Onibus - Modelagem passo-a-passo
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais
Onibus - Modelagem passo-a-passo
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Onibus - Modelagem passo-a-passo
Amigos, resolvi abrir esse tópico para mostrar um passo-a-passo de modelagem para ajudar as pessoas em seus trabalhos. Os programas a serem usados são os queridos Wings3D e Blender 2.49a.
Vamos lá, o Wings3D você vai encontar na página principal do fórum oficial brasileiro:

http://www.wings3d.com.br/

Esse é o fórum; o registro é gratuito e a galera ajuda muito:

http://www.wings3d.com.br/forum/

O Blender você baixa daqui:

http://www.blender.org/

Dois Fóruns obrigatórios de Blender:

http://www.blender.com.br/
http://www.procedural.com.br/

Bom, nesse tutorial, não poderei explicar tudo que você precisará saber sobre os programas. Basta você ver o imenso números de posts que cada fórum tem, mas darei uma pequena luz.
Bom, uma vez baizxado o wings3D e einstalado (a instalção não tem mistério), quando ele iniciar você vai ver a seguinte janela:



Bom, na verdade você não vai ver essa cruz aí no meio, isso eu fiz para iniciar o trabalho. Você vai estranhar o Wings pque na janela parece que não tem nada! Isso pque a maioria dos menus é chamado usando o botão direito do Mouse e esses menus mudam de acordo com o que está selecionado. Se nada estiver selecionado, existem opções para criar primitivas (cubos, esferas, luzes, materiais). Se um objeto está selecionado (ou parte dele), os menus são para editá-lo.
Outros menus estão em arquivo, ferramentas, etc... Os menus inicialmente não estão em português, e sim em inglês, essa foi uma escolha pessoal minha que o wings nos permite, atravéz do menu Editar > Preferências > Interface do Usuário.
Você também está vendo aí uma janelinha, índice geral ou Outliner, que mostar tudo que tem no seu arquivo, objetos, materiais, imagens, luzes, etc... Aí você já vê 3 imagens que eu importei. O Wings só aceita imagens quadradas com tamanhos múltiplos de 2: 128x128, 512x212, etc...
Uma outra coisa interessante são as pirâmides que tem em cima, no centro (nas novas versões são cubos, essa do meu trabalho é meio antiga). é para escolher, respectivamente: vértices, arestas, faces e o objeto como um todo.
as duas da direita são para ter uma prévia do render e a alternar entre a vista ortográfica e a perspectiva. No canto superior direito você pode escolher ver ou não a grade e os eixos.
Bom, vamos às imagens que iremos usar; a imagem original que eu recebi antes de ser dividida foi essa:

[img]http://img405.imageshack.us/img405/3443/nibus.jpg [/img]

E agora ela dividida em 3 para ser aplicada na cruz que está na imagem:




[img]
http://img22.imageshack.us/img22/904/onibus3.jpg[/img]

Bom, essas imagens só irão servir para guiar a modelagem, a textura final a ser aplicada no modêlo por meio de mapeamento UV deverá ser outra. Aqui tem uma imagem de como deveria ser essa textura (claro que não vai ser essa!!!):
http://marketingecv.files.wordpress.com/2009/03/vitoria-bus.jpg

Para fazer essa cruz, primeiro eu Criei um cubo. para isso, cliquei com o botão direito em qualquer lugar vazio da janela e pedi Cubo. Depois eu alterei a escala pelo eixo X, até reduzir a 1% do tamanho nesse eixo. Em cima, à esquerda, enquanto você diminui, aparece uma caixa de texto que mosta o precesso de alteração de tamanho. Isso pode ser determinado precisamente se você clicar com a tecla TAB, ela exibe uma caixa onde você escreve diretamente o valor que você quer em porcentagem. Basta dar enter.
Depois, selecionando o cubo já estreitado, eu dupliquei e não o movi. Depois eu cliquei com ele selecionado com o botão direito e escolhi Girar no EIXO Y (note que o eixo da vertical do Wings é o Y e não o Z!!!); cliquei em TAB, escolhi 90º e dei enter. Aí você tem a figura.
Bom, eu tenho muito pouco tempo, talvez eu só consiga fazer isso na minha hora de almoço, então tenham paciência se o post ficar longo. Se o trabalho deixar, eu dou um pega melhor. Eu nem sei se vou postar isso no fórum porque é primário demais para eles... Embarassed
Um abraço a todos! Very Happy



