Introdução a Programação de Jogos  
Apresentação da Disciplina  
Edirlei Soares de Lima  
<elima@inf.puc-rio.br>  
Objetivos da Disciplina  
Apresentar os conceitos básicos de programação e de  
computação em geral.  
Estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático.  
Familiarização com os conceitos fundamentais de programação  
e desenvolvimento de jogos.  
Exposição ao ambiente universitário, do ponto de vista físico,  
através da participação às aulas e do ponto de vista acadêmico,  
através do desenvolvimento de projetos.  
Introdução a Programação de Jogos  
Disciplinas dentro do contexto do PIUES.  
Uma vez matriculado, o aluno:  
é alocado em uma disciplina com código próprio;  
recebe carteira de aluno, da PUC;  
recebe certificado oficial da PUC, de participação  
na disciplina;  
pode circular livremente pelo campus, bibliotecas,  
etc.  
Ementa da Disciplina  
Parte 1: Introdução a Linguagem C  
Resolução de Problemas Lógicos  
Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento  
Introdução à Linguagem de Programação C  
Funções  
Operadores Condicionais  
Operadores de Repetições  
Vetores e Matrizes  
Ementa da Disciplina  
Parte 2: Programação de Jogos  
Introdução a Interface Gráfica  
Primitivas Geométricas  
Imagens  
Interação  
Áudio  
Programação de Jogos com a PlayLib  
A PlayLib é uma biblioteca gráfica para o  
desenvolvimento de jogos e aplicações interativas  
criada pela PUC-Rio.  
Programação em linguagem C.  
Auxilia, de forma lúdica, o aprendizado da linguagem  
C e de técnicas de programação aplicadas na criação  
de jogos.  
Software  
O software que será utilizado nesta disciplina é o  
Microsoft Visual Studio 2010.  
Você pode consegui-lo trazendo um pendrive  
para copia-lo durante a aula ou fazendo o  
download da versão gratuita diretamente do site  
da Microsoft.  
Introdução a Programação de Jogos  
Forma de Avaliação:  
(1) Listas de exercícios.  
(2) Trabalho final desenvolvido em grupo.  
(3) Presença!  
Trabalho Final  
Thainá Cristina Demarque  
Beatriz Ribeiro Cabral  
Pedro Henrique Hopf Veloso  
João Pedro Matos de Freitas  
Luca de Aquino da Rocha  
Trabalho Final  
William Sathler Lacerda  
Gabrielle Brandemburg dos Anjos  
Raphael Accioly Novello  
Bruno Leão Teixeira  
Thomaz P. E. Santo  
Bernardo  
Pedro Henrique Braga Lisboa  
Introdução a Programação de Jogos  
A presença em todas as aulas é importante!  
Aprender a programar requer prática!  
Exercícios durante as aulas e em casa.  
Não desperdice o tempo da aula brincado na internet!  
Leia sempre o material adicional que será  
disponibilizado no site.  
Introdução a Programação de Jogos  
Horário das Aulas:  
Toda sexta-feira, das 14h às 17h  
Duração do Curso:  
06/09/13 à 29/11/13  
Sala:  
L546  
Bibliografia  
Celes, W., Cerqueira, R., Rangel, J.L.,  
Introdução a Estruturas de Dados Uma  
introdução com técnicas de programação  
em C, Ed. Campus, 2004  
Kernighan, B.W., Ritchie, D.M., C - A  
Linguagem de Programação - Padrão ANSI,  
Ed. Campus, 1989  
Introdução a Programação de Jogos  
Página do Curso:  
www.inf.puc-rio.br/~elima/prog-jogos/  
Contato:  
elima@inf.puc-rio.br  
edirlei.slima@gmail.com