Videos, vida, sangue e mais ações do ator.
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
 
   3D Game Builder - Índice » Programação
Videos, vida, sangue e mais ações do ator.
Autor Mensagem
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

cara com script eu tive o mesmo problema... sempre da erro...
mas no fato da distancia, como você disse não sai ainda vou fazer meus testes aqui e assim que tiver as respostas eu te mando...
e cara,.... esses scripts estão me dando dor de cabeça... sempre da algum erro...
valeu velho...
logo te mando o meu mail e a gente se fala por msn...
pra gente que esta debulhando o programa fica mais facil...
ai agente posta pro pessoal aqui...



_________________
Não mais tão novato
Dom Mai 17, 2009 10:39 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Para executar um áudio é necessário fazer os seguintes passos:

1° - Criar um novo áudio em "Banco de Dados -> Efeitos -> Áudio" dando para ele um nome e importando o arquivo de áudio.

2° - Criar um script para carregar o áudio para a memória com o comando "LoadAudio", podendo ser no evento OnCreate do mapa onde o áudio será utilizado, lembrando que esse comando só deve ser executado uma única vez para cada áudio.

Ex: LoadAudio("MinhaMusica");

Tome cuidado para não colocar o LoadAudio em algum evento de loop, pois o LoadAudio ira carregar a musica para a memória do computador, se isso for feito em loop o resultado vai ser um computador com a memória estourando e completamente travado em poucos segundos.

3° - Criar um script para executar o áudio com o comando "PlayAudio". Também só deve ser executado uma única vez para iniciar a musica.

Ex: PlayAudio("ObjetoDoCenarioQueEmiteOMeuSom", "DestroyAudio");

4° - Pode-se Utilizar o comando StopAudio para parar uma musica.

Ex: StopAudio("ObjetoDoCenarioQueEmiteOMeuSom");

5° - E por fim, quando o áudio não for mais ser utilizado no jogo é possível liberar a memória que ele estava utilizando com o comando "DestroyAudio".

Ex: DestroyAudio("MinhaMusica");
Dom Mai 17, 2009 10:53 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

Valeu Edirlei... vou testar aqui e ver se funciona...
obrigado mesmo...

_________________
Não mais tão novato
Dom Mai 17, 2009 10:58 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

agora funcionou...
valeu...
mas aproveitando que eu estou com uma duvida meio idiota... tem um erro de script aqui que me diz (boolean expected) o que é Boolean?????????????????

_________________
Não mais tão novato
Dom Mai 17, 2009 11:13 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Edirlei escreveu:
Para executar um áudio é necessário fazer os seguintes passos:

1° - Criar um novo áudio em "Banco de Dados -> Efeitos -> Áudio" dando para ele um nome e importando o arquivo de áudio.

2° - Criar um script para carregar o áudio para a memória com o comando "LoadAudio", podendo ser no evento OnCreate do mapa onde o áudio será utilizado, lembrando que esse comando só deve ser executado uma única vez para cada áudio.

Ex: LoadAudio("MinhaMusica");

Tome cuidado para não colocar o LoadAudio em algum evento de loop, pois o LoadAudio ira carregar a musica para a memória do computador, se isso for feito em loop o resultado vai ser um computador com a memória estourando e completamente travado em poucos segundos.

3° - Criar um script para executar o áudio com o comando "PlayAudio". Também só deve ser executado uma única vez para iniciar a musica.

Ex: PlayAudio("ObjetoDoCenarioQueEmiteOMeuSom", "DestroyAudio");

4° - Pode-se Utilizar o comando StopAudio para parar uma musica.

Ex: StopAudio("ObjetoDoCenarioQueEmiteOMeuSom");

5° - E por fim, quando o áudio não for mais ser utilizado no jogo é possível liberar a memória que ele estava utilizando com o comando "DestroyAudio".

Ex: DestroyAudio("MinhaMusica");


Hum, isso foi fudamental, temos que cadastrar, carregar e depois programar! Shocked Mas então, o ideal é trabalhar com eventos on colision (tipo o som de pancadas em uma luta com alguém) ou eventos de área, onde ao chegar em determinada área ocorra uma música.
Bom, para não pesar na memória, o legal seria usar MIDI, o programa suporta?
O lance de usar o Destroy áudio é complicado, uma vez que é difícil um evento não jogo que não possa ser repetido... Numa batalha você executa durante, mas tem que ficar em stand by até encontrar com o oponente de novo para batalhar.
Eu apliquei o áudio como um som ambiente e funcionou, mas realmente pesou na memória, mas a maioria dos jogos tem uma musica principal que executa todo o tempo, tipo o Zelda. Neste caso, o lance é usar arquivos leves, então.
Abraço!
As coisas estão clareando.

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Seg Mai 18, 2009 12:57 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
Página 6 de 6