UNIRIO - TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
LISTA DE EXERCÍCIOS 5
1
. Que um programa em Java que implemente as seguintes funções:
a) totalPares: a função recebe como parâmetro um array de inteiros e retorna um
número inteiro indicando o total de números pares existentes no array.
b) maiorValor: a função recebe como parâmetro um array de inteiros e retorna o
maior número existente no array.
c) totalIguais: a função recebe como parâmetro dois arrays de inteiros e retorna o
total de números iguais existentes em ambos os arrays.
Em seguida, crie a função principal do programa para testar as funções criadas em arrays
definidos estaticamente ou informados pelo usuário.
2
. Crie um programa em Java que implemente a função valores_entre. Essa função
recebe como parâmetro um array de inteiros V e retorna um outro array de inteiros
contendo todos os valores de V que estejam entre o valor mínimo e máximo (que também
são passados como parâmetro para a função).
Em seguida, crie a função principal do programa para inicializar um array de inteiros de
tamanho 10, exibir esses valores na tela e pedir para o usuário digitar o valor mínimo e
máximo
a ser buscado. Em seguida o programa deverá chamar a função
valores_entre e exibir na tela os valores resultantes. Lembre-se de exibir uma
mensagem de erro caso nenhum valor seja encontrado entre o mínimo e o máximo.
3
. Crie um programa em Java que implemente a função uniao. Essa função Crie uma função
recebe como parâmetros dois arrays de inteiros e retorna um novo array contendo a
união de v1 e v2. Por exemplo, se v1 = {11, 13, 45, 7} e v2 = {24, 4, 16, 81, 10, 12}, v3 irá
conter {11, 13, 45, 7, 24, 4, 16, 81, 10, 12}.
Em seguida, crie a função principal do programa para chamar a função uniaopassando
dois arrays informados pelo usuário (ou declarados estaticamente). Em seguida, o
programa deve exibir na tela os elementos do array resultante.
4
. Escreva um programa que implemente o jogo “Qual é o filme?”. Nesse o jogo, o jogador 1
deve digitar o nome de um filme e em seguida 5 pistas descritivas sobre o filme. Depois, o
jogador 2 tem 5 chances para tentar adivinhar o nome do filme. Inicialmente somente a
primeira pista é mostrada para o jogador 2, mas sempre que ele errar o nome do filme,