Introdução à Programação  
Aula 05 Estruturas Condicionais  
Edirlei Soares de Lima  
<edirlei@iprj.uerj.br>  
Tomada de Decisão  
Até o momento, todas as instruções dos nossos  
programas eram executadas sequencialmente.  
Mesmo usando funções elas ainda eram executadas na ordem  
em que foram codificadas.  
Em geral, precisamos ter maior controle na sequência de  
instruções que devem ser executadas.  
É fundamental que seja possível tomar diferentes  
decisões baseado em condições que são avaliadas em  
tempo de execução.  
Estruturas Condicionais  
Estruturas condicionais permitem a criação de  
programas que não são totalmente sequenciais.  
Com o uso de estruturas condicionais é possível criar  
regras que definem quando uma determinada parte  
do código deve ser executada.  
Estruturas Condicionais  
Em C, a tomada de decisão é construída através do  
comando if:  
if (expressão_lógica)  
{
/* Bloco de comandos */  
}
Os comandos do bloco de comandos  
somente são executados se a  
expressão lógica for verdadeira  
Exemplo:  
if (nota < 5.0)  
{
printf("Reprovado");  
}
Estruturas Condicionais  
Também é possível usar o comando else para  
executar algo quando a expressão lógica não é  
verdadeira:  
Exemplo:  
if ( _expressão_booleana_ )  
if (nota < 5.0)  
{
{
/* Bloco de comandos */  
printf("Reprovado");  
}
}
else  
else  
{
/
}
{
* Bloco de comandos */  
printf("Aprovado");  
}
Estruturas Condicionais  
Também é possível criar sequencias de comandos  
if-else para a verificação exclusiva de varias  
condições:  
if ( _condição_1_ )  
{
Se a primeira condição resultar em  
verdadeiro, apenas o primeiro bloco de  
comandos é executado, e as outras  
condições não são sequer avaliadas.  
Senão, se a segunda condição resultar em  
verdadeiro, apenas o segundo bloco de  
comandos é executado, e assim por diante.  
/* Bloco de comandos 1 */  
}
else if ( _condição_2_ )  
{
/* Bloco de comandos 2 */  
}
else if ( _condição_3_ )  
{
/* Bloco de comandos 3 */  
}
Estruturas Condicionais  
Exemplo:  
if (nota < 3.0)  
{
printf("Reprovado");  
}
else if (nota >= 5.0)  
{
printf("Aprovado");  
}
else  
{
printf("Em prova final");  
}
Expressões Booleanas  
Uma expressão booleana é uma expressão que, quando  
avaliada, resulta no valor falso ou verdadeiro.  
A linguagem C não tem um tipo de dado específico para  
armazenar valores booleanos.  
Em C, o valor booleano é representado por um valor inteiro:  
0 representa falso  
1 representa verdadeiro  
Expressões Booleanas  
Uma expressão booleana é construída através da  
utilização de operadores relacionais:  
Exemplos:  
X = 10 e Y = 5  
Descrição  
Igual a  
Símbolo  
Expressão  
Resultado  
==  
!=  
>
(X == Y)  
Falso  
Diferente de  
Maior que  
(X != Y)  
(X > Y)  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Falso  
Menor que  
<
(X < Y)  
Maior ou igual a  
Menor ou igual a  
>=  
<=  
(X >= Y)  
(X <= Y)  
Verdadeiro  
Falso  
Todos estes operadores comparam dois operandos,  
resultando no valor 0 (falso) ou 1 (verdadeiro).  
Expressões Booleanas  
Expressões booleanas também podem ser  
combinadas através de operadores lógicos.  
Operador  
Conjunção  
Disjunção  
Negação  
Significado  
Símbolo em C  
E
&&  
||  
!
OU  
NÃO  
Exemplos:  
Resultado  
Expressão  
(
X > 0) && (X == Y)  
X > 0) || (X == Y)  
(Y < 10)  
Falso  
X = 10  
Y = 5  
(
Verdadeiro  
!
