INF 1005 Programação I  
Apresentação da Disciplina  
Edirlei Soares de Lima  
<elima@inf.puc-rio.br>  
Programação I  
Lógica  
+
Programação  
Objetivos da Disciplina  
Formar a base conceitual da programação,  
desenvolvendo a abstração, a prática da solução  
conceitual e as estratégias de lidar com problemas  
complexos.  
Ao final do curso o aluno será deverá capaz de:  
Resolver problemas lógicos computacionalmente.  
Aplicar conceitos de programação para o desenvolvimento de  
programas.  
Programação I  
Horário das Aulas:  
Terça e Quinta, das 11h às 13h  
Terça Aula Pratica:  
L654  
Quinta Aula Teórica:  
L270  
Ementa da Disciplina  
Parte 1:  
Algoritmos e Pseudocódigo  
Introdução à Linguagem de programação C  
Ambiente de Programação  
Variáveis e Operadores  
Funções  
Condicionais  
Repetições  
Ementa da Disciplina  
Parte 2:  
Ponteiros e passagem por referência  
Arquivos  
Vetores  
Algoritmos de busca em vetores  
Ementa da Disciplina  
Parte 3:  
Matrizes  
Algoritmos de busca em matrizes  
Cadeias de caracteres (strings)  
Vetores de cadeias de caracteres  
Software  
O software que será utilizado nesta disciplina é o  
Microsoft Visual Studio 2010.  
Você pode consegui-lo no laboratório de  
graduação (LabGrad) através do empréstimo de  
software, mas para isso você precisará estar  
cadastrado como usuário do laboratório.  
Critério de Avaliação  
media = (G1 + G2 + G3) / 3;  
if (media < 5.0) || ((G1 < 3.0) || (G2 < 3.0) || (G3 < 3.0))  
{
procedimento_fazer_g4();  
}
else  
{
printf(“aluno aprovado!”);  
}
Critério de Avaliação  
void procedimento_fazer_g4()  
{
if (G4 >= 3.0)  
media_final = (GM1 + GM2 + G4) / 3;  
else  
media_final = (G1 + G2 + G3 + (G4 * 3)) / 6;  
if (media_final >= 5.0)  
printf(“aluno aprovado!”);  
else  
printf(“aluno reprovado!”);  
}
Provas  
P1 Teórica  
Variáveis e Operadores, Funções, Condicionais, Repetições  
P2 Teórica  
Ponteiros e passagem por referência, Arquivos, Vetores,  
Algoritmos de busca em vetores  
P3 Prática  
Matrizes, Algoritmos de busca em matrizes, Cadeias de  
caracteres (strings), Vetores de cadeias de caracteres  
P4 Prática  
Toda a matéria  
Provas  
Revisão de Prova:  
Por escrito no corpo da prova  
P4 Opcional:  
Aluno deve avisar ao professor  
Grau Final pode aumentar ou diminuir  
Aluno pode desistir após período de tolerância a atraso  
(
prova “NÃO CORRIGIR ESTA PROVA” assinada (a caneta)  
geralmente 30 min), mediante declaração no corpo da  
Entrega de Provas:  
Todas as provas devem ser devolvidas pelos alunos  
Monitoria  
Monitoria de Turma  
Monitoria Extraclasse  
Consultar site da disciplina para ver sala e horários  
Frequentar regularmente as monitorias extraclasses  
Esta disciplina se aprende praticando exercícios  
regularmente. Mais do que treinar novas técnicas, esta  
disciplina requer mudanças na forma de raciocinar e tomar  
decisões o que só ocorre com a prática!  
Controle de Turma  
Presença obrigatória (75%)  
Lista de chamada  
Tolerância de 20 minutos de atraso  
Transferência informal não é possível  
Alunos não podem assistir a aulas em turmas  
diferentes das suas turmas oficiais (onde estão  
matriculados)  
Problemas de infraestrutura, planejamento e registro  
Cadastramentos  
Ativar conta no LAB-GRAD  
Aulas práticas  
Comunicação oficial do DI  
Ativar conta no RDC  
Cadastramento no site da disciplina  
Impressão  
RDC: 100 páginas por período  
DI: 100 páginas por período  
Programação I  
Site da disciplina:  
www.inf.puc-rio.br/~inf1005  
Site do professor:  
http://www.inf.puc-rio.br/~elima/prog1/  
Contato:  
elima@inf.puc-rio.br  
Bibliografia  
Celes, W., Cerqueira, R., Rangel, J.L.,  
Introdução a Estruturas de Dados Uma  
introdução com técnicas de programação  
em C, Ed. Campus, 2004  
Kernighan, B.W., Ritchie, D.M., C - A  
Linguagem de Programação - Padrão ANSI,  
Ed. Campus, 1989  
Comportamento  
Desligar celular, MP3, MP4...  
Nas aulas práticas usar apenas o MS Visual Studio. Nada de  
FACEBOOK, SKYPE, JOGOS, ...  
Nas aulas práticas, criar projetos apenas no diretório particular do  
aluno (crie diretório chamado “ProjetosProg1”)  
No laboratório, não levar mochilas para a bancada de  
computadores (deixá-las no local apropriado)  
No laboratório, desligar a máquina após o uso  
No laboratório, salve trabalhos no pendrive, com regularidade  
Verificar regularmente sites (geral e da turma) e e-mail oficial  
Prática Extraclasse Constante (mínimo de 4h/semana)  
Esta disciplina se aprende praticando exercícios regularmente. Mais do  
que treinar novas técnicas, esta disciplina requer mudanças na forma  
de raciocinar e tomar decisões o que ocorre com a prática!