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Ago 25, 2009 4:39 pm Exibir perfil de usuários
ricardodr
Novato
Novato


Registrado: 20/04/09
Mensagens: 61

Gostei do tutorial,
Parabéns =D

_________________
PESSOAL PROBLEMA COM ORKUT, TIVE QUE FAZER OUTRO :/

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=12168388696119270790
Ter Ago 25, 2009 6:00 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

ricardodr escreveu:
Gostei do tutorial,
Parabéns =D


Valeu, ricardodr!

Continuando. Vamos aplicar as imagens importadas às faces dos cubos para usar como referência. Uma coisa que eu esqueci de dizer é que para descelecionar no wings, usamos a barra de espaço, ok. Wink . Se você clicar nas letras dos eixos, você visualiza a cena no sentido deles, por exemplo, se quiser ver a lateral do cubo no sentido da seta azul do eixo Z, tecle a letra Z. Se quiser o lado oposto dessa lateral, Shift+Z. O Shift é para ver do outro lado. Outra coisa, os atalhos de teclado pré-configurados só aceitam letars minúsculas, se a tecla Caps lock estiver apertada, não vão funcionar. Como qualquer programa, ao lado dos menus tem o atalho correspondente.
Bom, vamos até o fórum, no seguinte link:

http://www.wings3d.com.br/forum/viewtopic.php?t=517

Esse é um tutorial de Snap Image, que é uma forma de mapeamento ultra simples, que é perfeito para nosso caso, mas não serve para casos mais complexos. Ao cubo que está no eixo X, vamos aplicar de cada lado dele uma lateral, de modo que a frente do ônibus fique voltada para o eixo X (que é a frente de todos os modêlos MD2 no 3D Game Builder). Ao cubo que está no eixo Z vamos colocar a imagem do ônibus de frente. Clique na segunda pirâmide da esquerda (ou cubo se a sua versão for mais recente) para termos a vista ortográfica. No Menu visualizar, você pode fazer isso marcando ou desmarcando a vista Ortográfica. Clique em Z e na face, aplique a imagem Onibus 2, com o Snap Image. O Snap Image fica no Menu Ferramentas (em inglês deve ser Tools, já nem me lembro mais!). Depois, usando Shift+Z, vire para o outro lado e aplique a imagem onibus 1.
Quando tiver o ônibus aplicado dos dois lados, duplique esse cubo e gire ele 90º, de modo que o sentido dele seja o do eixo Z. Isso irá permitir que você possa ver a lateral do ônibus enquanto aplica a imagem da frente, para que ela fique alinhada corretamente.
Os materiais no Wings são aplicados da seguinte forma:
1 - Selecione uma face, um grupo de faces ou o objeto todo.
2 - Abra a janelinha índice geral.
3 - Clique no material que você quer e arraste até em cima da seleção, sem soltar o ponteiro esquerdo do mouse.
4 - Solte em cima da seleção.
5 - O programa pergunta se é na seleção (primeira opção) ou se é no objeto todo. Confirme clicando com o mouse na opção e o material estará aplicado.
Se você errar neste processo de snap image, basta clicar na face e arrastar o material Defalt para cima dela e volta tudo á estaca Zero.

Bom se você fêz tudo certo, deve ter essa imagem:



Note que a lateral do ônibus duplicado está ao lado, eu usei como guia e na janela outliner tem os Materiais correspondentes às imagens, Defalt ônibus1, Defalt Onibus2, etc.. Agora eu tenho uma referência de comprimento, largura e altura para trabalhar.
Assim que puder, continuamos!
Abraço!
Wink

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Ago 25, 2009 8:31 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Caraca, esqueci de dizer uma coisa fundamental!!! Todo arquivo que você trabalhar do wings, é bom criar uma pasta para ele e colocar todos os arquivos junto, para evitar deletar depois. Se você não fizer isso, tenha o cuidado de nunca mover as imagens associadas ao arquivo, pque o wings não importa realmente, ele usa uma referência externa, então se você deletar as imagens ou trocar elas de lugar, ele não vai achar asi imagens e vai dar erro! Se tudo estiver numa pasta, facilita na hora de trnasportar, gravar em CD, Pendrive, etc... Transporte toda a pasta de arquivos.
Se isso acontecer com você, basta importar a imagem de novo do lugar onde você colocou e reaplicar ao material. Na janela outliner, você pode arrastar a imagem para cima do material sem soltar o botão esquerdo do mouse. O programa pergunta como você quer aplicar a imagem, use a primeira opção, difuse.
Abraço.

