INF 1007 Programação II  
Aula 03 - Ponteiros  
Edirlei Soares de Lima  
<elima@inf.puc-rio.br>  
Endereço de uma Variável  
Toda variável definida em um programa ocupa uma área de  
memória;  
A cada área de memória está associado um endereço;  
Um endereço é uma sequência de bits codificados da mesma forma  
que um número inteiro sem sinal;  
int x = 20;  
x
endereço da área de  
memoria associada  
a variável x  
2
0
área de memória  
da variável x  
0
x5167841  
Ponteiros  
Um ponteiro é uma variável que armazena um endereço de  
memória;  
Em linguagens tipadas, como C, um ponteiro declara o tipo da  
informação por ele apontada;  
Um ponteiro é declarado colocando-se um asterisco entre o  
tipo da variável e o nome da mesma;  
Exemplo:  
int *p;  
declara que p é um ponteiro para uma área de  
memória que deve armazenar um valor inteiro  
Ponteiros  
int *p;  
int *p = NULL;  
p
endereço da área de  
memoria associada  
a variável p  
0
x0000000  
área de memória  
da variável p  
0
x8162821  
Operadores de Ponteiros  
Existem dois operadores relacionados a ponteiros:  
O operador & retorna o endereço de memória de uma  
variável:  
int *p;  
int a = 40;  
p = &a;  
O operador * retorna o conteúdo do endereço indicado  
pelo ponteiro:  
*
p = 100;  
printf("%d", *p);  
Operadores de Ponteiros  
int main(void)  
{
int *p;  
int x = 40;  
p = &x;  
*
p = 100;  
printf("%d", *p);  
return 0;  
}
p = &x;  
p
endereço da área de  
memoria associada  
a variável p  
0
x1234567  
área de memória  
da variável p  
0
x8162821  
Operadores de Ponteiros  
int main(void)  
{
int *p;  
int x = 40;  
p = &x;  
*
p = 100;  
printf("%d", *p);  
return 0;  
}
*p = 100;  
x
endereço da área de  
memoria associada  
a variável x  
1
00  
área de memória  
da variável x  
0
x1234567  
Operadores de Ponteiros  
#include <stdio.h>  
int main(void)  
{
int a;  
int *p; /* declaração */  
p = &a; /* inicialização */  
a = 0;  
*p = 2;  
printf("%d", a);  
return 0;  
}
SAIDA:  
2
Operadores de Ponteiros  
#include <stdio.h>  
int main(void)  
{
int a;  
int *p = &a; /*declaração e inicialização*/  
*p = 10;  
printf("%d", a);  
return 0;  
}
SAIDA:  
10  
Operadores de Ponteiros  
#include <stdio.h>  
int main(void)  
{
int num, q = 1;  
int *p;  
num = 100;  
p = &num;  
q = *p;  
printf("%d", q);  
return 0;  
}
SAIDA:  
100  
Cuidados com Ponteiros  
Não se pode atribuir um valor ao endereço apontado pelo  
ponteiro, sem antes ter certeza de que o endereço é válido:  
int a;  
int *c;  
*
c = 20; /* armazenará 20 em qual endereço? */  
O correto seria:  
int a;  
int *c;  
c = &a;  
*c = 13;  
Passagem de Parâmetros  
Os parâmetros de uma função são o mecanismo  
utilizado para passar a informação de um trecho de  
código para o interior da função.  
Ha dois tipos de passagem de parâmetros:  
Passagem por valor.  
Passagem por referência.  
Passagem de Parâmetros por Valor  
#include <stdio.h>  
void troca(int a, int b)  
{
int tmp = b;  
b = a;  
a = tmp;  
}
int main (void)  
{
int a = 10, b = 20;  
troca(a, b);  
printf("A=%d B=%d", a, b);  
}
SAIDA:  
A = 10 B = 20  
Passagem de Parâmetros por Referência  
A linguagem C permite a passagem de ponteiros para funções.  
Isso permite que as funções possam alterar o conteúdo das  
variáveis indiretamente pelo seu endereço de memória.  
Se uma função g chama uma função f:  
f não pode alterar diretamente valores de variáveis de g, porém  
se g passar para f os valores dos endereços de memória onde as  
variáveis de g estão armazenadas, f pode alterar, indiretamente, os  
valores das variáveis de g.  
Passagem de Parâmetros por Referência  
#include <stdio.h>  
void troca(int *a, int *b)  
{
int tmp = *b;  
*b = *a;  
*a = tmp;  
}
int main (void)  
{
int a = 10, b = 20;  
troca(&a, &b);  
printf("A=%d B=%d", a, b);  
}
SAIDA:  
A = 20 B = 10  
Passagem de Parâmetros por Referência  
Vantagens da utilização de parâmetros por referência:  
Mais eficiência: as funções recebem os endereços para as  
variáveis já inicializadas e o tamanho do endereço é sempre  
o mesmo, assim não há problema envolvendo cópias e  
inicialização.  
