Videos, vida, sangue e mais ações do ator.
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Programação
Videos, vida, sangue e mais ações do ator.
Autor Mensagem
Alex Vieira
Novato
Novato


Registrado: 02/01/09
Mensagens: 2

Videos, vida, sangue e mais ações do ator.
Ola pessoal!!!! Estou achando bem simples e eficaz esta engine, ainda mais com os tutoriais!!!! Mas tem algumas coisas básicas em qualquer jogo que eu não consegui fazer!!!
Acredito ser possível com script, mas sei bem pouco a respeito, por isso agradeceria muito se alguém pudesse me dizer como faço para colocar uns vídeos entre as fases e inicio do jogo, colocar a tela de abertura com os botões start, score por exemplo, colocar o sangue, vida e itens do meu personagem funcionado e se é possível atribuir ao meu ator MD2 mais ações, tais como: dar soco, chute, magia, pegar objetos, etc.. e atribuir tais ações aos botões do teclado a minha escolha?
Eu consegui algumas apostilas sobre linguagem pascal, mas ate conseguir assimilar tudo sozinho vai demorar um pouco!!
Se alguem poder ajudar com essas e outras questões que julgar importantes, desde já agradeço!!!! Valeu!!!!!!!!


Sex Jan 02, 2009 7:26 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá Alex,
Vou tentar te ajudar com algumas coisas mas é muita coisa, você vai ter que dar uma pesquisada aqui no fórum para encontrar mais respostas.

Primeiro, para executar um vídeo existe o comando script PlayVideo(FileName : String), você pode colocar ele no evento OnCreate do seu mapa para iniciar ele antes de uma fase, no parâmetro FileName você deve passar o diretório e nome do arquivo do seu vídeo.

Para criar interfaces com botões você pode utilizar os componentes da paleta GUI Objects para criar um mapa e definir ele como mapa inicial assim terá uma tela de titulo, e deve programa os botões para iniciar o jogo ou fazer qualquer outra coisa.

Para fazer o resto das coisas que você quer é tudo através de scripts, consulte a lista de comandos em "Ajuda->Ajuda->Script Reference" para você ter uma idéia de como fazer. Por exemplo para criar uma outra ação do personagem você deve verificar o pressionamento de uma tecla com o comando IsKeyPress e caso ela esteja pressionada executar uma determinada animação do ator com o comando SetObjectAnimation.

Ex:

Código:
if IsKeyPress(87) then
begin
  SetObjectAnimation('MainActor', 'Bater');
end;


A mesma coisa é com o score, vida, etc. Você deve programar tudo através de scripts.
Sex Jan 02, 2009 9:42 pm Exibir perfil de usuários
Alex Vieira
Novato
Novato


Registrado: 02/01/09
Mensagens: 2

valeu mesmo Edirlei!!!!mesmo com os tutoriais eu tava meio sem saber como começar em relação ao script, com essa luz que tu me deu, já vi que vo ter que estudar muito o pascal!!!!
Consegui fazer a tela de abertura, e colocar o vídeo, mas ele ta abrindo por cima do jogo e quando atribuo um outro movimento pro meu ator, o comando so chama o primeiro quadro da minha animação e o meu personagem continua imortal... “só não sei se isso é bom ou ruim, já que quando eu jogo isso é a coisa que eu mais quero!!!!!!”rsrsrs
Mas para ser sincero não pretendo fazer um jogo comercial, ate porque sei que para fazer algo parecido requer muitos profissionais e cada um em uma area especifica e muito trabalho, Minha real ambição é construir um jogo para mostrar pros amigos e colocar em um portifolio, que seria bem legal já que estudo computação gráfica a mais de um ano, focando mais a área de modelagem, animação e render no software maya, e tava imaginando se existe algum tipo de decompilador de jogos do game builder ou algum projeto de jogo exemplo, para ver e ter como base alguns scripts, eu fazia isso em flash e geralmente funcionava, ou se alguém souber de um site que tenha scripts prontos” se é que isso existe” eu conheço o supertrafego so que eles fornecem pequenos scripts funcionais para Java e outras linguagem para websites, se alguém souber de algo parecido pro pascal e poder postar??!?!?vi que existe o script reference, mas por si so não fazem coisas complexas, se o usuário não tiver o mínimo conhecimento da linguagem!!!
Valeu!!!!


