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Linguagens de Programação  
Aula 01 Jogos Eletrônicos e Game Design  
Edirlei Soares de Lima  
<edirlei@iprj.uerj.br>  
Introdução  
O que é um jogo?  
Jogar uma bola contra uma parede pode ser  
considerado um jogo?  
Introdução  
E se nós adicionarmos regras?  
Jogar a bola com a mão direta e pega-la com a mão esquerda;  
Nunca deixar a bola cair.  
Podemos adicionar também condições de vitória e derrota:  
O jogador ganha ao jogar e pegar a bola 10 vezes;  
O jogador perde se violar alguma das regras.  
E agora, temos um jogo?  
Introdução  
O que é um jogo?  
Qualquer atividade em que exista pelo menos um jogador (como  
indivíduo praticante do jogo);  
Devem existir regras;  
Devem existir objetivos ou condições de vitória;  
Deve ser uma forma de entretenimento.  
O que é um jogo eletrônico?  
Qualquer jogo que é jogado em um dispositivo  
eletrônico com uma tela de vídeo.  
Breve História dos Jogos Eletrônicos  
1950s Estudantes dos laboratório de computação do MIT &  
empregados de instalações militares criaram os primeiros  
jogos eletrônicos (OXO (1952), Tennis for Two (1958),  
Spacewar! (1962)) em pequenas telas de osciloscópios.  
Breve História dos Jogos Eletrônicos  
1970s Os futuros fundadores da Atari (Ted Dabney and  
Nolan Bushnell) criam o primeiro jogo de arcade: Computer  
Space.  
Breve História dos Jogos Eletrônicos  
1980s Personagens de Pac-Man (Namco, 1980) e Donkey  
Kong (Nintendo, 1982) se tornaram populares. Três tipos de  
arcades dominaram a década de 80:  
Breve História dos Jogos Eletrônicos  
1990s-2000s:  
Classificação dos Jogos  
Por que classificar os jogos eletrônicos?  
Para criar identidade entre jogos semelhantes;  
Para facilitar o estudo das características de cada classe;  
Para ajudar a reconhecer a originalidade de jogos que introduzem  
novas classes ou novos conceitos em uma classe;  
Critérios de Classificação:  
Por dimensionalidade (2D, 3D, 2.5D)  
Por ponto de vista (primeira pessoa, terceira pessoa);  
Por número de jogadores (single player, multiplayer);  
Por gênero (ação, aventura, puzze);  
Gêneros de Jogos  
Ação  
Tiro  
Plataforma  
Aventura  
Estratégia  
Baseada em turnos  
Em tempo real  
RPG  
Esporte  
Simulação  
Quebra-Cabeças  
Do que é Composto um Jogo?  
Enredo  
Game  
Recursos  
Algoritmos  
Como Desenvolver Jogos?  
Artistas e  
Programadores  
Designers  
Game  
Porque Desenvolver Jogos?  
Porque Desenvolver Jogos?  
Quem Joga?  
ESA, 2014 Essential Facts About the Computer and Video Game  
Quais os Gêneros mais Populares?  
ESA, 2014 Essential Facts About the Computer and Video Game  
Quais os Gêneros mais Populares?  
ESA, 2014 Essential Facts About the Computer and Video Game  
Quem cria os jogos?  
Programador:  
Desenvolve o motor gráfico;  
Implementa a lógica do jogo;  
Programa o sistema de interação;  
Configura o comportamento da câmera;  
Desenvolve os algoritmos de inteligência  
artificial para os inimigos;  
Implementa os efeitos especiais, física,  
sistema de áudio, etc...  
Quem cria os jogos?  
Um programador deve conhecer:  
Programação;  
Fundamentos matemáticos;  
Física;  
Algoritmos avançados;  
Sistemas gráficos 2D e 3D;  
Técnicas de Inteligência Artificial;  
Banco de dados;  
Redes;  
Etc…  
Quem cria os jogos?  
Artista:  
Desenvolve a arte conceitual:  
Personagens;  
Cenários;  
Inimigos;  
Ilustra storyboards:  
Animações;  
Elementos do gameplay;  
Cria modelos 3D:  
Personagens 3D;  
Cenários 3D;  
Quem cria os jogos?  
