jogos de corrida
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Programação
jogos de corrida
Autor Mensagem
rogeriodilima
Novato
Novato


Registrado: 06/12/08
Mensagens: 56

jogos de corrida
Ola

Alguem teria algum pequeno exemplo para se começar a criar um jogo de corrida?


Sáb Dez 06, 2008 2:49 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá,
Teve gente aqui no fórum fazendo algo parecido, de uma olhada nos tópicos:

viewtopic.php?t=31
viewtopic.php?t=116

Talvez tente entrar em contanto com os autores, não sei se eles chegaram a desenvolver algo, mas o eu diria que o 3D Game Builder não esta totalmente preparado para um jogo de corrida, você teria que fazer toda a movimentação do carro, aplicar forças nele para simular a movimentação do carro, etc.
Sáb Dez 06, 2008 3:54 pm Exibir perfil de usuários
rogeriodilima
Novato
Novato


Registrado: 06/12/08
Mensagens: 56

bom começando basico

qual é o codigo para se conseguir mover um objeto usando as teclas de movimentação do teclado, só para mim ter uma noção de como vou fazer para movimentar o carro..

a principio eu fiz isso só para testar..criei um cubo no 3d max, exporteri como obj, importei no fragmotion novamente exportei como md2...ai add no projeto no 3d game builder...agora quero controlar esse cubo usando as setinhas do teclado.
Dom Dez 14, 2008 12:50 am Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Para você verificar o pressionamento de teclas existe o comando IsKeyPress(Key), ele recebe como parâmetro o código da tecla que você verificar se esta pressionada, para saber o código das teclas vá até "Ajuda->Ajuda->Ajuda Geral->KeyCode Select". E a função retorna True quando a tecla estiver pressionada.

Ex:

Código:
if IsKeyPress(65) then
begin
  //Executa uma ação
end;


Para mover os objeto você deve usar o comando ApplyForce, a sintaxe dele é:

Código:
procedure ApplyForce(ObjectName : String; V1 : Float; V2 : Float; V3 : Float);


Ele aplica uma força em um determinado objeto nos seus eixos X, Y e Z.


Seg Dez 15, 2008 5:45 pm Exibir perfil de usuários
rogeriodilima
Novato
Novato


Registrado: 06/12/08
Mensagens: 56

valew

é que eu ainda to me familiarizando com a engine, to acostumado com o delphi mais tem algumas coisas diferentes
au eu já tinha ido direto assim

if key= tal coisa.

mais não deu certo ,....rsrs
Seg Dez 15, 2008 7:27 pm Exibir perfil de usuários
rogeriodilima
Novato
Novato


Registrado: 06/12/08
Mensagens: 56

se eu fizer assim sera que fica bom...

eu crio o codigo para controlar as rodas...e crio outro codigo para carroceria do carro acompanhar as rodas...

lógico que tem um monte de detalhes, o certo seria criar um sistema de fisica ..mas eu ainda não nem o basico para mover o carro.

isso seria uma sugestão para incrementar numa versão futura do 3D game Builder, já criar um template para carro, eu sei que tem muita gente que gosta de jogos FPS, outros multiplayer, MMORPG , entre outros estilos e tem os que gostam de jogos de corrida..

e a engine tem futuro, pelo fato de ser baseada na linguagem pascal, vai atrair muita gente, pois existe muito mais pessoas que programam em Delphi do que por exemplo em C++, pque C++ é mais dificil,

outra sugestão seria melhorar o editor de mapas, dividir em 4 telas, como nos softwares de modelagem, podendo variar entre visão TOP, BACK, RIGHT, LEFT, FRONT, PERPECTIVE... isso ajuda muito na hora de montar um cenario.
Seg Dez 15, 2008 7:38 pm Exibir perfil de usuários
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

rogeriodilima escreveu:

outra sugestão seria melhorar o editor de mapas, dividir em 4 telas, como nos softwares de modelagem, podendo variar entre visão TOP, BACK, RIGHT, LEFT, FRONT, PERPECTIVE... isso ajuda muito na hora de montar um cenario.


Cara realmente acho essa uma ideia muito boa, e acho que não seria dificil para a eternix incluir na próxima versão do 3dgb, mas teria que ter a opção de escolher só uma camera ou as quatro, as vezes algo mais detalhado deve ser feito usando só uma...


Seg Dez 15, 2008 8:32 pm Exibir perfil de usuários
Thiago W.
Usuário
Usuário


Registrado: 07/12/08
Mensagens: 87

rogeriodilima escreveu:

isso seria uma sugestão para incrementar numa versão futura do 3D game Builder, já criar um template para carro, eu sei que tem muita gente que gosta de jogos FPS, outros multiplayer, MMORPG , entre outros estilos e tem os que gostam de jogos de corrida..


oi..
eu já ia fazer um tópico bem dizendo isso =~
tmb acho que nem todo mundo pretende fazer, um jogo bem zelda de aventura e talz
Não é só jogos de corrida que precisam de veículos, qualquer aventura baseado em cidade atual se supõe que tem veículos =o

um "template" mesmo seria o ideal, onde é só apertar importar .obj e pronto Razz

colocar teclas para ir para frente, lado, atrás, todos os usuarios até conseguem fazer mais ou menos
mas ainda tem um par de coisas que não podem faltar, como
luzes dos faróis,
desaceleração/ freios
carros amassam.. claro, não tem que ser um amassado que nem NFS pro street que sai tudo voando,
podia até ser uma coisa padrão, tipo, impacto de um corpo com força maior que x modifica a porta lateral do carro de uma forma padrão
vidros tmb são frageis...
com um pequeno script já dá para colocar tipo, quando vidros sofrerem colisão, muda de textura para vidroamassado.jpeg

depois mais tarde daria para fazer uma database para mudar as caracteristicas de diferentes carros mais organizadamente ou facilmente, por exemplo,
no gta vice city, tem um arquivo de texto onde tem varias colunas, e os dados..

nome numero Peso Corespossiveis tipo dimensões X,Y,Z desaceleração motor
van 1 1200Kg Az/Br car 30,28,2 31 P
sport 2 780Kg Pr/Ver/A/R/La car 29,26,2 40 D
helicop 3 3000Kg Pr/Cin plane 33,29,5 38 G



eu deveria ter postado tudo isso na parte de sugestões eu acho =~
tah, é tudo uma idéia, eu acho que de forma geral seria uma ferramenta otima pro 3DGB,
eu sei que é muito trabalho pro Edirlei, mas são só uns toques mesmo
tah, muitissimo trabalho para uma pessoa, mas por outro lado, Engines Comerciais tem todas essas coisinhas automatizadas mesmo...
Seg Dez 15, 2008 8:51 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5