog
- Aula 10 - Planejamento
- Aula 11 - Aprendizado de Máquina
- Aula 12 - Árvores de Decisão
- Aula 13 - K-Nearest Neighbor (KNN)
- Aula 14 - Support Vector Machine (SVM)
- Aula 15 - Redes Neurais
- Aula 16 - Bibliotecas e Ferramentas para Aprendizado de Máquina
- Aula 17 - Aprendizado Não-Supervisionado
- Aula 18 - Aprendizado Por Reforço
- Aula 19 - Inteligência Artificial em Jogos
- Aula 20 - Waypoints e Pathfinding
- Aula 21 - Máquinas de Estados Finitos
Listas de Exercícios:
- Lista de Exercícios 01 - Resolução de Problemas por Meio de Busca (Data de Entrega: 09/09/13)
- Lista de Exercícios 02 - Busca Heurística e Algoritmos Genéticos (Data de Entrega: 23/09/13)
- Lista de Exercícios 03 - Lógica Proposicional (Data de Entrega: 07/10/13)
- Lista de Exercícios 04 - Prolog (Data de Entrega: 23/10/13)
- Lista de Exercícios 05 - Planejamento (HSP-Planner) (Source) (Data de Entrega: 13/11/13)
- Lista de Exercícios 06 - Aprendizado de Máquina (Base de Treinamento) (Data de Entrega: 25/11/13)
Trabalhos:
- Trabalho 01 - Busca Heurística (Data de Entrega: 30/09/13)
- Trabalho 02 - Lógica (Data de Entrega: 04/11/13)
- Trabalho 03 - Aprendizado de Máquina (Data de Entrega: 02/12/13)
Biblioteca Gráfica:
Ementa do Curso:
- Introdução
- Inteligência Artificial
- Evolução da Inteligência Artificial
- Agentes Inteligentes
- Busca
- Resolução de Problemas por Meio de Busca
- Busca Cega
- Busca Heurística
- Busca Local
- Algoritmos Genéticos
- Lógica
- Lógica Proposicional
- Lógica de Primeira Ordem
- Prolog
- Planejamento
- Planejamento de Ordem Parcial
- Planejamento Não-Determinístico
- Aprendizado de Máquina
- Aprendizado Supervisionado
- Aprendizado Não Supervisionado
- Aprendizado Por Reforço
- Inteligência Artificial para Jogos
- Conceitos
- Waypoints e Pathfinding
- Máquinas de Estados para Jogos
- Outras Técnicas
Critério de Avaliação: 12
- Listas de Exercícios (N1 – peso 2.0)
- Trabalhos (N2 – peso 8.0)
- M = (N1+N2)
Bibliografia Principal:
Russell, S. and Norvig, P. Artificial Intelligence: a Modern Approach, 2nd Edition, Prentice-Hall, 2003.
Bibliografia Complementar:
Mitchell, T. Machine Learning, McGraw–Hill Science/Engineering/Math, 1997.
Bratko, I. Prolog Programming for Artificial Intelligence (3rd edition), Addison Wesley, 2000. ISBN 9780201403756.
Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.
Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.