Introdução a Computação  
Aula 02 Introdução a Linguagem C  
Edirlei Soares de Lima  
<elima@inf.puc-rio.br>  
Lógica de Programação  
Lógica de Programação é a técnica de criar sequências  
lógicas de ações para atingir determinados objetivos.  
Sequências Lógicas são instruções executadas para  
atingir um objetivo ou solução de um problema.  
Instruções são uma forma de indicar ao computador  
uma ação elementar a executar.  
Um Algoritmo é formalmente uma sequência finita de  
instruções que levam a execução de uma tarefa.  
Lógica de Programação  
Até mesmo tarefas simples, podem ser descritas por  
sequências lógicas:  
Chupar uma bala”  
Somar dois números”  
1) Escreva o primeiro número no  
retângulo A.  
1
2
3
4
) Pegar a bala;  
) Retirar o papel;  
) Chupar a bala;  
) Jogar o papel no lixo;  
2
3
) Escreva o segundo número no  
retângulo B.  
) Some o número do retângulo A  
com número do retângulo B e  
coloque o resultado no retângulo C.  
Escrevendo Algoritmos  
Os algoritmos podem ser escritos diretamente em uma  
linguagem de programação ou simplesmente descritos  
em pseudocódigo.  
Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um  
algoritmo.  
Linguagens de programação são formas padronizadas  
de comunicar instruções para o computador. São  
conjuntos de regras sintáticas e semânticas usadas para  
definir um programa de computador.  
Escrevendo Algoritmos  
Exemplo: “Ler duas notas e calcular a média”  
Linguagem C:  
Pseudocódigo:  
float nota1, nota2, media;  
variáveis  
nota1, nota2, media : real;  
void main()  
{
início  
leia(nota1);  
scanf(“%f”, &nota1);  
scanf(“%f”, &nota2);  
media = (nota1 + nota2)/2;  
printf(“A média é: %f”, media);  
}
leia(nota2);  
media = (nota1 + nota2)/2;  
escreva(media);  
fim  
Escrevendo Algoritmos  
Processo Geral de um Algoritmo  
Entrada  
Processamento  
Saída  
Entrada: O algoritmo recebe os dados de entrada.  
Processamento: Os procedimentos para se chegar ao  
resultado final são executados.  
Saída: O resultado final é mostrado.  
Programação  
Programa é um algoritmo escrito em uma linguagem  
de programação.  
Existem diversas linguagens de programação  
disponíveis:  
C, C++, C#, Java, Pascal, Lua, Python...  
No nosso caso, utilizaremos a linguagem C.  
Ciclo de Desenvolvimento de um Programa  
Tutorial Visual Studio  
Aula 03 Introdução ao Visual Studio  
http://www.inf.puc-rio.br/~elima/intro-prog/  
Estrutura de um Programa C  
Inclusão de bibliotecas auxiliares:  
#include <nome.h>  
Função Principal:  
int main(void)  
{
...  
}
Bibliotecas Auxiliares  
stdio.h: funções de entrada de saída de dados:  
printf, scanf...  
#include <stdio.h>  
math.h: funções matemáticas:  
cos, sen, sqrt, pow...  
#include <math.h>  
string.h: funções de manipulação de texto (string):  
strcmp, strlen...  
#include <string.h>  
Função Principal  
int main(void)  
{
/
* declarações de variáveis locais,  
chamadas a funções auxiliares,  
cálculos de expressões, leitura e  
escrita de dados, etc. */  
}
Observação: /* delimita um comentário em C */  
Variáveis e Constantes  
Variáveis e constantes são os elementos básicos  
manipulados por um programa.  
Constante é um valor fixo que não se modifica ao  
longo da execução de um programa.  
ꢈꢉꢊꢄꢋ + ꢈꢉꢊꢄ2  
ꢁꢂꢃꢄꢅꢃꢆꢄꢇ =  
2
valor constante  
Variáveis  
Variável é um espaço reservado na memória do computador  
para armazenar um determinado tipo de dado.  
Variáveis recebem nomes para serem referenciadas e  
modificadas quando necessário.  
Variável Nota1  
Variável Nota2  
ꢈꢉꢊꢄꢋ + ꢈꢉꢊꢄ2  
ꢁꢂꢃꢄꢅꢃꢆꢄꢇ =  
2
Variável MediaFinal  
Variáveis  
O conteúdo de uma variável pode se modificado ao longo da  
a execução do programa.  
Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só  
pode armazenar um valor a cada instante.  
