Possibilidade de exportar mapa não existe, certo?
Ir à página 1, 2  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Possibilidade de exportar mapa não existe, certo?
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Possibilidade de exportar mapa não existe, certo?
Amigos, sei que é possível exportar objetos cadastrado nos bancos de dados para outros projetos, mas imaginem uma situação em que você faz uma paisagem completa, faz terreno com o terragem, coloca árvores, água, etc. Imagine que nesse terreno você faz um castelo ou outra construção qque e resolve fazer cada andar do castelo como um mapa, de tal forma que o exterior fosse mantido, mas que por uma questão de funcionalidade (pconsumo de recursos) você não quer colocar todos os objetos do castelo em um único mapa. Então, se você está no 1º andar, o jogo carrega tudo o que você precisa na quele andar, deixando o 2, 3, 4 vazios, mas se vai pro 2º, muda de mapa, aí só o 2º tem objetos, o 1, o 3 e o 4 ficam vazios.
Numa situação dessas, é preciso preservar o exterior, que pode ser um modêlo externo do castelo e o terreno (que você vai ver da janela, jogar o inimigo lá de cima no terreno, sei lá). O modêlo externo do castelo pode ser exportado, mas dependendo da montagem ainda terá que ser reposicionado na mesma coordenada xz em todos os mapas.
Seria bem legal se a gente fizesse o terreno e o castelo vazio e exportasse esse mapa com todos os elementos comuns de todos os mapas, aí seriam criados os mapas do 1, 2, 3 e 4 andar e depois, com tudo posicionado e pronto, fossemos colocando em cada um os objetos secundários.
Eu só consigo ver um modo simples de copiar esse elementos comuns, que é fazer o primeiro, com todos os elementos comuns, depois fazer o 2, 3 e 4 com outros nomes, porém vazios. Depois, copiando o mapa 1 e dando o mesmo nome que o mapa 2 e substituí-lo, fazendo o mesmo com o 3 e o 4.
O processo me parece um "quebra-galho", acho que funciona, mas não sei se por ser algo "não natural" como a exportação e importação dos bancos de dados, possa dar algum bug depois Confused ...
Vejam por exemplo o tutorial de mudança de mapa: https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial13.php
No segundo mapa, foi necessário fazer o chão novamente, texturizar, criar paredes, etc...

"Agora vamos criar um novo mapa, para isso vá até o menu “Arquivo -> Novo Mapa”, chame o novo mapa de “Mapa02”. Neste mapa crie um cenário interno, para isso utilize 6 cubos posicionados para formar um outro cubo, o nosso cenário será o interior deste cubo, utilize as mesma texturas usadas para fazer o prédio no mapa anterior para as paredes e uma outra para o chão, em uma das paredes posicione a mesma porta utilizada no outro mapa."

A idéia é economizar trabalho e tempo podendo ter em vários mapas elementos comuns a todos sem ter que recriá-los em cada um; espero que tenha me feito entender... Rolling Eyes

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Nov 03, 2009 4:18 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

O que poderia ser feito é fazer um tipo de herança na hora de criar um novo mapa, o usuário simplesmente seleciona se quer criar um mapa novo ou criar um herdando como base outro mapa. Seria isso?

Se sobrar tempo eu coloco algo assim na versão 1.6, se não fica para a próxima.


Ter Nov 03, 2009 9:42 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Edirlei escreveu:
O que poderia ser feito é fazer um tipo de herança na hora de criar um novo mapa, o usuário simplesmente seleciona se quer criar um mapa novo ou criar um herdando como base outro mapa. Seria isso?

Se sobrar tempo eu coloco algo assim na versão 1.6, se não fica para a próxima.


Seria mais um "Salvar como" no mapa, além do comando normal de salvar. Assim o novo mapa poderia ser criado a partir de um anterior, com todos os elementos presentes no original.

Valeu a atenção! Very Happy

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Nov 03, 2009 9:55 pm Exibir perfil de usuários
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

Lemos escreveu:
Edirlei escreveu:
O que poderia ser feito é fazer um tipo de herança na hora de criar um novo mapa, o usuário simplesmente seleciona se quer criar um mapa novo ou criar um herdando como base outro mapa. Seria isso?

Se sobrar tempo eu coloco algo assim na versão 1.6, se não fica para a próxima.


Seria mais um "Salvar como" no mapa, além do comando normal de salvar. Assim o novo mapa poderia ser criado a partir de um anterior, com todos os elementos presentes no original.

Valeu a atenção! Very Happy


Acho que entendi, mas isso nao seria pesado de mais? Nao e mais simples fazer apenas um mapa e por eventos dizer que quando voce estiver em tal lugar carregar os arquivos deste lugar e quando ir para tal lugar carregar os arquivos deste lugar, e assim por diante?
Qua Nov 04, 2009 6:58 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

alemoes escreveu:

Acho que entendi, mas isso nao seria pesado de mais? Nao e mais simples fazer apenas um mapa e por eventos dizer que quando voce estiver em tal lugar carregar os arquivos deste lugar e quando ir para tal lugar carregar os arquivos deste lugar, e assim por diante?


