Jogos Eletrônicos  
Aula 02 Game Design Document  
Edirlei Soares de Lima  
<edirlei.lima@uniriotec.br>  
Game Design Document  
Um Game Design Document (GDD) é um documento que  
descreve todos aspectos de um jogo:  
Ideia geral;  
História;  
Gameplay;  
Controles;  
Interfaces;  
Personagens;  
Inimigos;  
Fases...  
É a espinha dorsal de todo e qualquer projeto de um jogo;  
Conteúdo de um GDD  
Conceito:  
nome do jogo;  
estilo de jogo;  
apresentação resumida do jogo;  
público alvo;  
história;  
principais regras do jogo;  
Especificações técnicas:  
hardware;  
sistema operacional;  
hardware mínimo;  
requerimentos de software;  
Conteúdo de um GDD  
Especificações do jogo:  
número de fases;  
níveis de dificuldade;  
descrição dos tipos ou modos de jogo;  
sistema de pontuação;  
sistema de ranking;  
número de jogadores;  
recursos de carga e gravação (load e save);  
sistema de câmera;  
personagens;  
itens de jogo;  
itens de cenário;  
...  
Conteúdo de um GDD  
Dispositivos de entrada:  
suporte para mouse;  
dispositivos de entrada para os menus  
dispositivos de entrada para o jogo;  
definição de teclas e botões;  
Design gráfico e arte:  
abertura;  
descrição de layout de menus e telas;  
descrição de layout do jogo;  
definição de fases;  
definição visual do jogo;  
Conteúdo de um GDD  
Sonorização:  
definição das músicas nos menus;  
definição das músicas nas fases;  
definição dos efeitos sonoros de menu e outros;  
definição dos efeitos sonoros de jogo (nas fases);  
Desenvolvimento:  
tempo de desenvolvimento;  
alocação de pessoal;  
cronograma;  
metas;  
Exercício - GDD de Uma Página  
Título do Jogo:  
O titulo deve ser criativo e atrair a atenção do publico;  
Gênero:  
Resumo do Jogo:  
Apresente um breve resumo da história do jogo dando enfoque ao gameplay,  
regras e objetivos;  
Principais Características:  
Descreva os principais atrativos do jogo. Exemplos:  
Explore mais de 200 fases únicas!  
Destrua todos os inimigos com um lança chamas mortal!  
Publico Alvo:  
Jogos Semelhantes:  
Tópicos de um GDD  
1
2
. Página Inicial:  
Nome do jogo;  
Autores;  
. História:  
Descrição da história (começo, meio e  
fim);  
Breve descrição do ambiente onde o  
jogo acontece;  
Breve descrição dos personagens;  
Tópicos de um GDD  
3
. Gameplay:  
Descrição da mecânica do jogo;  
Quais são os desafios encontrados pelo jogador e quais os  
métodos usados para superá-los?  
Como o jogador avança no jogo e como os desafios ficam mais  
difíceis?  
Tópicos de um GDD  
3
. Gameplay (continuação):  
Como o gameplay está relacionado com a história? O jogador  
deve resolver quebra-cabeças para avançar na história? Ou deve  
vencer chefões para progredir?  
Tópicos de um GDD  
3
. Gameplay (continuação):  
Como funciona o sistema de recompensas? Pontos, dinheiro,  
experiência, itens colecionáveis, armas, poderes? Quais os  
benefícios que o jogador tem com cada um desses itens?  
Tópicos de um GDD  
3
. Gameplay (continuação):  
Qual é a condição de vitória? Salvar o universo? Matar todos os  
inimigos? Coletar 100 estrelas? Todas as alternativas acima?  
Qual é a condição de derrota? Perder 3 vidas? Ficar sem energia?  
Tópicos de um GDD  
4
. Personagens:  
Descrição das características dos personagens principais (nome,  
idade, tipo...);  
História do passado dos personagens;  
Personalidade dos personagens;  
Habilidades características de cada personagem (poderes  
especiais, golpes especiais, armas...);  
Ilustração visual dos personagens;  
Ações que os personagens pode executar (andar, correr, pular,  
pulo duplo, escalar, voar, nadar...);  
Tópicos de um GDD  
4
. Personagens (continuação):  
Metricas de gameplay do personagem principal:  
Tópicos de um GDD  
5
. Controles:  
Como o jogador controla o personagem principal?  
Utilize uma imagem de um joystick ou teclado para ilustrar todos  
os comandos disponíveis:  
Tópicos de um GDD  
6
. Câmeras:  
Como é a câmera do jogo? Como o jogador visualiza o jogo?  
Tópicos de um GDD  
7
. Universo do Jogo:  
Descrição e ilustração dos cenários do jogo;  
Como as fases do jogo estão conectadas?  
Qual a estrutura do mundo?  
Qual a emoção presente em cada ambiente?  
Que tipo de musica deve ser usada em cada fase?  
Tópicos de um GDD  
7
. Universo do Jogo (continuação):  
Inclua ilustrações de todos os mapas e fases do jogo;  
Tópicos de um GDD  
8
. Inimigos:  
Descrição e ilustração dos inimigos que existem no universo do  
jogo;  
Em qual ambiente/fase cada inimigo vai aparecer?  
Como o jogado supera cada inimigo?  
O que o jogador ganha ao derrotar cada inimigo?  
Qual o comportamento e habilidades de cada inimigo?  
patroller  
chaser  
shooter  
Tópicos de um GDD  
8
. Inimigos (continuação):  
Qual o comportamento e habilidades de cada inimigo?  
blocker  
flyer  
bomber  
guard  
Tópicos de um GDD  
9
. Interface:  
Design e ilustração do HUD (head-up display):  
Tópicos de um GDD  
9
. Interface (continuação):  
Barra de vida  
Radar  
Munição  
Pontuação  
Tópicos de um GDD  
9
. Interface (continuação):  
Posicionamento dos elementos do HUD  
Tópicos de um GDD  
9
. Interface (continuação):  
Design e ilustração das interfaces do jogo: tela inicial, menu de  
opções, tela de pause, menu de itens, tela de loading, etc...  
Tópicos de um GDD  
1
0. Cutscenes:  
Descrição dos filmes que serão incluídos no jogo;  
Descrição dos roteiros;  
Qual método será usado para a criação dos filmes?  
Em quais momentos eles serão exibidos?  
Tópicos de um GDD  
1
1. Cronograma:  
Descrição detalhada do cronograma de desenvolvimento;  
Referência  
Rogers, S. Level Up!: The Guide to Great Video  
Game Design; Wiley, 2010.