Técnicas de Programação II  
Apresentação da Disciplina  
Edirlei Soares de Lima  
<edirlei.lima@uniriotec.br>  
Objetivos da Disciplina  
Apresentar os principais conceitos da orientação a objetos;  
Capacitar o aluno a desenvolver projetos utilizando conceitos  
básicos de modelagem, linguagens orientada a objeto e  
estruturas de dados através da:  
Interpretação de diagramas de uma linguagem de modelagem;  
Identificação das propriedades e das responsabilidades dos objetos;  
Modelagem e implementação de sistemas utilizando Linguagem  
Orientada a Objetos;  
Linguagem de programação: Java  
Linguagem Java  
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos  
desenvolvida na década de 90  
Baseia-se na sintaxe da linguagem C/C++  
Portabilidade: escreva uma vez, execute em qualquer lugar  
Windows, Linux, Mac, Celulares…  
Segunda linguagem mais utilizada atualmente (Agosto, 2014)  
http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html  
Ementa da Disciplina  
Unidade 1 - Características Gerais da Linguagem e do  
Ambiente Netbeans  
Orientação a Objetos;  
Liguagem Java;  
Máquina Virtual e JDK;  
NetBeans;  
Unidade 2 - Introdução à Linguagem Java  
Variáveis reais e inteiras;  
Operadores aritméticos e funções matemáticas;  
Entrada e Saída de números via console;  
Conversões de tipos e type casting;  
Estruturas condicionais;  
Estruturas de repetição;  
Ementa da Disciplina  
Unidade 3 - Manipulação de Objetos usando Strings  
Classes e objetos;  
Operações com String;  
Entrada e Saída de strings via console;  
StringBuffer;  
Manipulação de caracteres;  
Conversões de tipos;  
Unidade 4 - Manipulação de Objetos usando GUI e Swing  
Netbeans GUI Builder;  
Frames e Panels;  
Containers and Components;  
Elementos Básicos (Label, Text, Button, RadioButton, Checkbox, Tabs);  
Event Handlers;  
Funções Gráficas;  
Ementa da Disciplina  
Unidade 5 - Arrays  
Criação de Arrays  
Manipulação de Arrays  
Array muitidimensional  
Operações com Arrays (sort, binarySearch, copyOf)  
Unidade 6 - Implementando Classes  
Orientação a Objetos  
Classes  
Atributos  
Operações  
Construtores  
Visibilidade  
Pacotes  
Ementa da Disciplina  
Unidade 7 - Herança e Polimorfismo  
Herança  
Subclasses  
Overriding, Hiding e super  
Polimorfismo  
Classes abstratas  
Interface  
Unidade 8 - Arquivos e Exceções  
Tratamento de exceções  
Leitura e escrita de arquivos  
Serialização  
Esquema de Aulas  
Aulas em sala de aula (teóricas)  
Terças-feiras (Sala 204);  
Aulas em laboratório (teóricas e práticas)  
Quintas-feiras (Lab 3);  
Listas de exercícios;  
Software  
Java Development Kit (JDK)  
http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/  
NetBeans IDE  
https://netbeans.org/  
/* Criterio de Avaliação */  
public class Aluno {  
private float media;  
public void CalculaMedia(float G1, float G2)  
{
media = (G1 + G2) / 2;  
}
public boolean EmProvaFinal()  
{
return (media < 7.0);  
}
public void RealizaProvaFinal(float G3)  
{
media = (media + G3) / 2;  
}
public boolean TaAprovado()  
{
return (media > 5.0);  
}
}
/* Criterio de Avaliação */  
public static void main(String[] args) {  
Aluno aluno1 = new Aluno();  
aluno1.CalculaMedia(G1, G2);  
if (aluno1.EmProvaFinal())  
{
aluno1.RealizaProvaFinal(G3);  
if (aluno1.TaAprovado())  
System.out.println("Aprovado!");  
else  
System.out.println("Reprovado!");  
}
else  
{
System.out.println("Aprovado!");  
}
}
Critério de Avaliação  
G1:  
Prova: 7.0  
Trabalho: 3.0  
G2:  
Prova: 3.0  
Trabalho: 7.0  
Prova Final:  
Prova : 10.0  
Avaliação - Provas  
P1  
Unidades 1, 2, 3 e 4 (Características Gerais da Linguagem,  
Manipulação de Números e Expressões Matemáticas, Manipulação de  
Objetos usando Strings, Manipulação de Objetos usando GUI e Swing);  
P2  
Unidades 5, 6, 7 e 8 (Arrays, Objetos e Classes, Herança e  
Polimorfismo, Arquivos e Exceções);  
Prova Final  
Toda a matéria;  
Avaliação - Trabalhos  
Avaliação Pratica:  
Trabalho desenvolvido em grupo ou individualmente;  
Apresentação em aula;  
Listas de exercícios:  
Exercícios individuais;  
Aulas praticas para a resolução dos exercícios;  
Entrega por email;  
Valem 0.5 pontos extras nas notas da G1 e G2;  
Técnicas de Programação II  
Moodle: http://uniriodb2.uniriotec.br/  
2014.2 - Técnicas de Programação 2 - Prof Edirlei  
http://www.inf.puc-rio.br/~elima/tp2/  
Contato:  
edirlei.lima@uniriotec.br  
Bibliografia Principal  
Kathy Sierra e Bert Bates. Use a Cabeça  
Java, 2ª edição, Alta Books, 2005.  
Cay Horstmann e Gary Cornell. Core Java -  
Vol. 1Fundamentos, Edição, Pearson  
Education, 2010.