Material das Aulas:
- Aula 00 - Apresentação da Disciplina
- Aula 01 - Introdução
- Aula 02 - Agentes Inteligentes
- Aula 03 - Resolução de Problemas por Meio de Busca
- Aula 04 - Busca Heurística
- Aula 05 - Busca Local
- Aula 06 - Algoritmos Genéticos
- Aula 07 - Agentes Lógicos
- Aula 08 - Lógica de Primeira Ordem
- Aula 09 - Prolog
- Aula 10 - Prolog
- Aula 11 - Planejamento
- Aula 12 - Planejamento em Ambientes Não-Determinísticos
- Aula 13 - Aprendizado de Máquina
- Aula 14 - Árvores de Decisão
- Aula 15 - K-Nearest Neighbor (KNN)
- Aula 16 - Support Vector Machine (SVM)
- Aula 17 - Redes Neurais
- Aula 18 - Bibliotecas e Ferramentas para Aprendizado de Máquina
- Aula 19 - Aprendizado Não-Supervisionado
- Aula 20 - Aprendizado Por Reforço
- Aula 21 - Inteligência Artificial em Jogos
- Aula 22 - Waypoints e Pathfinding
- Aula 23 - Máquinas de Estados Finitos
Listas de Exercícios:
- Lista de Exercícios 01 - Busca
- Lista de Exercícios 02 - Algoritmos Genéticos
- Lista de Exercícios 03 - Lógica
- Lista de Exercícios 04 - Prolog
- Lista de Exercícios 05 - Planejamento
- Lista de Exercícios 06 - Aprendizado de Máquina (Base de Treinamento)
- Lista de Exercícios 07 - Perceptron e Aprendizado Não-Supervisionado
Trabalhos:
Ementa do Curso:
- Introdução
- Inteligência Artificial
- Evolução da Inteligência Artificial
- Agentes Inteligentes
- Busca
- Resolução de Problemas por Meio de Busca
- Busca Cega
- Busca Heurística
- Busca Local
- Algoritmos Genéticos
- Lógica
- Lógica Proposicional
- Lógica de Primeira Ordem
- Prolog
- Planejamento
- Planejamento de Ordem Parcial
- Planejamento Não-Determinístico
- Raciocínio com Incerteza
- Redes Bayesianas
- Aprendizado de Máquina
- Aprendizado Supervisionado
- Aprendizado Não Supervisionado
- Aprendizado Por Reforço
- Inteligência Artificial para Jogos
- Conceitos
- Waypoints
- Máquinas de Estados para Jogos
- Outras Técnicas
Critério de Avaliação: 12
- Listas de Exercícios (N1 – peso 3.0)
- Trabalhos (N2 – peso 7.0)
- M = (N1+N2)
Bibliografia Principal:
Russell, S. and Norvig, P. Artificial Intelligence: a Modern Approach, 2nd Edition, Prentice-Hall, 2003.
Bibliografia Complementar:
Mitchell, T. Machine Learning, McGraw–Hill Science/Engineering/Math, 1997.
Bratko, I. Prolog Programming for Artificial Intelligence (3rd edition), Addison Wesley, 2000. ISBN 9780201403756.
Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.
Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.