Falso  
Expressões Booleanas  
Operadores lógicos combinam expressões ou valores  
booleanos, resultando em um valor booleano (0 ou 1).  
Conjunção (&&)  
Disjunção (||)  
Operando 1 Operando 2 Resultado  
Operando 1 Operando 2 Resultado  
Falso  
Falso  
Falso  
Falso  
Falso  
Falso  
Falso  
Falso  
Verdadeiro  
Falso  
Falso  
Verdadeiro  
Falso  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Falso  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Verdadeiro  
Negação (!)  
Operando  
Falso  
Resultado  
Verdadeiro  
Falso  
Verdadeiro  
Expressões Booleanas  
Exemplo 1 (and):  
.
..  
if ((media >= 5.0) && (nota1 >= 3.0) && (nota2 >=3.0) && (nota3 >= 3.0))  
{
printf("Aprovado");  
}
.
..  
Exemplo 2 (or):  
.
..  
if ((media < 5.0) || (nota1 < 3.0) || (nota2 < 3.0) || (nota3 < 3.0))  
{
printf("Em prova final");  
}
.
..  
Exemplo 3 (not):  
.
..  
if (!((media < 5.0) || (nota1 < 3.0) || (nota2 < 3.0) || (nota3 < 3.0)))  
{
printf(“Aprovado");  
}
.
..  
Estruturas Condicionais - Exemplo  
Crie um programa que converta a nota de um aluno  
(
F). Assuma a seguinte equivalência entre a nota e o  
conceito:  
que varia de 0 a 10) para um conceito (A, B, C, D, ou  
A (9.0 a 10.0)  
B (8.0 a 8.9)  
C (7.0 a 7.9)  
D (5.0 a 6.9)  
F (menor que 5.0)  
#
include <stdio.h>  
int main (void)  
{
float nota;  
printf("Entre com a nota: ");  
scanf("%f",&nota);  
if (nota >= 9.0)  
{
printf("A");  
}
if (nota >= 8.0 && nota < 9.0)  
{
printf("B");  
}
if (nota >= 7.0 && nota < 8.0)  
{
printf("C");  
}
if (nota >= 5.0 && nota < 7.0)  
{
printf("D");  
}
if (nota < 5.0)  
{
printf("F");  
}
return 0;  
}
Estruturas Condicionais  
É importante entender a forma como a linguagem C  
avalia expressões booleanas:  
Na expressão (nota >= 8.0 && nota < 9.0):  
O computador primeiro avalia a expressão nota >= 8.0.  
Dependendo do resultado desta expressão, a avaliação da segunda  
expressão nota < 9.0, pode ser omitida.  
Isto porque se o resultado da primeira expressão for falso, o  
resultado da expressão lógica como um todo será falso,  
independente do valor da segunda expressão, pois estamos  
usando o operador de conjunção (AND).  
Situação similar ocorre quando usamos o operador de  
disjunção (OU). Neste caso, se a primeira expressão  
resultar em verdadeiro, a segunda expressão não é  
avaliada.  
/
#
* solução mais estruturada e mais eficiente */  
include <stdio.h>  
int main (void)  
{
float nota;  
printf("Entre com a nota: ");  
scanf("%f",&nota);  
if (nota >= 9.0)  
{
printf("A");  
}
else if (nota >= 8.0)  
{
printf("B");  
}
else if (nota >= 7.0)  
{
printf("C");  
}
else if (nota >= 5.0)  
{
printf("D");  
}
else  
{
printf("F");  
}
return 0;  
}
Blocos de Comandos  
Utilizamos chaves ({...}) para delimitar o bloco de comando  
dos operadores condicionais if e else:  
if (nota < 5.0)  
{
printf("Reprovado");  
}
Uma variável declarada dentro de um bloco existe enquanto  
os comandos do bloco estiverem sendo executados. Quando o  
bloco chega ao fim, as variáveis declaradas dentro dele  
deixam de existir.  
