Jogos Eletrônicos  
Aula 04 Tutorial ZeroBrane Studio e Löve  
Edirlei Soares de Lima  
<edirlei.lima@uniriotec.br>  
ZeroBrane Studio  
Ambiente de programação Lua:  
Debugging;  
Code completion;  
Syntax highlighting;  
Live coding;  
Suporta varias game engines baseadas na linguagem lua:  
Löve;  
Corona;  
Gideros;  
Moai;  
Download  
ZeroBrane Studio:  
https://studio.zerobrane.com/download.html  
Instalação - ZeroBrane Studio  
1
2
) Descompacte o ZeroBrane Studio para uma pasta do seu  
computador.  
) Execute o programa zbstudio.exe  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
3
) Para iniciar um novo projeto, selecione a pasta onde o  
projeto será criado clicando no local indicado na imagem:  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
4
) Um novo documento em branco será automaticamente  
criado e você poderá escrever o seu programa nele:  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
5
) Exemplo de programa em Lua:  
local numero1, numero2, resultado  
io.write("Digite o primeiro numero: ")  
numero1 = io.read()  
io.write("Digite o segundo numero: ")  
numero2 = io.read()  
resultado = numero1 + numero2  
io.write("Resultado da soma é ", resultado, "\n")  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
6
) Salve o seu programa (menu File->Save) com o nome que  
você desejar. Exemplo: “programa1.lua”  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
7
) Selecione o interpretador Lua 5.2 (menu Project->Lua  
Interpreter->Lua 5.2)  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
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) Execute o programa (menu Project->Run)  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
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) O resultado da execução do programa será exibida na aba  
“Output”:  
Você deve digitar aqui  
os dados solicitados  
pelo seu programa.  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
Erros existentes no programa também são exibidos na aba  
“output”. Exemplo:  
O comando io.writer  
não existe.  
local numero1, numero2, resultado  
io.writer("Digite o primeiro numero: ")  
numero1 = io.read()  
io.write("Digite o segundo numero: ")  
numero2 = io.read()  
resultado = numero1 + numero2  
io.write("Resultado da soma é ", resultado, "\n")  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
Ao tentarmos executar o programa, o seguinte erro será  
exibido:  
\programa1.lua:3: attempt to call field 'writer' (a nil value)”  
Löve  
Löve é um Framework para criação de  
jogos 2D na linguagem de programação  
Lua  
Multiplataforma (Windows, Linux e Mac)  
Open Source  
Totalmente gratuito e pode ser usado em  
qualquer tipo de projeto  
Löve  
Download  
Löve:  
https://www.love2d.org/  
Instalação - Löve  
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) Instale o Löve seguindo as instruções da instalação,  
mantendo a configuração padrão.  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
2
) Para iniciar um novo projeto, selecione a pasta onde o  
projeto será criado clicando no local indicado na imagem:  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
3
) Um novo documento em branco será automaticamente  
criado e você poderá escrever o seu programa nele:  
Exemplo:  
function love.draw()  
love.graphics.print("Hello World", 360, 300)  
end  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
4
) Salve o seu programa (menu File->Save) com o nome  
main.lua”  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
5
) Selecione o interpretador Love2D (menu Project->Lua  
Interpreter->Love2D)  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
6
) Execute o programa (menu Project->Run)  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
7
) O programa será executado e a mensagemHello World”  
será exibida na tela:  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
Se o seu código tiver algum erro, o erro será exibido  
diretamente na tela do seu programa.  
Por exemplo, se tivéssemos escrito o seguinte programa:  
function love.draw()  
love.graphics.prin("Hello World", 360, 300)  
end  
está faltando um “t” no comando  
love.graphics.print  
Tutorial - ZeroBrane Studio  
O resultado seria:  
Leitura Complementar  
Löve:  
https://www.love2d.org/wiki/Main_Page  
ZeroBrane Studio:  
https://studio.zerobrane.com/documentation.html