4) { while ($ads2 == $ads1) { $ads2 = rand(1, $slides); } } $ads3 = rand(1, $slides); if ($slides > 4) { while (($ads3 == $ads2) || ($ads3 == $ads1)) { $ads3 = rand(1, $slides); } } ?>
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO DE JOGOS  
LISTA DE EXERCÍCIOS 1  
1
2
. Escreva um programa em Lua que leia 4 notas, calcule e mostre a média aritmética entre  
elas.  
. Crie um programa em Lua que calcule a área de um círculo cujo raio deve ser informado  
pelo usuário.  
2
area =π * r  
3
. A equipe de corrida da PUC-Rio está precisando de um programa para calcular o número  
mínimo de litros que eles devem colocar no tanque do carro para percorrer um  
determinado número de voltas até o primeiro reabastecimento. Você está encarregado de  
escrever um programa em Lua que leia o comprimento da pista (em metros), o número  
total de voltas a serem percorridas, o número de reabastecimentos desejados e o  
consumo de combustível do carro (em Km/L). O programa deve calcular e escrever o  
número mínimo de litros necessários para percorrer até o primeiro reabastecimento. OBS:  
Considere que o número de voltas entre os reabastecimentos é o mesmo.  
4
. Escreva um programa em Lua que leia 2 números inteiros, calcule e exiba a média  
aritmética e o produto dos números. O seu programa deve, obrigatoriamente, utilizar as  
seguintes funções feitas por você:  
função calcula_media(): recebe 2 números como parâmetros e retorne a  
média dos números;  
função calcula_produto(): recebe 2 números como parâmetros e retorna o  
produto dos números.  
5
. Implemente um programa em lua que leia as coordenadas de dois pontos e calcule a  
distância entre eles. Lembre-se que a distância entre dois pontos é dada pela seguinte  
fórmula:  
O seu programa deve, obrigatoriamente, utilizar a seguinte função feita por você:  
função distancia(): recebe quatro números inteiros como parâmetro  
representados os pontos, e retorna a distancia entre os pontos.  
OBS: para calcular a raiz quadrada de um número utilize a função math.sqrt(x), onde  
x deve ser substituído pelo valor que se deseja calcular a raiz quadrada. A função retorna o  
a raiz quadrada de x. Para elevar um número a uma potencia utilize o operador ^.  
Exemplo: x ^ 2 (eleva x ao quadrado).  
6
. Escreva um programa em Lua que calcule e imprima a média ponderada de um aluno.  
Inicialmente, o programa deverá ler o peso da primeira prova e o peso da segunda prova.  
A seguir, o programa deverá ler os seguintes dados do aluno: matrícula, nota da primeira  
prova e nota da segunda prova (ambas reais). Por ultimo, o programa deve mostrar a  
matricula do aluno seguida da sua média. O seu programa deve, obrigatoriamente, utilizar  
a seguinte função feita por você:  
a. função calcula_media_ponderada(): recebe 2 notas (reais) e seus respectivos  
pesos (inteiros) como parâmetros e retorna a média ponderada dos valores.  
7
. Implemente em Lua um programa que receba do usuário o valor do salário bruto de um  
funcionário e imprima o valor com descontos de INSS, FGTS e Plano de Saúde. O programa  
deve utilizar uma função para calcular cada um dos descontos, sendo que estas funções  
devem receber o valor do salário bruto e retornar o valor a ser descontado. Os valores  
descontados devem ser:  
INSS: 10% do valor bruto  
FGTS: 8%  
Plano de Saúde: R$100,00  
8
. Escreva um programa, estruturado em diversas funções, para calcular o volume de uma  
peça formada por uma esfera com um furo cilíndrico, dados os valores de d e D conforme  
ilustrado na Figura 1. Sabe-se que o volume de uma calota esférica de altura h é dada por  
,
onde R representa o raio da esfera.  
Figura 1: Modelo de uma esfera com furo cilíndrico: vistas 3D e 2D.