|
|
|
Autor |
Mensagem |
Tiago
Novato
|
Dúvidas sobre animação |
|
Bem, estou usando o 3ds max para modelar e animar meus modelos.
Fiz alguns testes exportando para .3ds um modelo com uma animação apenas, mas no 3d game builder o objeto fica estatico. Tentei acionar as animações via script em um modelo .3ds, sem sucesso também... Exportei para .md3 e a animação funciou!
Minhas dúvidas:
1 - Para modelos animados tenho que usar o formato .md3 ou md2, caso negativo como faço para funcionar minhas animações em .3ds?
2 - A maioria dos meus modelos tem varias animações ex: Quadro 1 até 10: Andar | Quadro 11 até 20: Correr | Quadro 21 até 30: Parado.
Com base nisso teria algum plugin para 3ds max para .md3 ou .md2 que eu indique isso na exportação, coloque os quadros e o nome da animação?
Para o personagem principal os nomes das animações aparecem no editor de Ator do 3DGB, gostaria de exportar meu modelo e as animações dele aparecerem lá, iguais os exemplos
|
|
Dom Dez 21, 2008 1:54 am |
|
|
Edirlei
Administrador
|
|
|
|
Olá Tiago,
Se eu não me engano o formato 3ds não oferece suporte a animação, no 3D Studio Max você cria as animações e as salva no formato .max, ao exportar o seu modelo para o formato 3ds somente o modelo estático é exportado.
Quanto ao nome das animações não sei te dizer exatamente como fazer isso no 3D Studio Max por não utilizar ele, mas acredito que seja possível fazer isso.
|
|
Dom Dez 21, 2008 4:16 am |
|
|
nasttam
Novato
|
|
|
|
1-
Pelos meus testes também, o 3DS só é importado como Objeto de cenário(estático) e não como modelo ativo.
Infelizmente para o formato MD2 seu personagem não se encaixa. As animações do MD2 são de 5 Frames(Ou seja, 10 Frames é muito).
Já sobre o formato MD3, não há muito material de referencia, sei que ele tem menos limites. Ainda não consegui compreender sua criação.
2-
Existe um plugin para o 3DMAX que converte para MD2, ele é pago.
Você pode comprar sua licença neste site, de acordo com sua versão de programa.
www.qtipplugin.com/
|
|
Dom Dez 21, 2008 8:19 am |
|
|
Tiago
Novato
|
|
|
Edirlei e Nasttam obrigado pelas respostas foram de ajuda.
Edirlei estou pesquisando uma forma de colocar o nome nas animações mas ainda não econtrei, se eu conseguir fazer isso já resolveria meu problema.
Consegui um plug-in para exportar meu modelo para .smd que seria o formato que o half-life usa, mas andei pesquisando e eles usam um arquivo .smd que possui o modelo e outro arquivo .smd que possui a animação.
Acredito que no meu caso o formato mais indicado seria o MD3.
Realmente está difícil de achar um formato para exportar minhas animações para que eu possa tratá-las no 3d Game Builder.
Gostaria de saber qual programa usam para fazer animações?
Poderiam me informar de algum programa onde eu consiga fazer o que estou querendo?
Vou continuar pesquisando e fazendo testes, se eu conseguir eu posto aqui a minha solução.
|
|
Dom Dez 21, 2008 7:04 pm |
|
|
nasttam
Novato
|
|
|
Dom Dez 21, 2008 8:29 pm |
|
|
Thiago W.
Usuário
|
|
|
|
o blender já salva em .md3?
eu sempre tive problemas com o blender, a versão mais atual pareçe que tem um monte de cambios e nenhum tutorial das versões passadas serve praticamente =/
e o milkshape.. ele é bom até mas, a engine dele simplesmente não foi feita para assignar vertices =o
é muito demorado e travado, dá impressão que estou mechendo com software de seilah, 1998
_________________ msn; nickf12@hotmail.com
algumas coisas em 3D minhas;
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15555969804312604691&aid=1202705866
finalmente estou com algum tempo livre por causa das férias, seria ótimo entrar na equipe de alguem ou fazer uma, me chamem XD |
|
Dom Dez 21, 2008 11:52 pm |
|
|
Edirlei
Administrador
|
|
|
|
Olá,
| | Consegui um plug-in para exportar meu modelo para .smd que seria o formato que o half-life usa, mas andei pesquisando e eles usam um arquivo .smd que possui o modelo e outro arquivo .smd que possui a animação. |
Você pode usar o formato smd no 3D Game Builder, porem por enquanto não como o ator principal, mas em "Atores MD2" você pode importar o arquivo do modelo (smd) e durante a execução do jogo criar um script que use o comando "AddModelDataFromFile" para carregar as animações dele. Eu só não deixei este formato para o ator principal ainda por achar que não é um formato muito utilizado.
| | o blender já salva em .md3? |
Sim, não sei se foi algum plugin que eu instalei, mas aqui tem opção para salvar em MD3 e MD2 e funcionam perfeitamente, o único problema do Blender para animação é que ele não importa as animações de outros modelo, por exemplo se eu for nele e importar um modelo MD2 para transformá-lo em MD3 ele não carregar as animações que existiam no MD2 somente o modelo estático, então as animações precisar ser criadas nele mesmo.
|
|
Seg Dez 22, 2008 2:54 pm |
|
|
Patreze
Usuário
|
|
|
|
Edirlei, acho Interessantíssimo utilizar o formato .SMD do half life p/ ator principal...
isso faria muita diferença...
agora quero saber se é viável p/ você apricar esse formato no 3gb??
se for, temprevisão p/ a proxima versão??
aushaushuahsuhaushahssa
acho que é muita coisa é...
mas blz...
|
|
Seg Dez 22, 2008 3:15 pm |
|
|
|
|
|
|