Onibus - Modelagem passo-a-passo
Ir à página Anterior  1, 2, 3
 
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais
Onibus - Modelagem passo-a-passo
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Continuando agora com o problema resolvido...
potenthorse escreveu:
isso que é usar a inteligencia


Valeu irmão, rsrsrs Embarassed ...

Bom amigos, em função da minha descoberta sobre as texturas e o script cíclico, resolvi fazer as rodas ligadas ao modêlo (vai ser pedreira mapear e criar grupos no Blender...). Para isso, tive que mudar a estrutura que fica entre as rodas. Note que além de descer bem as linhas, eu modifiquei algumas. Depois disso eu liguei duas arestas por uma aresta horizontal e gerei um quadrado. Ajustei o comando, mudei pro modo face, selecionei essa nova face quadrada e usei o subdividir, para criar um octogono (é o mínimo necessário para não ficar tão facetado). Depois apaguei a cruz de arestas que se formou, e ficou um octógono limpo em cada caixa de roda. É a partir deles que sairão os eixos das rodas .
Também aproveitei para gerar os retrovisores, agora só falta espelhar. Veja como está até agora:



Bom, apesar de ser possível gerar as rodas projetando elas diretamente desses octógonos, como eles não são exatos, o ideal é criar cilindros perfeitos, e depois criar uma ligação entre esses novos cilindros (rodas) e esses octógonos (eixos). As rodas dianteiras são diferentes das traseiras. As dianteiras tem as rodas saindo dos pneus e as traseiras são duplas e ficam embutidas. Bom, fiz a primeira das dianteiras. Ela ficou saliente. Tem muitos detalhes que eu adoraria fazer, mas tenho que resistir à tentação!!! Esse foi o mais simples que consegui, feito a partir de um cilindro de 16 faces:



Precisamos fazer com que a a face que exista atás tenha também 8 lados ou o comando que usarei, o ligar, não irá funcionar. Então, projeto a parte de trás, com 16 lados, normalmente, ecolho ela alterando a aescala uniformemente, e depois deleto 8 arestas alternadas e 8 vértices, de modo que essa face fique com 8 lados. Agora dá para fazer, vejam como ficou:



Agora, seleciono a roda toda, mudo para aramado (para ficar transparente), vista ortográfica, depois mudo para vértice (todos ficam selecionados) e movo ela atá ficar bem na frente da face a ser ligada. Seleciono a face de 8 lados atrás da roda e depois a face de 8 lados que tem dentro da caixa de roda dianteira (eixo) e com essas 2 faces selecionadas, uso o cmando ligar (botão direito do mouse; veja o que vai acontecer:



Agora é só selecionar todos os vértices dessa roda (ou todas as faces). O Wings tem um recurso muito interessante. Se você selecionar uma face e for teclando no sinal de "+" do teclado numérico, ele vai selecionando faces a partira da primeira selecionada e vai aumentando a seleção. O Sinal de "-" faz o oposto. Podemos selecionar a face externa da roda e ir clicando em + até que toda a roda esteja selecionada, mas não selecione nenhuma face do eixo. Co a roda selecionada, mova ele no eixo Z até que ela esteja dentro da caixa de roda. Vou fazer o mesmo agora com a roda traseira (note que só preciso fazer uma lado do ônibus, depois espelho o outro!) Após a modelagem, posicionamento da roda traseira, depois a ligação com a com a carroceria e, finalmente, o encaixe da roda dentro da sua caixa, vejam como ficou:



Por hoje é só gente, vou fazer uma outra coisa aqui. O próximo passo é a modelagem de uma cópia desse ônibus com mais detalhes para o render que vai gerar as texturas. Esse modêlo está pronto para ter suas faces convertidas para triângulos. Como vocês podem ver, não é um trabalho fácil. Já estamos com 610 polígonos, que bom que o nosso limite é 4.096! O modêlo ainda pode ser mais enxugado, mas existe o risco de ficar feio... Se fazer um modêlo é fogo, imagine lowpoly, que é trabalhar com limites...

