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REDES NEURAIS / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL  
LISTA DE EXERCÍCIOS 4  
Aluno:  
1
. A linguagem STRIPS foi originalmente desenvolvida para controlar um robô chamado  
"
Shakey". Na figura abaixo você pode ver uma versão do mundo de Shakey. O mundo de  
Shakey é composto por quatro salas ao longo de um corredor. Cada sala tem uma porta e  
um interruptor de luz. Shakey pode se mover de um local para outro, empurrar objetos,  
subir em objetos e ligar interruptores de luz. Shakey precisa subir em uma caixa para  
poder ligar um interruptor de luz. O objetivo do Shakey é ligar as luzes das salas 2 e 3.  
a) Utilizando a linguagem PDDL, descreva o estado inicial do mundo da forma como  
ele é representado na figura acima no problem file.  
b) Utilizando a linguagem PDDL, descreva o estado final (objetivo) para o problema  
no problem file.  
c) Utilizando a linguagem PDDL, descreva as seguintes ações especificando as pré-  
condições e os efeitos resultantes das ações no domain file:  
Ir(x, y) Movimenta o Shakey da posição x para a posição y. É necessário que  
Shakey esteja na posição x, e que x e y sejam posições na mesma sala.  
Empurar(b, x, y) Move o objeto b da posição x para posição y na mesma sala.  
Somente as caixas podem ser movidas.  
Subir(b) Sobe em cima do objeto b. Somente se pode subir em cima de caixas. É  
necessário estar na mesma posição que a caixa.  
Descer(b) Desce de cima do objeto b.  
LigarLuz(s) Liga o interruptor de luz. É necessário estar no mesmo local que o  
interruptor e em cima de uma caixa.  
DesligaLuz(s) Desliga o interruptor de luz. É necessário estar no mesmo local que  
o interruptor e em cima de uma caixa.  
d) Utilize o planejador disponibilizado na página do curso para verificar a definição do  
problema e realizar o processo de busca. Em seguida, responda as seguintes  
questões com base nos resultados produzidos pelo planejador:  
i. Qual é o plano encontrado pela busca progressiva? Apresente uma  
captura de tela (print screen) com o plano produzido pelo planejador.  
ii. Qual é o plano encontrado pela busca regressiva? Apresente uma captura  
de tela (print screen) com o plano produzido pelo planejador.  
iii. Qual estratégia de busca apresenta o melhor resultado? Compare o  
tempo necessário para encontrar uma solução, o número de nós  
expandidos, e a coerência do plano encontrado.