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Engenharia de Software (Jogos II)  
Aula 08 Áudio  
Edirlei Soares de Lima  
<edirlei@iprj.uerj.br>  
Unity 3D: Áudio  
Os recursos de áudio da Unity incluem som espacial 3D,  
mixagem e masterização em tempo real, hierarquias de  
mixers, entre outros recursos.  
Sistema de Áudio  
Arquivos de Áudio  
Audio Clip  
Audio Source  
Controlando Áudio por Script  
Sistema de Áudio  
No mundo real, sons são emitidos por objetos (sources) e ouvidos por  
ouvintes (listeners).  
A maneira como um som é ouvido depende de uma série de fatores:  
Um ouvinte é capaz de perceber a direção da onde um som está vindo e  
também a sua distância através da sua intensidade.  
Uma fonte de som de movimento rápido mudará de tom à medida que se  
move (efeito doppler).  
O ambiente afeta a forma como o som é refletido, então uma voz dentro de  
uma caverna terá um eco, mas a mesma voz ao ar livre não.  
Sistema de Áudio  
Para simular os efeitos da posição espacial, a Unity requer que  
os sons sejam originados de fontes de áudio (Audio Sources)  
anexadas a objetos.  
Os sons emitidos são captados por um Audio Listener ligado a outro  
objeto (geralmente a câmera principal).  
A velocidade relativa dos objetos fonte e ouvinte também pode ser  
usada para simular o efeito doppler.  
Arquivos de Áudio  
A Unity pode importar arquivos de áudio da mesma forma  
que outros recursos (simplesmente arrastando os arquivos  
para o projeto).  
A importação de um arquivo de áudio cria um Audio Clip que pode ser  
associado a um Audio Source ou usado a partir de um script.  
Formatos Suportados  
MPEG layer 3  
Extensões  
.mp3  
Ogg Vorbis  
.ogg  
Microsoft Wave  
.wav  
Audio Interchange File Format  
.aiff / .aif  
Ultimate Soundtracker module .mod  
Impulse Tracker module  
Scream Tracker module  
FastTracker 2 module  
.it  
.s3m  
.xm  
Audio Clip  
Audio Clips contêm os dados de áudio usados  
pelas fontes de áudio (Audio Sources).  
Principais propriedades:  
Load Type: método usado para carregar recursos de  
áudio em tempo de execução;  
Force To Mono: converte o áudio para somente um  
canal;  
Preload Audio Data carrega o áudio quando a cena  
é carregada;  
Load In Background: carrega o áudio fora da thread  
principal;  
Audio Source  
O componente Audio Source reproduz um  
Audio Clip na cena.  
Component -> Audio -> Audio Source  
Principais propriedades:  
Audio Clip: clipe de áudio;  
Play On Awake: executa automaticamente o  
áudio quando a cena é criada;  
Loop: executa o áudio em loop;  
Volume: volume do áudio;  
Spatial Blend: áudio 2D ou 3D;  
3D Sound Settings: opções de áudio 3D;  
Controlando Áudio por Script  
public class Teste : MonoBehaviour {  
private AudioSource audio;  
private Transform player;  
void Start()  
{
audio = GetComponent<AudioSource>();  
player = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player").transform;  
}
void Update()  
{
if (Vector3.Distance(transform.position, player.position) < 5)  
{
if (!audio.isPlaying)  
audio.Play();  
}
}
}