Dom Jan 04, 2009 5:02 pm Exibir perfil de usuários
Matheus Lebrão
Novato
Novato


Registrado: 24/08/08
Mensagens: 39
Localização: Teresópolis - RJ

Possos te ajudar
Não sei o que você quer fazer pque não li sua primeira mensagem mas vou te ajudar com as informações que você me deu nessa última mensagem:

Alex Vieira escreveu:
Consegui fazer a tela de abertura, e colocar o vídeo, mas ele ta abrindo por cima do jogo...!


Quanto ao vídeo ele realmente abre por cima do jogo não dá para você colocar o vídeo passando em um objeto no cenário ou algo parecido


Alex Viera escreveu:
(...) e quando atribuo um outro movimento pro meu ator, o comando so chama o primeiro quadro da minha animação


Você tem que lembrar que ao chamar a função para mudar a animação você deve colocar também o string referente ao modo em que a animação passará os melhores são 'Loop' e 'PlayOnce' não sei se você saca de inglês mas só por informação: Loop a nimação repete toda a vida e PlayOnce a animação passa uma vez só.

Alex Viera escreveu:
... e o meu personagem continua imortal...
bem isso

vou te dar as informações bem detalhadas... aliás vou te dar o script pronto.

Em Mapa>Events>OnCreate
Código:
WriteGlobalVar('Health', 100);


Você tem que ter pelo menos um Objeto do tipo GUILayout>Label no mapa, como exemplo esse objeto se chamará 'Meter'
Em Mapa>Events>OnLoop
Código:
If ReadGlobalVar('Health') > 0 then
    SetLabelText('Meter', ReadGlobalVar('Health'));

If ReadGlobalVar('Health') = 0 then
    DisablePlayerMove;
    SetLabelText('Meter', 'Morreu!!!');
    SetObjectAnimation('Player', '[Nome da animação de morte 'NºdeathNº']');
    SetObjectAnimationMode('Player', 'PlayOnce');


Espero ter ajudado Very Happy

_________________
Matheus Lebrão
Usuário do 3D Game Buider
--
www.cadeogame.com.br
Sáb Fev 14, 2009 12:30 pm Exibir perfil de usuários
Matheus Lebrão
Novato
Novato


Registrado: 24/08/08
Mensagens: 39
Localização: Teresópolis - RJ

Edirlei escreveu:

Ex:

Código:
if IsKeyPress(87) then
begin
  SetObjectAnimation('MainActor', 'Bater');
end;



Agora não sei Edirlei, para me referir ao personagem eu uso 'Player' ou 'MainActor'?

_________________
Matheus Lebrão
Usuário do 3D Game Buider
--
www.cadeogame.com.br
Sáb Fev 14, 2009 12:33 pm Exibir perfil de usuários
Matheus Lebrão
Novato
Novato


Registrado: 24/08/08
Mensagens: 39
Localização: Teresópolis - RJ

Re: videos, vida, sangue e mais ações do ator, come ki faz i
Alex Vieira escreveu:
Eu consegui algumas apostilas sobre linguagem pascal, mas ate conseguir assimilar tudo sozinho vai demorar um pouco!!
Se alguem poder ajudar com essas e outras questões que julgar importantes, desde já agradeço!!!! Valeu!!!!!!!!


não precisava na documentação tem o bastante inclusive em ajuda geral tem muita coisa útil.

_________________
Matheus Lebrão
Usuário do 3D Game Buider
--
www.cadeogame.com.br
Sáb Fev 14, 2009 12:36 pm Exibir perfil de usuários
ROBERTO
Novato
Novato


Registrado: 28/02/09
Mensagens: 23
Localização: DF

boa pegunta alex!!essa tamben era mina duvida e eu queria pergunta ao Edirlei ou ao matheus como eu fasso para por exemplo a cada meia noite na rua passe u fantasma fora isso ele fica esscondido!!!valeu!!!
Qui Mar 12, 2009 4:04 am Exibir perfil de usuários
ellyo-two
Usuário
Usuário


Registrado: 21/02/09
Mensagens: 669

PERGUnTA BESTA!!!

PlayVideo(C:\ :Logo String), o que eu coloco em ''String'', da um exeplo por favo Very Happy



_________________
Ravy.studios
Ravy.artes

A Nossa Imaginação é sua diversão Idea
Qui Abr 02, 2009 5:06 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 1 de 6