Física...
Ir à página 1, 2  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Desenvolvimento
Física...
Autor Mensagem
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Física...
Num é para ofender não mas eu acho que a física do 3DGB tá meio fraca... quando digo física tô falando de tudo, checagem de colisões, gravidade, etc... Tá certo que existe gravidade porque se o personagem pisar no vácuo ele cai eternamente, o mesmo acontece se empurrar algo no vácuo, tudo bem... mas não existe uma engine física real, não temos como definir a massa de um objeto por exemplo e se colocarmos um objeto no ar ele não vai cair...

Além disso tem o sistema de colisões quanto, eu criei um trapézio no mapa e ele veio com a área de um quadrado assim ficou impossível subir nele e acho que não ia adiantar diminuir o tamanho de colisão porque a área ia continuar quadrada, mas os objetos criados em programas de modelagem daí acho que fica com a colisão normal.

Existem várias engines físicas por aí para serem implantadas em jogos todas que ví escritas em C++ mas tem uma que foi traduzida de C++ para Pascal, eu sei que talvez tenha como eu mesmo implementar a engine no 3DGB mas eu não sei como fazer isso. E se o proprio Edirlei fizesse seria mais fácil pois ele tem o código fonte para modificar.

Quanto a engine traduzida para pascal que disse, é a Newton Game Dynamics, aqui vão os links:
Site original, engine em C++ --> http://www.newtondynamics.com/
Site da tradução para pascal --> http://www.saschawillems.de/?page_id=76 -- lá tem a tradução(os headers), e demos com e sem source.

Deslcupa ae qualquer coisa eu não conheço tão bem esse assunto e caso tenha algum jeito mais fácil de criar a física eu preciso que alguém me ensine pois estou tendo problemas com isso.
Saudações Wink


Qui Jan 29, 2009 9:21 pm Exibir perfil de usuários
Thiago W.
Usuário
Usuário


Registrado: 07/12/08
Mensagens: 87

*medinho de o Edirlei se rebelar contra as nossas sugestões*

ô Edirlei, pode pedir ajuda para agnte com outras coisas no programa tmb hein n.n

_________________
msn; nickf12@hotmail.com
algumas coisas em 3D minhas;
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15555969804312604691&aid=1202705866

finalmente estou com algum tempo livre por causa das férias, seria ótimo entrar na equipe de alguem ou fazer uma, me chamem XD
Qui Jan 29, 2009 9:28 pm Exibir perfil de usuários
halogan
Usuário
Usuário


Registrado: 07/06/08
Mensagens: 104
Localização: Belém

uma vez eu falei para ele algo parecido ele disse que ia aver nada disso no 3DGB( talvez pode ser pque ele não entendeu shit néuma)
Edirlei tem que prestar atenção que nos estamos na setima geração,vai e joga gta 4 para te ver a fisica eu acho que se um fisica dessas fosse implantada no 3DGB seria bom mas precisaria de mais animações,uma criação mais complexa,alem disso o que eu já falei pro Edirlei,de botar um ponto de gravidade,dai quando agente pisa em falso não sair caindo infinitamente mas ser atraido por um objet obase ou auxiliar (tipo a terra e a lua)[/list]


Sex Jan 30, 2009 7:19 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá Mililo,
A engine física esta sendo reformulada, não agora para a próxima versão, mas deve ser umas das futuras novidades. Você disse ali que se criar um objeto no ar ele não vai cair, irá sim, basta você alterar o tipo de colisão dele e torná-lo dinâmico. Sobre o trapézio, você pode desabilitar a colisão dele e usar objetos do tipo "Event Area" para fazer a área de colisão dele personalizada do modo que você quiser.

Quanto a Newton Game Dynamics, eu já vi ela, mas se não me engano ela não totalmente free, acho que existe alguma limitação quanto a comercialização de aplicativos que a usem.
Sex Jan 30, 2009 9:22 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Valeu ae pela ajuda, vou tentar fazer com os objetos 'event area' então.

Quanto a licença da newton phisics, tá aqui:
Código:
Newton Game Dynamics SDK License Version 1.53
Copyright 2003-2006 Newton Game Dynamics. All rights reserved.

LIMITED WARRANTY
This software is provided "as-is", without any express or implied warranty.
In no event shall the author be held liable for any damages arising from the use of this software.
This is a contract. By accepting the Newton Game Dynamics SDK (the SOFTWARE),
you (either an individual or a single entity, the LICENSEE) accept the terms and conditions of this licensing agreement.

If the LICENSEE does not accept the terms and conditions, then LICENSEE must not accept the SOFTWARE.
If at a later time the LICENSEE decides not to continue licensing the SOFTWARE under these terms and
conditions, then the LICENSEE must delete permanently all files constituting the SOFTWARE.


LICENSE AGREEMENT
Newton Game Dynamics Limited grants to the LICENSEE and the LICENSEE hereby accepts a perpetual
nontransferable and nonexclusive license to use and distribute the SOFTWARE, for any purpose.
In addition, the following conditions apply:

1) The LICENSEE may not use the SOFTWARE to reverse engineer the computer algorithm used by the SOFTWARE.
2) The origin of the SOFTWARE must not be misrepresented; If the LICENSEE uses the SOFTWARE to distribute
   a product, the LICENSEE must not claim that He or She wrote the original SOFTWARE.
3) The LICENSEE agrees to credit the use of the Newton Game Dynamics in any program information,
   including credit screens, "About" dialogs, program notes or instructions and shrink-wrapped packaging.
4) The LICENSEE may not redistribute the SOFTWARE, except as part of a compiled software program that is
   not itself a physics library.
5) The LICENSEE agrees to notify www.newtondynamics.com of any products, commercial, shareware or free
   that incorporate the Newton Game Dynamics technology.


Julio Jerez and Alain Suero
http://www.newtondynamics.com

Eu não entendi direito a primeira setença, mas tirando ela acho que a única limitação é o fato de ter de creditar eles.

Mas talvez você consiga usar outra engine física mesmo que não seja em pascal, sei lá eu não entendo dessas coisas, mas seria muito bom uma física para tipo um carro pular um rampa e sair pelos ares, essas coisas assim.
Sex Jan 30, 2009 9:48 pm Exibir perfil de usuários
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

Mililo, não sei se estou totalmente errado xD, mas se você programar você mesmo a física, fazendo uma variável como a gravidade igual da terra ou aproximado, e ir programando em cada objeto as variáveis como peso, força, tudo seguindo as normas e números do SI, ou algum sistema de sua preferencia, dai a física ficaria mais real, só seria trabalhoso, aew pro carro na rampa era só usar as formulas necessárias.


Sáb Jan 31, 2009 2:28 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Eh... dá para fazer sim, mas eu não sei se vou conseguir, eu não sou mtu bom com matématica, essas fórmulas e tal então fica mei complicado Sad

De qualquer jeito eu vou ver se consigo fazer alguma coisa.
Sáb Jan 31, 2009 4:04 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Não consigo criar mais nenhum objeto pque minha demo já expiro. Crying or Very sad
Daí não dá para testa os objetos "event area".
Ter Fev 03, 2009 2:42 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Desenvolvimento Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2