INF 1771 Inteligência Artificial  
Aula 02 Agentes Inteligentes  
Edirlei Soares de Lima  
<elima@inf.puc-rio.br>  
Agentes Inteligentes  
Um agente é algo capaz de perceber seu  
ambiente por meio de sensores e de agir  
sobre esse ambiente por meio de  
atuadores.  
Agente  
percepções  
sensores  
?
Ambiente  
ações  
atuadores  
Exemplos  
Agente humano  
Sensores: Olhos, ouvidos e outros órgãos.  
Atuadores: Mãos, pernas, boca e outras partes do  
corpo.  
Agente robótico  
Sensores: câmeras e outros sensores.  
Atuadores: vários motores.  
Agente de software  
Sensores: entrada do teclado, conteúdo de  
arquivos e pacotes vindos da rede.  
Atuadores: tela, disco rígido, envio de pacotes pela  
rede.  
Agentes Inteligentes  
Agentes são diferente de meros programas,  
pois operam sob controle autônomo,  
percebem seu ambiente, adaptam-se a  
mudanças e são capazes de assumir metas.  
Mapeando Percepções em Ações  
O comportamento de um agente é dado  
abstratamente pela função do agente:  
f = P* A  
onde é a P* é uma sequência de percepções  
e A é uma ação.  
Sequência de percepções: histórico  
completo de tudo que o agente percebeu.  
Exemplo: O Mundo do Aspirador de Pó  
Percepções: Local e conteúdo.  
Exemplo: [A, sujo]  
Ações: Esquerda, Direita, Aspirar, NoOp  
Exemplo: O Mundo do Aspirador de Pó  
Sequência de Percepções  
Ação  
[
[
[
[
[
[
A, Limpo]  
Direita  
Aspirar  
Esquerda  
Aspirar  
Direita  
Aspirar  
A, Sujo]  
B, Limpo]  
B, Sujo]  
A, Limpo], [A, Limpo]  
A, Limpo], [A, Sujo]  
.
..  
[
[
A, Limpo], [A, Limpo], [A, Limpo]  
A, Limpo], [A, Limpo], [A, Sujo]  
Direita  
Aspirar  
.
..  
Programa: Se o quadrado atual  
estiver sujo, então aspirar, caso  
contrário mover para o outro lado.  
Medindo o Desempenho de um Agente  
O agente deve tomar a ação “correta”  
baseado no que ele percebe para ter  
sucesso.  
O conceito de sucesso do agente depende uma  
medida de desempenho objetiva.  
Exemplos: quantidade de sujeira aspirada, gasto de  
energia, gasto de tempo, quantidade de barulho  
gerado, etc.  
A medida de desempenho deve refletir o resultado  
realmente desejado.  
Agentes Racionais  
Agente racional:  
Para cada sequência de percepções  
possíveis deve-se selecionar uma ação que  
espera-se que venha a maximizar sua  
medida de desempenho, dada a evidência  
fornecida pela sequência de percepções e  
por qualquer conhecimento interno do  
agente.  
Qual seria a medida de desempenho ideal  
para o agente aspirador de pó racional?  
Agentes Racionais  
Os agentes podem (e devem!) executar ações para  
coleta de informações.  
Um tipo importante de coleta de informação é a  
exploração de um ambiente desconhecido.  
Os agentes também podem (e devem!) aprender, ou  
seja, modificar seu comportamento dependendo  
do que ele percebe ao longo do tempo.  
Nesse caso o agente é chamado de autônomo.  
Um agente que aprende pode ter sucesso em uma ampla  
variedade de ambientes.  
Modelagem de um Agente  
O processo de modelagem de um agente  
envolve a definição de:  
Medida de Desempenho  
Ambiente  
Atuadores  
Sensores  
Exemplo - Motorista de Táxi Automatizado  
Medida de desempenho: viagem segura, rápida,  
sem violações às leis de trânsito, confortável para os  
passageiros, maximizando os lucros.  
Ambiente: ruas, estradas, outros veículos, pedestres,  
clientes.  
Atuadores: direção, acelerador, freio, embreagem,  
marcha, seta, buzina.  
Sensores: câmera, sonar, velocímetro, GPS,  
acelerômetro, sensores do motor, teclado ou  
microfone.  
Exemplo - Sistema de Diagnóstico Médico  
Medida de desempenho: paciente  
saudável, minimizar custos, processos  
judiciais.  
Ambiente: paciente, hospital, equipe.  
Atuadores: exibir perguntas na tela, testes,  
diagnósticos, tratamentos.  
Sensores: entrada pelo teclado para  
sintomas, descobertas, respostas do  
paciente.  
Exemplo - Robô de seleção de peças  
Medida de desempenho: porcentagem de  
peças em bandejas corretas.  
Ambiente: correia transportadora com  
peças; bandejas.  
Atuadores: braço e mão articulados.  
Sensores: câmera, sensores angulares  
articulados.  
Propriedades do Ambientes  
Completamente Observável:  
Os sensores do agente dão acesso ao estado  
completo do ambiente em cada instante.  
Todos os aspectos relevantes do ambiente são  
acessíveis.  
Parcialmente Observável:  
Os sensores do agente permitem que o agente  
tenha acesso a somente parte do ambiente.  