Artista:  
Anima personagens 2D e 3D;  
Criar texturas;  
Cria a interface para o jogo;  
O artista é responsável por toda a arte do  
jogo;  
Um artista deve conhecer:  
Utilizar programas especializados de  
desenho e modelagem 3D;  
Mais importante: ter o “dom artistico”;  
Quem cria os jogos?  
Designer:  
Cria as ideias e regras para os jogos;  
Define as fases jogo;  
Cria desafios e define inimigos;  
Define os eventos que vão acontecer;  
Faz o balanceamento geral do jogo;  
Utiliza as ferramentas desenvolvidas  
pelos programadores para:  
criar os níveis do jogo;  
posicionar inimigos;  
modificar o comportamento dos  
personagens, etc.  
Quem cria os jogos?  
Um designer deve:  
Ter um conhecimento avançado sobre  
jogos;  
Saber distinguir jogos bons e ruins;  
Ter ótimas habilidades de comunicação:  
Escrita;  
Visual;  
Verbal;  
Conhecer história, arquitetura,  
antropologia, psicologia, etc...  
Quem cria os jogos?  
Produtor:  
Contrata, cria e gerencia os times de  
desenvolvimento;  
Contribui para o game design;  
Gerencia o cronograma do projeto;  
Gerencia os recursos financeiros;  
Resolve as disputas entre artistas e  
programadores;  
Faz o contato com publicadores;  
Gerencia os contratos de direitos  
autorais;  
Quem cria os jogos?  
Testador:  
Testa exaustivamente os jogos;  
Procura erros e os reporta pra o  
time de desenvolvimento;  
Outros profissionais:  
Compositor e designer de áudio;  
Escritor;  
Publishers;  
Em uma festa qualquer…  
*
All I have to do is leave a game design idea in the middle of the room overnight  
and in the morning the elves have made the game [Scott Rogers].  
At this point in the conversation I then tell people that games are made by elves.  
Como ter boas ideias para um jogo?  
Se você ainda não tem uma boa ideia para um jogo, tente  
algumas das dicas abaixo:  
Leia algo que você normalmente não leria;  
Saia para caminhar;  
Assista a uma palestra sobre jogos;  
Jogue um jogo, preferencialmente um jogo ruim;  
Independente de tudo, faça um jogo sobre algo que você  
gosta!  
Pokemon foi criado devido ao amor que o seu criador tinha pela sua  
coleção de insetos!  
Como ter boas ideias para um jogo?  
Brainstorming:  
Junte representantes de todas  
as áreas;  
Não existe ideia ruim;  
Anote todas as ideias;  
Como ter boas ideias para um jogo?  
Até mesmo jogos simples podem fazer sucesso:  
Flappy Bird  
+50 milhões de downloads;  
$50.000 por dia em propaganda;  
Escrevendo uma História  
O que é uma história?  
Uma sequencia de eventos;  
Uma história deve ter um começo, meio e fim;  
Exemp
Era uma vez um herói que tinha um desejo…  
Escrevendo uma História  
O herói se depara com um evento que o impede obter o que ele deseja...  
Escrevendo uma História  
O herói tenta superar esse problema...  
Escrevendo uma História  
... mas a sua tentativa falha.  
Escrevendo uma História  
Acontece algo que causa ainda mais problemas para o herói...  
Escrevendo uma História  
Um problema ainda maior acontece e coloca a vida do herói em risco...  
Escrevendo uma História  
Finalmente, o maior de todos os problemas é revelado...  
Escrevendo uma História  
O herói deve superar o ultimo desafio para conseguir o que ele tanto deseja...  
Escrevendo uma História  
E vive feliz para sempre... Ou até o próximo desafio aparecer...  
Escrevendo uma História  
Todo jogo tem uma história?  
Sim. Sempre vai existir uma sequencia de eventos, mesmo  
que estes sejam originados pelo gameplay.  
O que é mais importante: história ou gameplay?  
Alguns jogos precisam de história, outros não. Mas todos  
os jogos precisam de gameplay.  
Leitura Complementar  
Rogers, S. Level Up!: The Guide to Great Video Game  
Design; Wiley, 2010.  
Level 1 - Welcome, N00bs!  
Level 2 - Ideas  
Level 3 - Writing the Story