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Seg Set 07, 2009 9:49 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Continuando agora com o problema resolvido...
Uma das imagens não apareceu Confused :

"Precisamos fazer com que a a face que exista atás tenha também 8 lados ou o comando que usarei, o ligar, não irá funcionar. Então, projeto a parte de trás, com 16 lados, normalmente, ecolho ela alterando a aescala uniformemente, e depois deleto 8 arestas alternadas e 8 vértices, de modo que essa face fique com 8 lados. Agora dá para fazer, vejam como ficou:"




_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Seg Set 07, 2009 11:45 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Continuando agora com o problema resolvido...
Galera

Já salvei um segundo arquivo do ônibus e transformei todas as faces em triângulos. Aí, já marquei as arestas para o corte da malha e fiz o mapeamento UV. Eis aqui a textura gerada, pronta para ser trabalhada:



Estou pensando em fazer o render no Blender para aproveitar os recursos da câmera ortográfica e Ambiente Oclusion. A idèia é aplicar a textura sobre esse mapeamento, renderizar e depois pegar as imagens renderizadas e com os efeitos e substituir as originais na textura.
Já posso falar mais diretamente sobre o mapeamento UV porque eu explico como fazer no meu tutorial de MD2.

Abraço a todos. Very Happy



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Dom Set 13, 2009 2:57 am Exibir perfil de usuários
potenthorse
Usuário
Usuário


Registrado: 30/08/09
Mensagens: 311
Localização: brasilian-df

ta ficando otimo,parabens lemos


Dom Set 13, 2009 12:06 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

potenthorse escreveu:
ta ficando otimo,parabens lemos


Valeu amigo.

Esse processo de fazer a textura é bem complexo, e infelizmente eu não domino muito bem a técnica. Eu apanho muito neste processo, por isso acabei por inventar alguns métodos próprios, que possam suprir as minhas deficiências, mas eu acho que está ficando melhor do que eu esperava, vejam o processo nas laterais até agora (nada imapede que alguma coisa seja mudada depois de aplicada no modêlo... Rolling Eyes ) :



Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Set 15, 2009 1:58 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

RENDERS
Galera, seguem os renders finais; a princípio, a textura usada. Estou trabalhando com 512 x 512:



Agora, como está ele com a textura dentro do wings3D:



Seguem a seguir 2 renders feitos com o renderizador externo Yafray. Usei 3 luzes simples, cada render demorou só uns 10 segundos. Esses renders não condizem muito com realidade porque não é assim que o ônibus será mostrado pelo 3DGameBuilder, que usa o OpenGl:





Aqui um render usando o OpenGL nativo do Wings. Fica mais próximo da realidade. O ruim é que usar texturas maiores que 512x512 podem pesar na máquina. O ideal seria 1024x1024... Infelizmente, com 512 x 512, perdem-se muitos detalhes:



Aqui, finalmente, uma visão pelo Model View, o visualizador de modêlos do 3DGame Builder, que mostra realmente como o modêlo será visto no programa, durante o jogo:



Bom, com isso, estou finalizando a parte de modelagem; ainda preciso criar mais 5 texturas em que as rodas girem 60º, totalizando as 6 um giro completo de 360º. O próximo passo é gerar o modêlo em MD2 com as animações.
Abraço a todos. Cool

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Set 16, 2009 8:00 pm Exibir perfil de usuários
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

PARABENSSSS AE LEMOS QUERIA TER ESSA CAPACIDADE PARA CRIAR TUTORIAIS E TEMPO PENA EU NÃO TER VALEW AE
Sáb Out 17, 2009 2:56 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

claudio escreveu:
PARABENSSSS AE LEMOS QUERIA TER ESSA CAPACIDADE PARA CRIAR TUTORIAIS E TEMPO PENA EU NÃO TER VALEW AE


Obrigado, amigo! Pode não ter ainda, afinal você está iniciando e ainda não tentou, mas vejo que você é um cara esforçado e não dou muito tempo para que você faça algum, que com certeza será muito bem vindo!! Idea

Abraço! Very Happy

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sáb Out 17, 2009 4:24 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3