Dúvidas sobre animação
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Modelagem
Dúvidas sobre animação
Autor Mensagem
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

É Patreze se for pensar é algo interessante mesmo, até seria bom fazer uma interface para evitar que as animações sejam carregar por script, seria mais um padrão para personagens com animações que o 3D Game Builder suportaria (MD2, MD3 e agora SMD).

Vou colocar isto na próxima versão até porque a importação do modelo já funciona perfeitamente, só vou precisar adequar a interface e algumas coisas na estrutura do projeto.


Seg Dez 22, 2008 3:26 pm Exibir perfil de usuários
CuecaKiller
Novato
Novato


Registrado: 21/03/08
Mensagens: 13

Edirlei escreveu:
É Patreze se for pensar é algo interessante mesmo, até seria bom fazer uma interface para evitar que as animações sejam carregar por script, seria mais um padrão para personagens com animações que o 3D Game Builder suportaria (MD2, MD3 e agora SMD).

Vou colocar isto na próxima versão até porque a importação do modelo já funciona perfeitamente, só vou precisar adequar a interface e algumas coisas na estrutura do projeto.
Ponto para Eternix Very Happy

Sugestão: Caso não dê de definir o nome, e de que quadro até que quadro vai a animação dos modelos SMD no proprio programa de modelagem. Então faça um sistema onde o próprio usuário difine em qual frame começa e termina a animação, e assim poder dar nomes para estas animações (tipo um botão "adicionar animação").. Desse modo acho que teria mais liberdade.

Não sei como trabalha o formado .smd, mas seria bastante interessante essa liberdade nas animações. (na minha opinião)

t+


Ter Dez 23, 2008 3:08 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

"CuecaKiller", olha, eu acho que posso completar sua sugestão...

poderia haver um módulo no 3gb (assim como o .md3 view, terrain texture...) aonde servisse somente p/ animar...
tipow, você coloka o modelo, e nesse "acoplamento" você anima ele...

mas acho que isso é totalmente inviavel, se for pensar que dá p/ se fazer em programas de criação e talzz...

bom... pelo menos .smd estará funfando...

altas espectativas p/ a proxima versão hein...
rsrsrsrsrssr

valeus
Ter Dez 23, 2008 5:46 pm Exibir perfil de usuários
CuecaKiller
Novato
Novato


Registrado: 21/03/08
Mensagens: 13

CuecaKiller escreveu:
Sugestão: Caso não dê de definir o nome, e de que quadro até que quadro vai a animação dos modelos SMD no proprio programa de modelagem. Então faça um sistema onde o próprio usuário difine em qual frame começa e termina a animação, e assim poder dar nomes para estas animações (tipo um botão "adicionar animação").. Desse modo acho que teria mais liberdade.

Não sei como trabalha o formado .smd, mas seria bastante interessante essa liberdade nas animações. (na minha opinião)

t+
Bem.. acho que da para interpretar de maneira errada o que escrevi.. vou tentar ser mais claro.


Eu estava olhando googlando, e pelo que lí, parece que o SMD suporta animação esqueletal, e que imagino possa se fazer as animações como as do formato .b3d (não sei como se faz do md2 e md3, não entendo o conceito de animação por keyframe usado por estes formatos). Sendo assim, posso fazer a animação de um personagem com 100 quadros por exemplo, que ficariam assim: (só uma suposição, o número de quadros poderia variar de acordo com minha quantidade de animações, evidentemente)

- quadro 0 = estático como foi modelado
- quadro 1 até 25 = descançando em pé
- quadro 26 até 50 = correndo
- quadro 51 - 60 = pulando
- quadro 61 - 80 = atacando
- quadro 81 - 100 = morrendo

Aqui foram as animações que fiz no programa de modelagem... Agora como eu saberia em quais quadros estariam contidas cada animação para tocar em loop? Foi aí que sugeri para haver a opção de definirmos dentro do 3DGB a posição de cada animação, e nomea-las. (é possível definir isso via código?)

Bom, como já disse antes, não sei como funciona o formato, e o que a Eternix vai fazer para o SMD... mas fica aí minha opinião, e me corrijam caso esteja errado em alguma coisa (ou tudo)..

t+
Ter Dez 23, 2008 8:07 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

hummm... entendo...

bom, acho que a gente vai ter que aprender e usar codigos...
rsrsrsrsrsrs

Very Happy
Qua Dez 24, 2008 12:32 am Exibir perfil de usuários
Thiago W.
Usuário
Usuário


Registrado: 07/12/08
Mensagens: 87

Patreze escreveu:

poderia haver um módulo no 3gb (assim como o .md3 view, terrain texture...) aonde servisse somente p/ animar...
tipow, você coloka o modelo, e nesse "acoplamento" você anima ele...

mas acho que isso é totalmente inviavel, se for pensar que dá p/ se fazer em programas de criação e talzz...


É totalmente inviavel fazer isso dentro do 3DGB, definitivamente o Edrilei Não vai colocar isso de jeito algum.

CuecaKiller escreveu:

- quadro 0 = estático como foi modelado
- quadro 1 até 25 = descançando em pé
- quadro 26 até 50 = correndo
- quadro 51 - 60 = pulando
- quadro 61 - 80 = atacando
- quadro 81 - 100 = morrendo

Aqui foram as animações que fiz no programa de modelagem... Agora como eu saberia em quais quadros estariam contidas cada animação para tocar em loop? Foi aí que sugeri para haver a opção de definirmos dentro do 3DGB a posição de cada animação, e nomea-las. (é possível definir isso via código?)


É exatamente isso que se tem que fazer, com o modelo .md3 pronto abra o arquivo .qc e edite ele de forma que esteja indicado;
- quadro 0 = estático como foi modelado
- quadro 1 até 25 = descançando em pé
- quadro 26 até 50 = correndo,
como você disse.

Dá uma olhada aqui, http://sauerbraten.org/docs/models.html que você vai entender tudo.
Se alguêm fizesse um tutorial bem explicado, em português de como assignar os frames as animações correspondentes seria ótimo para todos do fórum.



_________________
msn; nickf12@hotmail.com
algumas coisas em 3D minhas;
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15555969804312604691&aid=1202705866

finalmente estou com algum tempo livre por causa das férias, seria ótimo entrar na equipe de alguem ou fazer uma, me chamem XD
Qua Dez 24, 2008 2:42 am Exibir perfil de usuários
Thiago W.
Usuário
Usuário


Registrado: 07/12/08
Mensagens: 87

Edirlei***

E o segundo quote deu erro tmb, desculpem ae
( cara, coloca um edit no forum XD)

"Se alguêm fizesse um tutorial bem explicado, em português de como assignar os frames as animações correspondentes seria ótimo para todos do fórum."

Porque eu entendi tudo completamente, só não consegui fazer funcionar aeiuheahea

_________________
msn; nickf12@hotmail.com
algumas coisas em 3D minhas;
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15555969804312604691&aid=1202705866

finalmente estou com algum tempo livre por causa das férias, seria ótimo entrar na equipe de alguem ou fazer uma, me chamem XD
Qua Dez 24, 2008 2:45 am Exibir perfil de usuários
CuecaKiller
Novato
Novato


Registrado: 21/03/08
Mensagens: 13

Valeu pelo link Thiago W., vou dar uma olhada...

Tem previsão para quando essa nova versão do 3DGB?
Sex Dez 26, 2008 12:15 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Modelagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3