Modêlos SMD - Estudo
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Modelagem
Modêlos SMD - Estudo
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Modêlos SMD - Estudo
Amigos, abri esse tópico porque andei fazendo umas pesquisas por aí. Não foi muito produtivo e também tinha muitas informações picadas em inglês, mas me parece que se trata de um modêlo inteiro, como o MD2 (e não aquela pedaceira louca que é o MD3!), mas com a diferença de que o arquivo de controle é externo. Por exemplo, o modêlo MD2 cria um arquivo de informações interno que memoriza a posição de cada vértice em cada quadro da animação. Isso já faz parte do modêlo. Se eu estiver certo, o SMD, possuindo esse controle externo, poderia permitir duas coisas simplesmente fantásticas: um, o modêlo seria relativamente simples de fazer e dois, poderíamos criar infinitos arquivos de controle, que uma vez carregados no programa, promoveriam infinitas animações, uma vez que o arquivo de controle é praticamente um arquivo texto. Ao invéz de criar milhares de modêlos limitados em suas animações, teria-sa apenas um modêlo com a possibilidade de se expandir suas animações indefinidamente. Bastaria fazer a nova animação e gerar apenas o arquivo de controle, que seria atualizado!
Não sei se minhas informações estão certas, mas se estiverem, seria um avanço muito mais significativo do que eu havia pensado na próxima versão do 3D Game Builder. Very Happy
Se puderem, me ajudem na pesquisa de informações.

Abraço.



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Set 23, 2009 11:49 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

VOLTEIIIIIII (mas nao sei com que frequencia)

Seguinte o controle (QC) pelas pesquisas que andei fazendo, possibilita uma gama extensa(nao infinita)
so que e em linguagem de programação
o milkshape gera esses arquivos de controle.
Porem há algumas situações atenuantes
e sim necessário criar as animações por bones (joints) e depois disso criar o arquivo de controle.
infelismente no tempo que tive para estar testando isso nao tive bons resultados.
ja traduzi muitos arquivos a respeito do SMD (half life model)
tenho um manual a respeito que traduzi
mas nao editei
(Lemos logo te passo)
e ate que e fácil entender
porem esse arquivo (qc) já meu certas dores de cabeça

abraço

_________________
Não mais tão novato
Qui Set 24, 2009 4:15 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

huntergamer escreveu:
VOLTEIIIIIII (mas nao sei com que frequencia)

...e ate que e fácil entender...
abraço


Cara, bem vindo e veja se não some, rsrsrs! Pelo amor de Deus, explique-nos até que ponto aquilo que eu escrevi está certo. É disso mesmo que eu estou falando, a gente se juntar para tentar digerir esse material que tem por aí e tentar depois explicar de maneira que qualquer um entenda... Eu só to encontrando 2 tipos de material na internet: ou tem um monte de perguntas irrelevantes sem resposta satisfatória ou materiais extensos que somente quem escreveu sabe do que se trata... Confused

Fico aguardando o material! Wink

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Set 24, 2009 3:52 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Galera, hoje andei fazendo umas pesquisas e descobri que já existem pluggins de exportação de SMD a partir do Blender, inclusive com o tal arquivo QC. Isso pode ser um grande avanço! Se a nova versão do 3D Game Builder realmente sair com esse suporte, vou estudar o assunto a fundo!
Baixei alguns pluggins para testar quando tiver tempo.

Abraço a todos!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Set 25, 2009 5:38 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

bom lemos
cara eu tenho que te passar as varias paginas do manual que eu cavei na net
so que eu preciso consertar alguns erros
e editar
(virou uma imensa bagunça
esse e exclusivo para gente (foi mal pessoal, os testes a respeito disso ainda sao complexos e quero postar a vocês na certeza... já insistimos muito nos erros...)
portanto lemos
entre em contato comigo
ja deixei um recado para você no msn
velho estou na MER@$%#$% e voltando com tudo,....
abraço a todos



_________________
Não mais tão novato
Sáb Set 26, 2009 4:47 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Erro ao tentar cadastrar ator smd criado no Blender!
Ressussitando ese tópico, estou tentando fazer um modêlo simples em smd com o blender. Baixei e einstalei o pluggin recomendado pelo site da eternix, aqui:
http://dvondrake.com/scripts/blendersmd

Não sei onde li que a malha e o esqueleto tinham que estar selecionados, eu fiz isso, na ordem, aí exportei 3 arquivos smd diferentes (o pluggin dá as 3 opções). Coloquei dentro da pasta do projeto, parece que um é estatic, outro é phisyks e outro é movimento, o 3º tem a animação. Botei a textura junto dos arquivos e também na pasta textures. Quando eu tento cadastrar um novo ator smd e clico no arquivo (o 3DGB reconhece a extensão) aparece esse erro:

Assertion failure (G:\Eternix\3DGamebuilder\lib\GL\GLVectorObjects.pas, line5074)

O que é isso? Confused Tem hora que fala que o arquivo com o nome da textura não foi encontrado também.

Abraço!



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Dez 02, 2009 7:04 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

É algum problema na exportação do modelo, provavelmente ele esta com problemas na mesh, a exportação com o 3D Max e Milkshape funciona normalmente, nunca testei o plugin do blender.
Qua Dez 02, 2009 9:55 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Edirlei escreveu:
É algum problema na exportação do modelo, provavelmente ele esta com problemas na mesh, a exportação com o 3D Max e Milkshape funciona normalmente, nunca testei o plugin do blender.


Uma pena, o modêlo que usei como teste é extremamente simples... No videotutorial do blender parece funcionar bem... Eu olhei o pluggin do max, mas cho que é só para versão 9, eu não tenho max, mas no meu trabalho tem a versão 8, logo, nem adianta testar.... O milk shape eu até posso testar, mas acho o sistema de animação dele frente ao Blender muito tosco... Eu já vi uns outros plugins de smd, mas não testei. Gostraia muito de trabalhar só com o blender.
Abraço!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Dez 02, 2009 10:35 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Modelagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4