Wings 3D - um Fantástico modelador Free!
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais
Wings 3D - um Fantástico modelador Free!
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

huntergamer escreveu:
cara valeu mesmo
gostei do pessoal daqui
sempre dispostos a ajudar
quero aprender e ajudar os novatos também
cara parabens ai velho
valeu mesmo...


Valeu, irmão! Very Happy Nesse período do ano, está meio pedreira para mim, o trabalho tá muito puxado... Se não fosse isso ajudava mais.
Não to tirando hora de almoço e ontem fui dormir 1:30 da madrugada fazendo projetos... Pra quem acorda todo dia às 5:30 é dose... Rolling Eyes se bobear, tem trabalho no fim de semana. Tá difícil estudar o 3D Game builder também.

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Mai 08, 2009 1:22 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

Mas mesmo assim você anda ajudando...
Cara valeu mais uma vez, mas não querendo abusar, você que entende de modelação, poderia escrever tutoriais...
pra gente ia ajudar muito, depois da uma olhada lá no outro topico, o do blender...
logo eu vou por os tutoriais dos gringos la...

_________________
Não mais tão novato
Sex Mai 08, 2009 7:50 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Lista de tutoriais Gringos do PuzzledPaul:

http://www.wings3d.com.br/paulthepuzzles/aardvarks.html

Quem saca de inglês vai adorar, quem não saca (como eu Embarassed ) usa o tradutor Google...

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Mai 08, 2009 10:39 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

Mais uma duvida...
Como faço para aplicar textura ou coloração no wings????
valeu...

_________________
Não mais tão novato
Dom Mai 10, 2009 8:14 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

huntergamer escreveu:
Mais uma duvida...
Como faço para aplicar textura ou coloração no wings????
valeu...


O sexto menu da esquerda para a direita, em cima, (janela ou Windows) tem na primeira linha um link chamado índice geral ou outline, se eu não me engano. Clicando ali, abre uma pequena janela que mostra tudo o que tem no seu arquivo, materiais, objetos, luzes, etc.
Primeiramente, sem estar nada selecionado, você deve criar um material. Use o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela e vá descendo até achar a opção de criar um material. Abre primeiro uma janela que mostra o nome "novo material". Depois que você der o nome e der o ok, abre uma nova janela que permite que você configure esse material Tem uma bolinha mostrando a cor e umas barras de rolagem que mostram a regulagem de força de cada ítem. Tem uns quadrados brancos, clicando no primeiro, o canal difuse, abre uma segunda janela que lhe permite mudar as cores. Qdo der ok, você volta à janela anterior e vai ver que a bolinha muda para a cor escolhida. Dê ok para salvar o material, que vai aparecer na janelinha índice geral.
Crie um objeto qualquer. Selecione a face ou as faces que quiser colorir (nota, qdo se cria um novo objeto, ele tem por material o Defalt). Mantenha a seleção. Vá na janela de índice geral, clique sobre o novo material que você criou e mantendo o botão esquedo do mouse precionado, arraste o material para cima da seleção (o ponteiro do mouse vira uma mãozinha). Quando você soltar o mouse, o wings pergunat na primeira opção se é para aplicar o material sober a seleção ou sobre todads as faces do objeto. Escolha a primeira. Pronto. Você terá um objeto de 2 ou mais cores, é só ir criando materiais e aplicando nas faces.
A texturização ou UV Maping é um pouco mais complicado. Antes de começar, leia esse tutorial:
http://www.wings3d.com.br/forum/viewtopic.php?t=517

Vou procurar um tutorial melhor de UV maping, mas por hora, tem esse aqui:
http://www.quinlor.de/tutorials/fig_uv1.html

Paralelamente a isso, faça a seguinte experiência: crie um objeto, selecione algumas arestas. Depois, vá no 4º menu do wings, lá em cima, Select ou selecionar, e escolha a última linha, que lhe permite a criação de um novo grupo. Você pode nomear essa seleção. O Wings armazena seleção de grupos de vértices, arestas,, faces, mas esse das aresta é importante pque é o processo mais fácil para mapear. Uma vez salva a seleção, quando você abrir esse menu novamente, vai aparecer também a opção "selecionar grupo", e ali, à direita, você poderá escolher selecionar os grupos que você criou!
No futuro, dentro da janela de mapeamento, você poderá usar um grupo criado de arestas para mostrar ao programa como ele deverá abrir o modêlo em 2D (onde deve cortar) para que seja gerado o mapa de textura (UV maping é isso, você abre o modêlo 3D em uma plano 2D, como um mapa planisfério abre o planeta terra não plano 2D). O Material novo criado armazena este mapa de coordenadas. Se você editar essa imagem gerada pelo wings, colocando sobre ela por exemplo a imagem de um céu, quando essa imagem for lida pelo programa ele vai mostra essa alteração no seu modêlo em 3D, você verá o céu no local da imagem onde a imagem for colocada!
Não se esqueça que o wings não armazena as texturas que você criar dentro dele, elas ficam externamente na pasta em que você salvar. Se você criou uma textura e depois que terminar o modêlo deletar ela da pasta, quando abrir o wings ele vai dizer que a aimagem está ruim e não vai mostrar mais a textura...
Para usar no 3D game builder, você terá que usar mapeamento de textura, o lance de colorira arestas com materiais do wings não será reconhecido por outros softwres nos modêlos exportados.
Veja os dois tutoriaias e pratique.
Só não sei se este é o local certo para a gente discutir isso, afinal o fórum não tem uma sala especial para discutir outros programas, espero que o Edirlei não se chateie, odeio desrespeitar regras de fóruns...

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Dom Mai 10, 2009 10:41 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Esqueci de dizer, clicando com o botão direito em qualquer material da janela indice geral, abre um menu que permite editar, renomear, excluir ou duplicar qualquer material ou objeto.

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Dom Mai 10, 2009 10:44 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

valeu lemos
vou dar uma estudada por aqui....
voce sabe o que aconteceu com o mililo????????
o cara manjava bem a programação do programa
mas se você entender um pouco, de uma olhada no meu post do criar batalha para mim e ve se você sabe como se faz...
mas desde já obrigado pelo ajuda na modelação...
e os videos não funcionaram mesmo...
fazer o q
valeu de novu lemos...



_________________
Não mais tão novato
Dom Mai 10, 2009 10:56 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

E ai Lemos...
cara queria te agradecer...
graças a voce estou desvendando o wings...
velho fiz o inicio da estrutura de um rosto e, apesar de ainda estar meio torto... queria poder te mostrar...
so que eu não tenho como postar em lugar nenhum...
depois me passa seu e mail par eu te mandar o arquivo...
cara valeu mesmo................

_________________
Não mais tão novato
Qua Mai 13, 2009 12:44 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 3 de 6