Mais liberdade: possibilita a criação de funções que podem  
retornar mais do que um valor.  
Vetores Revisão Rápida  
Declaração de um vetor:  
int meu_vetor[10];  
Reserva um espaço de memória para armazenar 10 valores inteiros no  
vetor chamado meu_vetor.  
Inicialização de algumas posições do vetor meu_vetor:  
meu_vetor[0] = 5;  
meu_vetor[1] = 11;  
meu_vetor[4] = 0;  
meu_vetor[9] = 3;  
Vetores Passados para Funções  
Quando passamos um vetor como parâmetro para uma  
função, a função chamada recebe uma referência para o  
vetor, ou seja, um ponteiro para o primeiro elemento do  
vetor.  
Quando a função chamada acessa os elementos do vetor, ela acessa as  
mesmas posições de memória que a função que declarou vetor.  
Se atribuirmos um valor a um elemento do vetor passado como  
parâmetro, este elemento também é alterado no vetor original.  
Vetores Passados para Funções  
Exemplo: armazenar as notas dos alunos de uma turma em um  
vetor e em seguida calcular a média da turma.  
Podemos dividir o programa em funções:  
Uma função para ler os valores e armazená-los em um vetor;  
Uma função para calcular a média;  
Podemos dividir o programa em módulos:  
Módulo ManipulaDados (ManipulaDados.h e ManipulaDados.c)  
Principal (Principal.c)  
ManipulaDados.h  
void ler_dados(float *vet, int num);  
float calcula_media(float *vet, int num);  
ManipulaDados.c  
#include <stdio.h>  
#include "ManipulaDados.h"  
void ler_dados(float *vet, int num)  
{
Equivalente a:  
void ler_dados(float vet[], int num)  
int i;  
for(i=0;i<num;i++)  
{
printf("Entre com o valor %d: ", i+1);  
scanf("%f", &vet[i]);  
}
}
ManipulaDados.c  
[continuação…]  
float calcula_media(float *vet, int num)  
{
float soma = 0.0;  
int i;  
for(i=0;i<num;i++)  
soma = soma + vet[i];  
return soma/num;  
}
Principal.c  
#
#
#
include <stdio.h>  
include "ManipulaDados.h“  
define NUM_ALUNOS 6  
int main (void)  
{
float notas[NUM_ALUNOS];  
ler_dados(notas, NUM_ALUNOS);  
printf("Media: %.2f\n.", calcula_media(notas, NUM_ALUNOS));  
return 0;  
}
Exercício 1  
Qual o valor de x, y e p no final da execução desse trecho de  
código?  
int x, y, *p;  
y = 0;  
p = &y;  
x = *p;  
x = 4;  
(
*p)++;  
x--;  
(
*p) += x;  
Resultado:  
x = 3 y = 4 p = endereço de y  
Exercício 2  
O método misterio(&i, &j) tem um problema. Qual  
é? Antes da chamada do método, temos a seguinte linha de  
comando: int i=6, j=10;  
void misterio(int *p, int *q)  
{
int *temp;  
*
*
*
temp = *p;  
p = *q;  
q = *temp;  
}
Problema:  
O endereço apontado por *temp nunca foi definido  
Exercício 3  
Qual é o resultado da execução desse programa?  
void imprime_primeiro(int *vet)  
{
printf("Valor: %d\n", vet[0]);  
}
int main(void)  
{
int vet[5] = {1, 2, 3, 4, 5};  
imprime_primeiro(&vet[2]);  
return 0;  
}
Resultado:  
Valor: 3  
Exercício 4  
Qual é o resultado da execução desse programa?  
int* metade_final(int *vet, int n)  
{
return &vet[(int)(n/2)];  
}
int main(void)  
{
int vet[6] = {1, 2, 3, 4, 5, 6};  
int *v = metade_final(vet, 6);  
printf("Valor: %d\n", v[0]);  
return 0;  
}
Resultado:  
Valor: 4  
Exercício 5  
Qual é o resultado da execução desse programa?  
int main(void)  
{
int vet[6] = {1, 2, 3, 4, 5, 6};  
printf("Valor1: %d\n", vet);  
printf("Valor2: %d\n", *vet);  
printf("Valor3: %d\n", *(vet + 2));  
return 0;  
}
Resultado:  
Valor1: 3997056 -> endereço de memória de vet[0]  
Valor2: 1  
Valor3: 3  
Leitura Complementar  
Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas  
Rangel, Introdução a Estruturas de Dados, Editora  
Campus (2004).  
Capítulo 4 Ponteiros e Endereços de Variáveis  
Exercícios  
Lista de Exercícios 01 Ponteiros  
http://www.inf.puc-rio.br/~elima/prog2/