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Ago 25, 2009 8:38 pm Exibir perfil de usuários
OIGAMES
Usuário
Usuário


Registrado: 14/03/09
Mensagens: 405
Localização: Araci - Bahia

Gostei do tutorial
A MODELAGEM TA FICANDO LEGAU!

Parabéns ai!

_________________
"Não Perca a Força e o sonho, Não deixe nunca de acreditar... Que tudo vai acontecer..."
Chance - Rosa de Saron
_________________________________________________
e-mail:danvictor20@gmail.com
Site: http://www.danilostudios.com
Site de Games: http://www.games.danilostudios.com
Twitter: http://twitter.com/Victorzinhow
Ter Ago 25, 2009 11:39 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Muito bom Lemos, Parabéns!
Qua Ago 26, 2009 2:23 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Continuando...
Mais umavez, obrigado amigos pelos comentários.
Bom, vamos continuar o tutorial. Hoje, para variar, estou com pouco tempo e uma internet Tartaruga; disseram para gente que era Velox, mas eu acho que é "LENTOX"... Agora que já temos uma referência em 2D do modêlo, crie um cubo, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar vazio da tela e escolher "Cubo". Ele vai aparecer no centro da cruz com as imagens. Você vais precisar selecionar ele todo, clicando primeiro na 4ª Pirâmide (a toda Vermelha) e depois clicando nele. Assim que ele estiver selecionado (ele fica vermelho), clique com o botão direito do mouse até que ele fique mais ou menos deste jeito:



Agora vamos trabalhar com a eixo -Z, tecle Shift+Z e depois clique na segunda pirâmide do canto superior direito, que é para colocar na vista ortográfica. Você vai ver o modêlo deste modo:



Agora você pode ir alterando a escala e movendo ele no eixo Y (basta o cubo estar selecionado que essas opções aparecem no menu do Botão direito, alterar a escala uniformemente, alterar a escala em um eixo, mover, etc...) para cima e para baixo, até que o cubo fique alinhado com o teto e o fundo do ônibus.
Como você já deve ter notado, nós vamos esquecer a largura e vamos trabalhar só com comprimento e altura. Mas se iremos modelar o cubo conforme o desenho, então como ele é opaco, vai tampar toda a figura! Mas para isso, vá no menu visualizar e clique em "Aramado". O cubo via ficar assim (se todas as arestas estiverem selecionadas):



Para voltar ao modo normal, opaco, vá em visualizar e escolha "Sombreado". Agora selecione o cubo todo, clique na 1ª Pirâmide para que todos os vértices sejam selecionados. Coloque na vista ortogràfica e clique em Shift+Z de novo e altere a escala do cubo no Eixo X (sentido do comprimento do ônibus), até que o cubo se alungue até pegar todo o comprimento do ônibus. Com o cubo no modo aramado, fica fácil fazer isso pque você vê a figura atrás. Quando tiver conseguido isso, desselecione tudo e mude para o modo aresta (2ª Pirâmide e selecione qulaquer uma das 4 arestas no sentido do comprimento. O Wings tem uns atalhos de teclado bem legais. Teclando "L" (sempre minúsculo), você seleciona todas as arestas em Loop (uma seguida da outra). Clicando em "G", você seleciona as arestas paralelas, e é isso que vamos fazer agora para selecionar todas elas. Se você fêz tudo ceto até agora, seu arquivo deve estar assim:



Agora, nós vamos dividir o cubo em várias partes para poder fazer os os contornos. Entenda que o processo de modelagem pode variar de pessoa para pessoa e os resultados podem ser os mesmos. Por exemplo, muitas pessoas costumam modelar pessoas começando pela cabeça, gerando o corpo a partir do pescoço. Outras preferem começar pelo tronco, mas nenhum dos dois métodos é errado. Com a prática você vai escolher o melhor para você. Existem alguns cuidados básicos, como evitar criar polígonos que não sejam quads (com 4 lados), tais como de 6, 7 lados. É bem mais fácil usar quads. E também procure fazer os modêlos iniciais o mais simples possível, depois vá fazendo os detalhes, principalmente pque esse tem que ser um modêlo LOW POLY, com o mínimo de polígonos possível. Essa parte inicial do tutorial está meio lenta pque eu tenho em mente que haverá pessoas acompanhando que NUNCA usaram um programa 3D. A medida que formos avançando, eu irei pulando algumas etapas.
A princípio, precisamos de uma linha que corte o cubo na altura onde a frente dá uma descida e também no início e no fim das aberturas de cada roda. Como a linha da descida do teto parece coincidir com a primeira da abertura da roda da frente, vamos usar só 4 linhas. Mas o Wings corta o objeto em segmentos e não por linhas. Bom, teremos um segmento antes da roda da frente, um segmento na roda da frente, um entre as 2 rodas, um na roda de trás e finalmente um após aroda de trás. Isso dá 5 segmentos. Então, com as 4 restas selecionadas, clique com o botão direito do Mouse, escolha "Corta" e no próximo menu, escolha 5. O Cubo ficou dividido em 5 partes iguais (que não coincidem com o que queríamos!) e o modo muda automaticamente para vértices, que já ficam selecionados. Agora, vamos usar o atalho "Conectar", clique na letra "C". As linhas surgirão como mágica! Você pode fazer isso sempre que precisar ligar dois vértices, gerando uma aresta entre eles.
Se você fêz tudo certo até aqui, você deve estar com seu modêlo assim:



Isso é uma doideira, enquanto estou modelando e postando as fases, estou fazendo plantas, passando e-mais, etc... rsrsrs! Bom, agora, temos que posicionar as linhas em seus lugares. Para isso, use a barra de espaço para desselecionar tudo, e mudo para o modo aresta. Selecione a primeira aresta, tecle "L", para selecionar todas as arestas em loop, e depois abra o menu do botão direito, escolha "deslizar". Isso faz com que as arestas se desloquem ao longo do modêlo para onde você quiser! Faça isso com cada uma das 4 arestas até obter esse resultado:



Bom, por enquanto vou dar uma pausa, se der hoje ainda eu continuo. Abraço, amigos!



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Ago 27, 2009 2:09 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Voltando de onde paramos; vamos preparar os vãos das rodas. Neste ponto, é interessante criar um loop geral em torno do ônibus. O Wings permite que criemos uma caixa de seleção clicando e arrastando o mouse, desta forma, se a caixa cortar todas as arestas verticais, todas seriam selecionadas, mas haveria seleção das arestas dos cubos que compõem o cnário com as imagens, a cruz central. Para evitar isso, clique m qualquer aresta vertical e tecle G, todas as arestas verticais estarão selecionadas. Uma vez que todas estejam, podemos usar um recurso muito útil: lembra da tecla "C", conectar? Se você não for dividir em mais de 2 segmentos, basta teclar e todas as arestas serão cortadas pelo meio! Depois, ainda na vista lateral, e com esse novo loop ainda selecionado, clique com o botão direito e escolha deslizar. Leve o loop até a linha acima das aberturas das rodas. Se você fêz tudo certo, terá um loop cortando todo o ônibus, assim:



Agora, vamos abaixar a parte da frente do teto. Para isso, teremos que selecionar a primeira aresta de cima, da esquerda, na parte da frente do ônibus. Na vista ortográfica é meio difícil de selecioná-la, então temos que dar uma rotacionada no desenho, assim como está o a figura acima, (putz, esqueci de dizer que a câmera rotaciona com um clique no botão central do mouse e o zoom é feito com o scroll!!!!) para poder visualizar a aresta e selecioná-la. Depois de selecionada, tecle Shitt+Z e volte à vista ortográfica lateral. Clique com o botão direito para aparecer o menu e escolha a opção mover; mova a aresta nos eixos Y e X até que a frente do ônibus fique mais ou menos assim (quase não aparece por causa do fundo preto):



