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INF1771 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL  
LISTA DE EXERCÍCIOS 1  
Aluno:  
1
. Defina o problema (espaço de estados, estado inicial, estado final, ações possíveis, custo)  
para cada um dos casos listados a seguir:  
(
a) O macaco e as bananas: Um macaco (M) de meio metro de altura está em uma jaula  
onde algumas bananas (B) estão suspensas a três metros e meio do chão. Ele quer  
pegar as bananas. A jaula contém dois caixotes (C1 e C2) de um metro e meio que  
podem ser movidos e sobrepostos. A posição inicial dos elementos e o formato da  
jaula (visão de cima) são ilustrados na figura abaixo:  
M
C1  
B
C2  
(
b) O homem, o lobo, o carneiro e o cesto de alface: Uma pessoa, um lobo, um carneiro e  
um cesto de alface estão à beira de um rio. Dispondo de um barco no qual pode  
carregar apenas um dos outros três, a pessoa deve transportar tudo para a outra  
margem. Em nenhum momento devem ser deixados juntos e sozinhos o lobo e o  
carneiro ou o carneiro e o cesto de alface.  
(
c) Jogo da Velha: O tabuleiro do jogo é definido por uma matriz de 3 linhas por 3 colunas  
onde dois jogadores escolhem uma marcação (X ou O). Os jogadores jogam  
alternadamente colocando uma marcação por vez em numa lacuna que esteja vazia. O  
objetivo é conseguir colocar 3 símbolos iguais em linha horizontal, vertical ou diagonal.  
2
. Em um labirinto, mostrado na figura a seguir, um robô é colocado na célula inicial indicada  
por “E” e deve encontrar um caminho até a saída, denotada pela letra “S”. O robô não  
pode se mover na diagonal, somente acima, abaixo, direita e esquerda. Ele também não  
pode atravessar paredes (as linhas mais grossas da grade) ou as bordas do labirinto, de  
modo que ele é forçado a contornar obstáculos. Felizmente, o robô possui um mapa do  
ambiente. A solução é o caminho mais curto até a saída e todos os movimentos do robô  
possuem os mesmos custos.  
(
a) Descreva o problema em termos de  
um problema de busca definindo o  
espaço de estados, o estado inicial, o  
estado final, os operadores de  
transição entre os estados (ações) e  
o custo.  
1
E
2
3
4
5
S
1
2
3
4
(
b) Construa um grafo do espaço de  
estados rotulando os arcos com os  
operadores de transição adequados.  
3
. Considerando o seguinte labirinto e dispondo os estados sucessores na seguinte ordem:  
norte, leste, oeste, sul.  
A
F
B
G
L
C
H
M
E
D
I
E
Goal  
J
O
T
Z
K
P
N
S
Y
Q
V
U
Start  
X
(a) Em qual ordem uma busca em profundidade visita as salas do labirinto? A busca em  
profundidade é ótima?  
(b) Em qual ordem uma busca em largura visita as salas do labirinto? A busca em largura é  
ótima?  
4
. Considerando o seguinte mapa:  
C
D
H
K
1
0
1
2
8
6
1
8
1
0
Start  
A
2
5
G
Goal  
F
2
0
10  
20  
1
2
8
B
I
J
1
5
Responda as questões abaixo considerando “Start” como o estado inicial e “Goal” o estado  
final buscado.  
(
a) Monte as árvores de busca que seriam geradas pelos algoritmos de busca cega vistos  
em aula (busca em largura, busca de custo uniforme, busca em profundidade, busca  
com aprofundamento iterativo, busca bidirecional).  
(b) Qual dos algoritmos apresentou melhor resultado? Considerando o custo do caminho  
e o número de nós avaliados até que a solução fosse encontrada.