Dúvidas sobre animação
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Modelagem
Dúvidas sobre animação
Autor Mensagem
Tiago
Novato
Novato


Registrado: 11/12/08
Mensagens: 13
Localização: São Paulo

Dúvidas sobre animação
Bem, estou usando o 3ds max para modelar e animar meus modelos.
Fiz alguns testes exportando para .3ds um modelo com uma animação apenas, mas no 3d game builder o objeto fica estatico. Tentei acionar as animações via script em um modelo .3ds, sem sucesso também... Exportei para .md3 e a animação funciou!

Minhas dúvidas:

1 - Para modelos animados tenho que usar o formato .md3 ou md2, caso negativo como faço para funcionar minhas animações em .3ds?

2 - A maioria dos meus modelos tem varias animações ex: Quadro 1 até 10: Andar | Quadro 11 até 20: Correr | Quadro 21 até 30: Parado.
Com base nisso teria algum plugin para 3ds max para .md3 ou .md2 que eu indique isso na exportação, coloque os quadros e o nome da animação?
Para o personagem principal os nomes das animações aparecem no editor de Ator do 3DGB, gostaria de exportar meu modelo e as animações dele aparecerem lá, iguais os exemplos


Dom Dez 21, 2008 1:54 am Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá Tiago,
Se eu não me engano o formato 3ds não oferece suporte a animação, no 3D Studio Max você cria as animações e as salva no formato .max, ao exportar o seu modelo para o formato 3ds somente o modelo estático é exportado.

Quanto ao nome das animações não sei te dizer exatamente como fazer isso no 3D Studio Max por não utilizar ele, mas acredito que seja possível fazer isso.
Dom Dez 21, 2008 4:16 am Exibir perfil de usuários
nasttam
Novato
Novato


Registrado: 12/12/08
Mensagens: 32

1-
Pelos meus testes também, o 3DS só é importado como Objeto de cenário(estático) e não como modelo ativo.
Infelizmente para o formato MD2 seu personagem não se encaixa. As animações do MD2 são de 5 Frames(Ou seja, 10 Frames é muito).
Já sobre o formato MD3, não há muito material de referencia, sei que ele tem menos limites. Ainda não consegui compreender sua criação.

2-
Existe um plugin para o 3DMAX que converte para MD2, ele é pago.
Você pode comprar sua licença neste site, de acordo com sua versão de programa.
www.qtipplugin.com/


Dom Dez 21, 2008 8:19 am Exibir perfil de usuários
Tiago
Novato
Novato


Registrado: 11/12/08
Mensagens: 13
Localização: São Paulo

Edirlei e Nasttam obrigado pelas respostas foram de ajuda.
Edirlei estou pesquisando uma forma de colocar o nome nas animações mas ainda não econtrei, se eu conseguir fazer isso já resolveria meu problema.

Consegui um plug-in para exportar meu modelo para .smd que seria o formato que o half-life usa, mas andei pesquisando e eles usam um arquivo .smd que possui o modelo e outro arquivo .smd que possui a animação.

Acredito que no meu caso o formato mais indicado seria o MD3.

Realmente está difícil de achar um formato para exportar minhas animações para que eu possa tratá-las no 3d Game Builder.

Gostaria de saber qual programa usam para fazer animações?
Poderiam me informar de algum programa onde eu consiga fazer o que estou querendo?

Vou continuar pesquisando e fazendo testes, se eu conseguir eu posto aqui a minha solução. Wink


Dom Dez 21, 2008 7:04 pm Exibir perfil de usuários
nasttam
Novato
Novato


Registrado: 12/12/08
Mensagens: 32

Bom se tu quer MD3:
http://rapidshare.com/files/173774671/D3C_-_CONVERTE_3D2_PARA_MD3.zip

Agora se tu quer animações em MD2, usa o Blender que é de Graça ou o Milkshape3d que é pago.
http://www.blender.org
Dom Dez 21, 2008 8:29 pm Exibir perfil de usuários
Thiago W.
Usuário
Usuário


Registrado: 07/12/08
Mensagens: 87

o blender já salva em .md3?

eu sempre tive problemas com o blender, a versão mais atual pareçe que tem um monte de cambios e nenhum tutorial das versões passadas serve praticamente =/

e o milkshape.. ele é bom até mas, a engine dele simplesmente não foi feita para assignar vertices =o
é muito demorado e travado, dá impressão que estou mechendo com software de seilah, 1998

_________________
msn; nickf12@hotmail.com
algumas coisas em 3D minhas;
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15555969804312604691&aid=1202705866

finalmente estou com algum tempo livre por causa das férias, seria ótimo entrar na equipe de alguem ou fazer uma, me chamem XD
Dom Dez 21, 2008 11:52 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá,

Tiago escreveu:
Consegui um plug-in para exportar meu modelo para .smd que seria o formato que o half-life usa, mas andei pesquisando e eles usam um arquivo .smd que possui o modelo e outro arquivo .smd que possui a animação.


Você pode usar o formato smd no 3D Game Builder, porem por enquanto não como o ator principal, mas em "Atores MD2" você pode importar o arquivo do modelo (smd) e durante a execução do jogo criar um script que use o comando "AddModelDataFromFile" para carregar as animações dele. Eu só não deixei este formato para o ator principal ainda por achar que não é um formato muito utilizado.


Thiago W. escreveu:
o blender já salva em .md3?


Sim, não sei se foi algum plugin que eu instalei, mas aqui tem opção para salvar em MD3 e MD2 e funcionam perfeitamente, o único problema do Blender para animação é que ele não importa as animações de outros modelo, por exemplo se eu for nele e importar um modelo MD2 para transformá-lo em MD3 ele não carregar as animações que existiam no MD2 somente o modelo estático, então as animações precisar ser criadas nele mesmo.
Seg Dez 22, 2008 2:54 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

Edirlei, acho Interessantíssimo utilizar o formato .SMD do half life p/ ator principal...
isso faria muita diferença...

agora quero saber se é viável p/ você apricar esse formato no 3gb??
se for, temprevisão p/ a proxima versão??

aushaushuahsuhaushahssa
acho que é muita coisa é...
mas blz...
Seg Dez 22, 2008 3:15 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Modelagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3