Para fazer as caixas de rodas, vamos selecionar todas as 4 arestas que ficam embaixo de cada uma das rodas da figura (são duas de cada lado). Depois, botão direito, cortar, escolha 3 e dê oK. Isso criará 2 vértices (que já ficarão selecionados) em cada uma dessas pequenas arestas. Dê um "C" para conectá-los com os seus pares do outro lado, assim:



Com isso criamos novas faces transversais entre as faces que já existiam embaixo. Isso é necessário para que quando as façamos entrar para criar as cavidades, o restante do modêlo não seja afetado. Selecione essas 2 novas faces e com o botão direito escolha "alterar escala por um eixo" e escolha o X, para que lelas fiquem mais largas. Depois, com elas ainda selecionadas, volte à vista lateral com Shift+Z, botão direito, escolha "mover", pode ser perpendicular ou eixo Y, e suba elas até que quase toquem no topo das caixas de roda, assim:



Eu dei uma rotacionada no modêlo para que você veja as faces selecionadas e como elas foram movidas. As caixas de rodas estão muito quadradas, teremos que criar mais faces para arredondar, o problema é que isso tem um limite... Temos que achar um equilíbrio entre uma curva suave e também uma baixa quantidade de polígonos. Para fazer isso, vamos usar uma ferramenta chamada Chanfrar (em inglês Bevel). Isso consiste em pegar uma aresta que forma uma quina e suavizá-la. par isso, gire o modêlo, descelecione as faces e selecione somente as 2 arestas que cortam cada uma no sentido do eixo Z, assim:



Agora, com essa visão por baixo, vamos usar o botão direito e escolher chanfrar. Faça isso com calma, até que fique assim:



Com isso, você já está conhecendo as ferramentas básicas do Wings:
Já sabe criar uma primitiva e mudar o seu tamanho de forma uniforme ou em um determinado eixo;
Já sabe escolher uma face, aresta ou vértice e movê-los.
Já sabe criar arestas e loops, deslizá-los e agora, chanfrá-los.
Está fantando uma ferramenta importantíssima, mas antes, vamos selecionar as arestas que estão dentro dessas caixas de rodas (são 4 em cada uma agora) e dar mais uma chanfrada em cada uma, para termos uma caixa de roda melhor; depois, tire da vista ortográfica clicando de novo na 2ª pirâmide, vá em Menu > Visualizar >sombreado, e deixe o modêlo Opaco, assim vamos ver como está ficando:



Bom, como eu dizia, faltava uma ferramenta importantíssima, que é o projetar (em inglês, Extrude). Essa ferramenta até agora não foi usada, mas fique certo que durante uma modelagem vai ser um das mais usadas. Projetar uma face consiste em você selecionar ela e criar um novo polígono a partir dela. Usaremos ela para criar as 2 elevações que existem em cima do teto. Antes, criaremos 2 loops de arestas, cortando o ônibus de cima a baixo, uma bem no início da caixa maior e outra bem no início da menor. Vejam como ficaram os dois novos loops selecionados:



Com isso, criamos 2 novas faces no teto, com o comprimento das caixas, em cima. Selecione essa duas novas faces:



Agora, volte à vista lateral, com essas duas faces selecionadas e escolha "Projetar" (botão direito), perpendicular ou Eixo Y (note que conforme você movimenta o mouse, elas podem subir ou descer) e leve elas juntas até que fiquem na altura das caixas na figura de fundo:



As faces projetadas continuam selecionadas, então, botão Direito, alterar escala por um eixo, "X", e encolha elas para que fiquem com o mesmo caimento da figura. Se o caimento das duas não puder ficar certo reduzindo as duas ao mesmo tempo, faça com cada uma separadamente. Depois, mude a visualização para sombreado, tire da vista ortográfica e veja como ficou:



Bom, com isso eu mostrei as ferramentas básicas do Wings e da maioria dos modeladores 3D. Continuarei agora a fazer os detalhes do modêlo usando essas mesmas ferramentas e posto as etapas mais avançadas, até quando chegar a hora de acertar o modêlo lateralmente. Se houver necessidade de usar outras ferramentas, eu mostro.

Abraço!



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Ago 27, 2009 6:37 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3