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Engenharia de Software (Jogos II)  
Aula 01 Introdução à Unity 3D  
Edirlei Soares de Lima  
<edirlei@iprj.uerj.br>  
O que é a Unity3D?  
Game Engine  
Primeira versão lançada em 2005  
Plataformas:  
Windows, Linux, Mac  
WEB (Web Player e Flash)  
Celulares e Tablets (Android, iOS e Windows Phone)  
Consoles (PS3, PS4, PSVita, XBOX 360, XBOX One, Wii)  
O que é a Unity3D?  
Global game engine market share:  
O que é a Unity3D?  
Versão Gratuita desde 2009  
Mais de 4 milhões de registros em 2015  
O que é a Unity3D?  
Game engine mais popular entre os desenvolvedores  
atualmente:  
O que é a Unity3D?  
Ferramenta mais utilizada no desenvolvimento de  
jogos 3D para dispositivos moveis:  
O que é a Unity3D?  
Utilizada por pequenas e grandes empresas:  
Cartoon Network, Coca-Cola, Disney, Electronic Arts, LEGO, Microsoft,  
NASA, Nexon, Nickelodeon, Square, Ubisoft, Warner Bros...  
DirectX e OpenGL  
Script:  
JavaScript (UnityScript)  
C#  
Asset Store  
Alguns Jogos…  
http://unity3d.com/showcase/ga
Unity3D - Interface Principal  
Project Window:  
Unity3D - Interface Principal  
Scene View:  
Unity3D - Interface Principal  
Scene View Navigation:  
Arrow Movement  
Move, Orbit and Zoom  
Flythrough Mode  
Scene Gizmo  
Unity3D - Interface Principal  
Scene View:  
Translate, Rotate, and Scale  
Control Bar  
Unity3D - Interface Principal  
Game View:  
Play Mode  
Control Bar  
Unity3D - Interface Principal  
Game View:  
Statistics  
Unity3D - Interface Principal  
Hierarchy Window:  
Unity3D - Interface Principal  
Hierarchy Window:  
Parenting  
Unity3D - Interface Principal  
Inspector Window:  
Unity3D Objetos Primitivos  
Cubo  
Sphere  
Unity3D Objetos Primitivos  
Capsule  
Cylinder  
Unity3D Objetos Primitivos  
Plane  
Quad  
Exercício 01  
Construa uma fortaleza simples utilizando os objetos primitivos  
da Unity 3D (cubos, esferas, capsulas, cilindros, planos e quads).  
A fortaleza deve ser semelhante a mostrada na figura abaixo.  
Atenção: os pilares devem estar perfeitamente alinhados e os murros  
devem estar em uma mesma altura.  
Unity3D Importação de Assets  
Arquivos comuns:  
Image Files  
3D Model Files  
Meshes & Animations  
Audio Files  
Unity3D Importação de Assets  
Import Settings:  
Unity3D Standard Assets  
Unity3D Asset Store  
Exercício 02  
Continue a construção da fortaleza do exercício anterior  
adicionando texturas ao ambiente.  
Texturas: www.inf.puc-rio.br/~elima/jogos3d/exercicio2_texturas.html  
Unity3D Build  
Build:  
Windows, Mac, Linux  
Web Player  
iOS  
Android  
BlackBerry  
Windows Phone  
Samsung TV  
XBox 360, XBox One  
PS3, PS4, PSVita  
Unity3D Conceitos Essenciais  
Scenes  
Unity3D Conceitos Essenciais  
GameObjects  
Na Unity, todos objetos de um jogo são GameObjects  
GameObjects podem ser compostos por inúmeros  
Components  
Unity3D Conceitos Essenciais  
GameObjects e Components  
Unity3D Conceitos Essenciais  
GameObjects e Components  
Unity3D Conceitos Essenciais  
Todo GameObject possui um Component Transform:  
Todo GameObject possui uma Tag:  
Unity3D Conceitos Essenciais  
Todo GameObject possui um Layer:  
Possíveis aplicações:  
Renderizar somente parte da cena;  
Iluminar somente uma parte dos objetos;  
Raycasting seletivo;  
Colisões;  
Unity3D Conceitos Essenciais  
Prefab:  
Exercício 03  
Crie um prefab baseado na fortaleza elaborada nos exercícios  
anteriores e construa um conjunto de fortalezas interligadas  
(como mostrado na figura abaixo).