Propriedades do Ambientes  
Determinístico:  
O próximo estado do ambiente é completamente  
determinado pelo estado atual e pela ação  
executada pelo agente.  
Não-Determinístico:  
O próximo estado do ambiente é desconhecido.  
Não se tem certeza do que pode acontecer com o  
ambiente ao executar uma ação.  
Propriedades do Ambientes  
Estático:  
O ambiente não muda enquanto o agente pensa.  
Dinâmico:  
O ambiente pode mudar enquanto o agente pensa  
ou está executando uma ação.  
Propriedades do Ambientes  
Discreto:  
Um número limitado e claramente definido de  
percepções, ações e estados.  
Contínuo:  
Um número possivelmente infinito de percepções,  
ações e estados.  
Propriedades do Ambientes  
Agente Único:  
Um único agente operando sozinho no ambiente.  
Multi-Agente  
Vários agentes interagindo ambiente.  
Multi-agente cooperativo  
Multi-agente competitivo  
Exemplos  
Xadrez  
Taxista  
Automático  
Completamente observável  
Determinístico  
Estático  
Sim  
Sim  
Não  
Não  
Sim  
Sim  
Não  
Não  
Não  
Não  
Discreto  
Agente único  
Tipos Básicos de Agentes  
Existem cinco tipos básicos de agentes:  
Agentes reativos simples.  
Agentes reativos baseados em modelos.  
Agentes baseados em objetivos.  
Agentes baseados na utilidade.  
Agentes com aprendizagem.  
Agente Reativo Simples  
Agentes reativos selecionam ações com base somente  
na percepção atual.  
Exemplo: agente aspirador de pó  
Função AGENTE-ASPIRADOR-REATIVO ([posição, estado])  
retorna ação  
Inicio  
se estado = sujo então  
retorna aspirar  
senão se posição = A então  
retorna direita  
senão se posição = B então  
retorna esquerda  
Fim  
Agente Reativo Simples  
Agente Reativo Simples  
O funcionamento do agente reativo é  
baseado em regras de condição-ação: if  
condição then ação.  
São simples, porém limitados:  
Funcionará somente se a decisão correta puder ser  
tomada com base apenas na percepção atual.  
Ambiente completamente observável.  
Agentes Reativos Baseados em Modelos  
Um agente reativo baseado em modelo pode lidar com  
ambientes parcialmente observáveis.  
O agente deve controlar as partes do mundo que ele não  
pode ver.  
O agente deve manter um estado interno que dependa  
do histórico de percepções e reflita os aspectos não  
observados no estado atual.  
Agente baseado em modelo é um agente que usa um  
modelo de mundo.  
Como o ambiente evoluí independente do agente?  
Como as ações do próprio agente afetam o mundo?  
Agentes Reativos Baseados em Modelos  
Agentes Reativos Baseados em Modelos  
Conhecer um modelo do mundo nem  
sempre é suficiente para tomar uma boa  
decisão.  
Exemplo:  
Um agente Motorista de Táxi chega a um  
cruzamento com três caminhos, qual direção  
tomar?  
Simplesmente reagir? mas existem três reações  
possíveis.  
Examinar o modelo de mundo? não ajuda a  
decidir qual o caminho.  
A decisão depende de onde o táxi está tentando  
chegar.  
Agentes Baseados em Objetivos  
Agentes baseados em objetivos expandem as  
capacidades dos agentes baseados em modelos  
através de um “objetivo”.  
O objetivos descreve situações desejáveis.  
Exemplo: estar no destino  
A seleção da ação baseada em objetivo pode ser:  
Direta: quando o resultado de uma única ação atinge o  
objetivo.  
Mais complexa: quando será necessário longas  
sequências de ações para atingir o objetivo.  
Agentes Baseados em Objetivos  
Para encontrar sequências de ações que  
alcançam os objetivos são utilizados  
algoritmos de Busca e Planejamento.  
A tomada de decisão envolve a  
consideração do futuro, o que não  
acontece com o uso de regras de condição-  
ação.  
O que acontecerá se eu fizer isso ou aquilo?”  
O quanto isso me ajudará a atingir o objetivo?”  
Agentes Baseados em Objetivos  
Agentes Baseados em Objetivos  
O agente que funciona orientado a objetivos  
é mais flexível do que um agente reativo.  
Entretanto, o objetivo não garante o  
melhor comportamento para o agente,  
apenas a distinção entre estados objetivos  
e não objetivos.  
Agentes Baseados na Utilidade  
Agentes baseados na utilidade buscam  
definir um grau de satisfação com os  
estados. O quanto o agente está “feliz” com  
aquele estado.  
Se um estado do mundo é mais desejável  
que outro, então ele terá maior utilidade  
para o agente.  
Utilidade é uma função que mapeia um  
estado para um número real que  
representa o grau de satisfação com este  
estado.  
Agentes Baseados na Utilidade  
Agentes com Aprendizagem  
Agentes com aprendizado podem atuar  
em ambientes totalmente desconhecidos e se  
tornar mais eficientes do que o seu  
conhecimento inicial poderia permitir.  
Em agentes sem aprendizagem, tudo o que o  
agente sabe foi colocado nele pelo projetista.  
Agentes com Aprendizagem