UNIRIO - TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
LISTA DE EXERCÍCIOS 1
1
. Implemente um programa em Java que leia as coordenadas de dois pontos e calcule a
distância entre eles. Lembre-se que a distância entre dois pontos é dada pela seguinte
equação:
Utilize as funções sqrte powda classe Mathpara calcular a raiz quadrada e elevar os
números as suas devidas potencias.
2
3
. Implemente um programa em Java que leia as medidas dos lados de um triângulo e
escreva se ele é equilátero, isósceles ou escaleno. Sendo que:
Triângulo Equilátero: possui os 3 lados iguais.
Triângulo Isósceles: possui 2 lados iguais.
Triângulo Escaleno: possui 3 lados diferentes.
. Escreva um programa em Java que implemente o jogo conhecido como pedra, papel,
tesoura. Neste jogo, o usuário e o computador escolhem entre pedra, papel ou tesoura.
Sabendo que pedra ganha de tesoura, papel ganha de pedra e tesoura ganha de papel,
exiba na tela o ganhador: usuário ou computador. Para essa implementação, assuma que
o número 0 representa pedra, 1 representa papel e 2 representa tesoura.
Para sortear a jogada do computador, adicione a seguinte função ao seu programa:
public static int randInt(int min, int max)
{
java.util.Random rand = new java.util.Random();
int randomNum = rand.nextInt((max - min) + 1) + min;
return randomNum;
}
A função randIntgera aleaoriamente um número entre mine max. Por exemplo, para
sortear um número entre 0 e 2, a seguinte chamada deve ser realizada:
x = randInt(0, 2) /* A variavel x recebe um numero entre 0 e 2 */
4
. Considere uma disciplina que adota o seguinte critério de aprovação: os alunos fazem
duas provas (P1 e P2) iniciais; se a média nessas duas provas for maior ou igual a 5.0, e se
nenhuma das duas notas for inferior a 3.0, o aluno passa direto. Caso contrário, o aluno