4) { while ($ads2 == $ads1) { $ads2 = rand(1, $slides); } } $ads3 = rand(1, $slides); if ($slides > 4) { while (($ads3 == $ads2) || ($ads3 == $ads1)) { $ads3 = rand(1, $slides); } } ?>
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO  
LISTA DE EXERCÍCIOS 3  
1.  
Escreva um programa para ler 2 valores e uma das seguintes operações a serem  
executadas:  
1
2
3
4
. Adição  
. Subtração  
. Divisão  
. Multiplicação  
Em seguida o programa deve calcular e escrever o resultado da operação escolhida sobre  
os dois valores lidos.  
2
.
.
Escreva um programa que leia as medidas dos lados de um triângulo e escreva se ele é  
equilátero, isósceles ou escaleno. Sendo que:  
Triângulo Equilátero: possui os 3 lados iguais.  
Triângulo Isósceles: possui 2 lados iguais.  
Triângulo Escaleno: possui 3 lados diferentes.  
3
Considere uma disciplina que adota o seguinte critério de aprovação: os alunos fazem  
duas provas (P1 e P2) iniciais; se a média nessas duas provas for maior ou igual a 5.0, e se  
nenhuma das duas notas for inferior a 3.0, o aluno passa direto. Caso contrário, o aluno  
faz uma terceira prova (P3) e a média é calculada considerando-se essa terceira nota e a  
maior das notas entre P1 e P2. Neste caso, o aluno é aprovado se a média final for maior  
ou igual a 5.0. Escreva um programa que leia inicialmente as duas notas de um aluno,  
fornecidas pelo usuário via teclado. Se as notas não forem suficientes para o aluno passar  
direto, o programa deve capturar a nota da terceira prova, também fornecida via o  
teclado. Como saída, o programa deve imprimir a média final do aluno, seguida da  
mensagem "Aprovado" ou "Reprovado", conforme o critério descrito acima.  
4.  
Para viajar na classe econômica de uma empresa aérea, cada passageiro está sujeito às  
seguintes regras ao despachar a sua bagagem:  
É possível despachar somente 1 volume;  
O volume não deve pesar mais do que 15 kg;  
A dimensão linear do volume (soma da altura, largura e comprimento) não deve  
exceder 158 cm;  
Escreva um programa para verificar se o passageiro está respeitado as regras do despacho  
de bagagens. O programa deve exibir uma mensagem indicando sempre que o passageiro  
desrespeitar cada uma das regras acima. No caso do passageiro tentar despachar mais de  
1
volume, não é necessário realizar mais nenhum teste, bastando imprimir a mensagem  
adequada. Caso nenhuma regra seja desrespeitada, nenhuma mensagem será exibida.  
As informações fornecidas pelos passageiros são:  
Quantidade de volumes;  
Peso do volume;  
Altura do volume (C, na figura ao lado);  
Largura do volume (B, na figura);  
Comprimento do volume (A, na figura).  
5.  
Escreva um programa que implemente o jogo conhecido como pedra, papel, tesoura.  
Neste jogo, o usuário e o computador escolhem entre pedra, papel ou tesoura. Sabendo  
que pedra ganha de tesoura, papel ganha de pedra e tesoura ganha de papel, exiba na tela  
o ganhador: usuário ou computador. Para esta implementação, assuma que o número 0  
representa pedra, 1 representa papel e 2 representa tesoura.  
Para sortear a jogada do computador utilize a função int rand (void); da  
biblioteca stdlib.h. A função randretorna um número aleatório em um determinado  
intervalo. Exemplo:  
x = rand() % 100;  
/* x vai receber um valor entre 0 e 100 */  
6. Escreva um programa em que leia três valores e apresente-os na tela em ordem crescente.