Tópicos Especiais em Engenharia de Software - IPRJ - 2016.1

Material das Aulas:

Exercícios:

Datas Importantes:

  • 26/09: 1a Avaliação Parcial do Projeto do Jogo
  • 31/10: 2a Avaliação Parcial do Projeto do Jogo
  • 28/11: 3a Avaliação Parcial do Projeto do Jogo
  • 12/12: Avaliação Final do Projeto do Jogo
  • 09/12: Prova Teórica
  • 16/12: Prova Final

Projetos e Metas:

Notas:

  • Notas (Atualizado em: 19/12 às 16h)

Material Extra e Links:

Programa do Curso:

  • 1. Unity3D: Interface e Conceitos Básicos
    • Interface
    • Projeto
    • Objetos Primitivos
    • Importação de Assets
    • Standard Assets
    • Exportação
    • GameObjects
    • Components
    • Prefabs
    • Scene

  • 2. Unity3D: Graphics
    • Iluminação
    • Sombras
    • Skybox
    • Materiais
    • Shaders
    • Câmeras
    • Editor de Terrenos
    • Editor de Árvores
    • Sistema de Partículas
    • Água

  • 3. Unity3D: Scripting
    • Introdução ao C#
    • Scripts como Components
    • Introdução a Orientação a Objetos
    • MonoBehaviour (Start, Update, FixedUpdate, ...)
    • Estruturas Condicionais
    • Estruturas de Repetição
    • Vetores, Matrizes, Listas e Dicionários
    • Herança, Polimorfismo, Encapsulamento, Composição
    • Scripts para o Editor da Unity

  • 4. Unity3D: Física
    • Colliders
    • Triggers
    • Rigidbodies
    • Physics Forces
    • Physics Torque
    • Physics Materials
    • Physics Joints
    • Raycasting

  • 5. Unity3D: Animação
    • Ferramentas de Animação 3D
    • Sistema de Animação
    • Importação de Animação
    • Criação e Edição de Animações
    • Animator Component
    • Animator Controller
    • Animator Scripting
    • Animator Sub-state Machine hierarchies
    • Humanoid Avatars
  • 6. Unity3D: User Interface
    • UI Canvas
    • UI Button
    • UI Image
    • UI Text
    • UI Events and Event Triggers
    • UI Slider
    • UI Transitions
    • UI Scroll Rect
    • UI Scrollbar
    • UI Mask

  • 7. Unity3D: Áudio
    • Audio 3D
    • Audio Listeners e Sources
    • Audio Mixer e Audio Mixer Groups
    • Audio Effects

  • 8. Unity3D: Inteligência Artificial
    • Conceitos e estado da arte
    • Waypoints e pathfinding
    • Máquinas de estados finitos

  • 9. Unity3D: Multiplayer and Networking
    • Conceitos de jogos em rede
    • NetworkManager
    • High Level API

Bibliografia:

Rogers, S. Level Up!: The Guide to Great Video Game Design; Wiley, 2010.

Hocking, J. Unity in Action: Multiplatform Game Development in C# with Unity 5, Manning Publications, 2015.

Blackman, S. Beginning 3D Game Development with Unity 4, Apress, 2013.

Smith, M., Queiroz, C. Unity 5.x Cookbook, Packt Publishing, 2015.

Fullerton, T., Swain, C., Hoffman, S. Game Design Workshop: Designing, Prototyping and Playtesting Games, CMP Books, 2004.

Rollings, A., Morris, D. Game Architecture and Design, The Coriolis Group, 2000.

Millington, I., Funge, J. Artificial Intelligence for Games, Morgan Kaufmann, 2009.