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IUE1002 - INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO  
LISTA DE EXERCÍCIOS 5  
Aluno:  
1
. Escreva um programa que implemente o jogo conhecido como pedra, papel, tesoura.  
Neste jogo, o usuário e o computador escolhem entre pedra, papel ou tesoura. Sabendo  
que pedra ganha de tesoura, papel ganha de pedra e tesoura ganha de papel, exiba na tela  
o ganhador: usuário ou computador. Para esta implementação, assuma que o número 0  
representa pedra, 1 representa papel e 2 representa tesoura.  
O programa deve conter as seguintes funções:  
a) LerOpcaoJogadora função deve exibir as seguintes opções na tela:  
Opções:  
0
1
2
- Pedra  
- Papel  
- Tesoura  
Digite a sua escolha:  
Em seguida, ler e retornar a escolha do jogador.  
b) SortearOpcaoComputadora função deve sortear e retornar a escolha do  
computador.  
c) VerificarGanhador a função deve receber como parâmetro a escolha do jogador  
e a escolha do computador, verificar quem foi o ganhador e retornar 1 se o  
jogador ganhar ou 2 se o computador ganhar.  
A função principal do programa deve utilizar as funções que foram criadas.  
2
. Faça um programa que implemente o jogo da senha contra o computador:  
a) O computador sorteia uma senha (valor inteiro entre 0 e 100) sem o conhecimento do  
jogador;  
b) O jogador tem 5 chances para descobrir a senha;  
c) A cada tentativa do jogador, o programa deve avisar se o valor digitado é maior, menor  
ou igual a senha;  
d) Se o jogador acertar a senha, o programa não deve pedir mais nenhuma tentativa.  
O programa deve conter as seguintes funções:  
a) GerarSenhaa função deve sortear e retornar a senha gerada pelo computador.  
a) LerTentativa a função deve ler e retornar uma tentativa do jogador de acertar a  
senha.  
b) VerificaSenhaa função deve receber como parâmetro a senha e a tentativa do  
jogador de acertar a senha, verificar e escrever na tela se valor digitado pelo  
jogador é maior, menor ou igual a senha. Por ultimo, a função deve retornar  
verdadeiro se o jogador acertou a senha ou falso caso ele não tenha acertado.  
A função principal do programa deve utilizar as funções que foram criadas.  
3
. Escreva um programa que transforme o computador em uma urna eletrônica para uma  
eleição na qual concorrem os candidatos 83-Pedro, 93-Marcos e 45-Maria. Cada voto deve  
ser dado pelo número do candidato, permitindo-se ainda o voto 0 para voto em branco.  
Qualquer voto diferente dos já citados é considerado nulo; em qualquer situação, o eleitor  
deve ser consultado quanto à confirmação do seu voto. A votação somente termina  
quando a senha 456821 for digitada no lugar do número do candidato. No final da eleição  
o programa deve exibir um relatório contendo a votação de cada candidato, a quantidade  
votos em branco, a quantidade de votos nulos e o candidato eleito.  
O programa deve conter no mínimo as seguintes funções:  
a) LerVoto a função deve ler o voto do eleitor, pedir a confirmação do voto (caso o  
eleitor não confirme, o voto deve ser solicitado novamente), e por ultimo,  
retornar o número do candidato votado.  
b) VerificaSenhaa função deve receber um número como parâmetro e verificar se  
esse número é a senha para finalizar a votação. Caso a senha esteja correta, a  
função deve retornar verdadeiro, caso contrario, deve retornar falso.  
c) ContabilizaVotoa função deve receber como parâmetro um voto, verificar se é  
um voto valido e contabilizar o voto para o respectivo candidato. Caso o voto seja  
em branco ou nulo, ele também deve ser contabilizado na sua respectiva  
categoria.  
d) GeraRelatorioa função deve exibir na tela o número de votos de cada  
candidato, assim como o número de votos brancos e nulos. O candidato que  
vencer a eleição deve ser mostrado em destaque.  
A função principal do programa deve utilizar as funções que foram criadas. Caso ache  
necessário, você pode criar outras funções para facilitar a programação.