“7.5”  
“8.0”  
ꢈꢉꢊꢄꢋ + ꢈꢉꢊꢄ2  
ꢁꢂꢃꢄꢅꢃꢆꢄꢇ =  
2
“7.75”  
Tipos de Variáveis  
As variáveis e constantes podem ser de três tipos:  
Numéricas: Armazenam números. Podendo ser ainda divididas em  
dois tipos:  
Inteiras: Armazenam números inteiros.  
Exemplos: 2, 8, 50, 4812, 100...  
Reais: Armazenam números com casas decimais.  
Exemplos: 0.54, 0.2, 15.84, 0.000032...  
Conjuntos de Caracteres: Armazenam conjuntos de caracteres.  
Exemplos: “João”, “teste 123 teste”, “isso é uma variável”...  
Lógicas: Armazenam dados lógicos (verdadeiro ou falso)  
Variáveis em C  
Variável é um espaço reservado na memória do computador  
para armazenar um tipo de dado.  
Devem receber nomes para poderem ser referenciadas e  
modificadas quando necessário.  
Toda variável tem:  
um nome  
um tipo de dado  
um valor  
Restrição para nomes: não é permitido começar o nome com um  
algarismo (0-9), alguns caracteres não são válidos (*, -, /, +, ...), e palavras  
reservadas não podem ser utilizadas (main, if, while, ...).  
Tipos de Variáveis  
Pseudocódigo  
inteiro  
real  
C
Exemplo  
Exemplo:  
int  
2
2.5  
2.5  
a
int main(void)  
{
float  
double  
char  
real  
int nota1;  
float valor;  
caractere  
Observação: Existem outros tipos de dados,  
mas por enquanto vamos considerar apenas  
os tipos básicos.  
}
Declaração de Variáveis  
Variáveis devem ser explicitamente declaradas.  
Variáveis podem ser declaradas em conjunto.  
Exemplos:  
int a; /* declara uma variável do tipo int */  
int b; /* declara uma variável do tipo int */  
float c; /* declara uma variável do tipo float */  
int d, e; /* declara duas variáveis do tipo int */  
int d = 5; /* declaração e inicialização da variável */  
Operadores Aritméticos  
Operadores aritméticos são usados para se realizar  
operações aritméticas com as variáveis e constantes.  
operador de atribuição  
Operação  
Adição  
Símbolo  
Exemplos:  
+
-
total = preco * quantidade;  
media = (nota2 + nota2)/2;  
resultado = 3 * (1 - 2) + 4 * 2;  
resto = numero % 3;  
Subtração  
Multiplicação  
Divisão  
*
/
Resto da Divisão  
%
Funções de Entrada e Saída em C  
Função “printf”: Permite a saída de dados, ou seja, a  
escrita de dados na tela.  
Sintaxe:  
printf(formato, lista de constantes/variáveis/expressões...);  
Exemplo  
Saída  
printf("%d %f", 33, 5.3);  
33 5.3  
printf("Inteiro = %d Real = %f", 33, 5.3); Inteiro = 33 Real = 5.3  
printf("Curso de Programação\n");  
Curso de Programação  
Funções de Entrada e Saída em C  
Especificação de formatos:  
Formato  
Descrição  
Especifica um char  
%c  
%d  
%f  
%s  
Especifica um int  
Especifica um float  
Especifica uma cadeia de caracteres  
Observação: Existem outros formatos, mas por enquanto  
vamos considerar apenas os tipos básicos.  
Funções de Entrada e Saída em C  
Função “scanf”: Permite a entrada de dados, ou seja,  
a captura de valores fornecidos via teclado.  
Sintaxe:  
scanf(formato, lista de endereços das variáveis...);  
Exemplo  
scanf("%d", &valor1);  
scanf("%f", &preco);  
scanf("%c", &letra);  
Exemplo 01  
“Escreva o pseudocódigo de um algoritmo que recebe um  
valor inteiro, soma 2 a este valor, e exibe o resultado”.  
#include <stdio.h>  
int main(void)  
{
int valor, resposta;  
printf(“Digite um numero: “);  
scanf(“%d”, &valor);  
resposta = valor + 2;  
printf (“Resultado: %d”, resposta);  
return 0;  
}
Exemplo 02  
Escreva um programa que leia dois números inteiros e retorne  
a soma deles.  
#include <stdio.h>  
int main(void)  
{
int numero1, numero2, resultado;  
printf(“Digite o primeiro numero: “);  
scanf(“%d”, &numero1);  
printf(“Digite o segundo numero: “);  
scanf(“%d”, &numero2);  
resultado = numero1 + numero2;  
printf (“Resultado da soma é %d”, resultado);  
return 0;  
}
Exercícios  
Lista 01  
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