Jogos Eletrônicos - UNIRIO - 2014.2

Material das Aulas:

Listas de Exercícios:

Material Extra:

Ementa do Curso:

  • Parte 1 – Jogos Eletrônicos e Game Design
    • Fundamentos de jogos eletrônicos;
    • Projeto de jogos eletrônicos;
    • Concepção e criação;
    • Equipe de desenvolvimento;
    • A indústria de jogos;
    • Game design document;
      • Formato;
      • Gameplay;
      • Personagens;
      • Câmeras;
      • Interfaces.
  • Parte 2 – Técnicas para Jogos 2D
    • Introdução à linguagem Lua e ao framework Löve;
    • Sprites e animação 2D;
    • Técnicas de programação de jogos 2D:
      • Lógica e estrutura de um jogo;
      • Programação para ambientes gráficos;
      • Mecanismos de interação;
      • Estruturação e representação de dados;
      • Detecção de colisão;
      • Simulação Física.
  • Parte 3 – Técnicas para Jogos 3D
    • Modelagem e animação 3D;
    • Introdução à game engine Unity3D;
      • Arquitetura de game engines;
      • Interface e ambiente de desenvolvimento;
      • Importação de recursos (modelos, animações, texturas, áudio);
      • Criação de ambientes 3D;
      • Programação por scripts.
    • Técnicas de inteligência artificial:
      • Conceitos e estado da arte;
      • Waypoints e pathfinding;
      • Máquinas de estados finitos.

Bibliografia:

Rogers, S. Level Up!: The Guide to Great Video Game Design, Wiley, 2010.

Fullerton, T., Swain, C., Hoffman, S. Game Design Workshop: Designing, Prototyping and Playtesting Games, CMP Books, 2004.

Rollings, A., Morris, D. Game Architecture and Design, The Coriolis Group, 2000.

Ierusalimschy, R. Programming in Lua, Third Edition, Lua.org, 2013.

Blackman, S. Beginning 3D Game Development with Unity 4, Apress, 2013.

Millington, I., Funge, J. Artificial Intelligence for Games, Morgan Kaufmann, 2009.