Blocos de Comandos  
Nas construções do comando if, os blocos são importantes  
para identificar o conjunto de comandos cuja execução está  
submetida à avaliação da expressão booleana.  
No entanto, se um o bloco de comandos for constituído por  
apenas um único comando, as chaves podem ser omitidas.  
if (nota < 5.0)  
printf("Reprovado");  
#
include <stdio.h>  
int main (void)  
{
float nota;  
printf("Entre com a nota: ");  
scanf("%f",&nota);  
if (nota >= 9.0)  
printf("A");  
else if (nota >= 8.0)  
printf("B");  
else if (nota >= 7.0)  
printf("C");  
else if (nota >= 5.0)  
printf("D");  
else  
printf("F");  
return 0;  
}
Estruturas Condicionais Exemplo 2  
Construa um programa que permita calcular o  
volume de vários tipos de objetos diferentes.  
O programa deve apresentar um menu para o usuário com os  
tipos de objetos suportados.  
O usuário então escolhe a opção desejada, entra com os dados  
correspondentes e o programa exibe o volume computado.  
Considere o cálculo de volume dos seguintes objetos:  
Caixa de lados a, b e c: volume = a*b*c  
Esfera de raio r: volume = 4/3*PI*r3  
Cilindro de raio r e altura h: volume = PI*r2*h  
Cone de raio r e altura h: volume = 1/3*PI*r2*h  
#include <stdio.h>  
#include <math.h>  
#define PI 3.1415  
void calcula_volume_caixa()  
{
float a, b, c;  
printf("Entre com os lados da caixa:");  
scanf("%f %f %f", &a, &b, &c);  
printf("Volume calculado para caixa: %f", a*b*c);  
}
void calcula_volume_esfera()  
{
float r;  
printf("Entre com o raio da esfera:");  
scanf("%f", &r);  
printf("Volume calculado para esfera: %f", 4.0/3.0*PI*pow(r,3);  
}
void calcula_volume_cilindro()  
{
float r, h;  
printf("Entre com o raio e altura do cilindro:");  
scanf("%f %f", &r, &h);  
printf("Volume calculado para o cilindro: %f", PI*pow(r,2)*h);  
}
void calcula_volume_cone()  
{
float r, h;  
printf("Entre com o raio e altura do cone:");  
scanf("%f %f", &r, &h);  
printf("Volume calculado para o cone: %f", PI*r*r*h/3.0);  
}
int main (void)  
{
int escolha;  
printf("Escolha uma opcao:\n"); /* exibe menu na tela */  
printf("1 - Caixa\n2 - Esfera\n3 Cilindro\n4 Cone\n");  
scanf("%d", &escolha);  
if (escolha == 1)  
calcula_volume_caixa();  
else if (escolha == 2)  
calcula_volume_esfera();  
else if (escolha == 3)  
calcula_volume_cilindro();  
else if (escolha == 4)  
calcula_volume_cone();  
else  
printf("Opcao invalida.");  
return 0;  
}
Comando switch  
O comando switch é usada quando queremos testar várias  
possibilidades, mas não queremos usar vários “else if”.  
#
include <stdio.h>  
int main(void) {  
int valor = 4;  
switch(valor){  
case 0:  
printf("Valor e igual a 0");  
break;  
case 1:  
printf("Valor e igual a 1");  
break;  
case 2:  
printf("Valor é igual a 2");  
break;  
default:  
printf("Nenhuma das anteriores");  
Se nenhuma das condições  
testadas em um bloco case for  
satisfatória, a parte default da  
instrução switch será executada.  
}
printf("\n\n");  
return 0;  
}
Exercícios  
Lista de Exercícios 03 - Estruturas Condicionais  
http://www.inf.puc-rio.br/~elima/intro-prog/