Mas no exemplo do castelo de 4 andares, seria assim mesmo, o problema é que existem elementos comuns entre os 4 mapas, que é a muralha externa do castelo e o terreno em volta. Se você faz um ambiente externo, como no exemplo, e depois um interno, aí tudo bem, não há nada em comum. No exemplo que dei, em você faz o terreno, árvores, lagoa, pedras e o corpo do castelo + objetos SÓ do primeiro andar. Depois vai pro segundo mapa e tem que fazer tudo de novo, o terreno, árvores, lagoa, pedras e o corpo do castelo + objetos SÓ do segundo andar, e assim por diante.
Com esse "Salvar Como", os elementos comuns, o terreno, árvores, lagoa, pedras e o corpo do castelo, já seriam feitos automaticamente em todos a partir do primeiro e somente depois é que em cada mapa colocaríamos os elementos exclusivos de cada um.

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Nov 04, 2009 11:23 am Exibir perfil de usuários
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

Lemos escreveu:
alemoes escreveu:

Acho que entendi, mas isso nao seria pesado de mais? Nao e mais simples fazer apenas um mapa e por eventos dizer que quando voce estiver em tal lugar carregar os arquivos deste lugar e quando ir para tal lugar carregar os arquivos deste lugar, e assim por diante?


Mas no exemplo do castelo de 4 andares, seria assim mesmo, o problema é que existem elementos comuns entre os 4 mapas, que é a muralha externa do castelo e o terreno em volta. Se você faz um ambiente externo, como no exemplo, e depois um interno, aí tudo bem, não há nada em comum. No exemplo que dei, em você faz o terreno, árvores, lagoa, pedras e o corpo do castelo + objetos SÓ do primeiro andar. Depois vai pro segundo mapa e tem que fazer tudo de novo, o terreno, árvores, lagoa, pedras e o corpo do castelo + objetos SÓ do segundo andar, e assim por diante.
Com esse "Salvar Como", os elementos comuns, o terreno, árvores, lagoa, pedras e o corpo do castelo, já seriam feitos automaticamente em todos a partir do primeiro e somente depois é que em cada mapa colocaríamos os elementos exclusivos de cada um.

Abraço

Agora entendi, mas dependendo nem fica tao pesado os 4 juntos, mas entendi sua ideia agora Smile
Qui Nov 05, 2009 1:30 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

alemoes escreveu:

Agora entendi, mas dependendo nem fica tao pesado os 4 juntos, mas entendi sua ideia agora Smile


Vai por mim, fica pesado... Confused Quanto menores forem os mapas (não em tamanho, mas em quantidade de elementos gráficos), melhor. Quando estava fazendo o meu jogo para o concurso daqui, eu fiz um cenário aparentemente grande, mas na prática, durante o jogo, seria percorrido bem rápido, e chegou a um ponto que salvar o trabalho levava cerca de 30 minutos! E os objetos nem eram externos, eram as primitivas do próprio programa. Esse foi um dos motivos que me impediu de entregar a tempo.
Só a prática vai mostrando como trabalhar com os programas. Quem mexer e tiver uma necessidade como essa do meu exemplo, vai ver que esse comando de "salvar como", seria uma mão na roda, para evitar que a cada mapa tivesse que repetir o trabalho feito em outros mapas...

Abraço.

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Nov 05, 2009 12:06 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Só complementando a resposta, eu não entendo totalmente o processo, mas vamos dar um exemplo: imagine um escritório com 50 mesas e 200 cadeiras (4 cadeiras em cada). Você pode fazer ele inteiro ou fazer várias pequenas salas, cada uma com 5 mesas e 20 cadeiras, sendo que cada baia seria um novo mapa. Em ambos os casos, a quantidade de objetos a serem feitos no PROJETO é a mesma, mas no primeiro, quando você roda, todas as mesas e todas as cadeiras tem que ser carregadas na memória do computador, que vai mostar todas as atividades em tempo real, o que sufoca o PC. No segundo caso, a cada mudança de mapa, são carregadas apenas 10% dos objetos, enquanto os outro 90% ficam "dormindo", em stand by, esperando serem "acordados". Então, naquele pequeno mapa (uma baia), o PC só precisa cuidar daqueles 10%, e não com a totalidade da coisa.
Entender esse processo é fundamental na hora de planejar um jogo, porque na nossa mente as coisas funcionam de um jeito, mas na prática pode se tornnar inviável.

Abraço!



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Nov 05, 2009 12:33 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Suporte Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2