Executando outras linguagens
Ir à página 1, 2  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Programação
Executando outras linguagens
Autor Mensagem
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

Executando outras linguagens
intão...

todos sabemos que o nosso querido 3GB utiliza pascal para programar...

o que eu queria perguntar vai ao Edirlei, é uma duvida meio estranha, mas talvez ajude algumas outras pessoas no fim das contas...

sabemos que os scripts são feitos em pascal e tal, mas assim, tem como eu criar uma orientação em algum outro tipo de linguagem e mandar ele executar via pascal?

tipow, antes estava mexendo em LUA, um tipo de porgramação fácil (eu consegui fazer algo, então é facil...) e ainda por cima brasileira, é foi criado pelo pessoal da USP... enfim, eu tava pensado em fazer por exemplo ele carregar alguns scripts em LUA pelo pascal... mais ou menos assim:

lá no 3GB, no scrip eu mando o pascal procurar e executar o arkivo 'pulo_do_gato.LUA', dai ele procura executa e manda para o 3GB, e o gato pode pular...

(exemplo péssimo...)

mas isso é possivel? dá para isso ou algo do genero?


Qua Out 21, 2009 11:39 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Acho meio dificil... tipo... como a gente só pode programar na '3DGB Scripting Language' a gente fica meio limitado quanto a fazer esse tipo de coisa, acho que só dá para fazer isso mexendo nas sources mesmo, nesse caso só o Edirlei poderia implementar um código para que o programa possa interpretar LUA ou qualquer outra linguagem.

Mas como sempre, o Edirlei é quem pode te responder melhor... Wink
Qui Out 22, 2009 9:52 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

tipow, tentando ser mais claro...

eu queria apontar dentro do 3GB para ele ler um script externo em outra linguagem...

uffa, acho que essa frase de cima ficou melhor que aquele post imenso...

hehe


Qui Out 22, 2009 9:54 pm Exibir perfil de usuários
jean moraes
Novato
Novato


Registrado: 23/09/09
Mensagens: 49
Localização: Passo Fundo RS

boa ideia.
na primeira vez que li nao intendi muito bem, mas agora li de novo e intendi, seria uma boa mesmo fazer isso. Wink
Sex Out 23, 2009 3:19 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Patreze escreveu:
tipow, tentando ser mais claro...

eu queria apontar dentro do 3GB para ele ler um script externo em outra linguagem...

uffa, acho que essa frase de cima ficou melhor que aquele post imenso...

hehe


Sim, eu entendi. Mas tipo mesmo o arquivo sendo externo, o 3DGB tem que 'enteder' ele, para que ele possa influenciar em alguma coisa dentro do 3DGB, então além de se criar um jeito de ler arquivos .lua ainda teria que se criar um jeito para o 3DGB interpretar esse arquivo.
Isso é que eu acho, eu não posso dizer que tenho certeza porque não tenho, mas existem vários jogos que usam LUA como linguagem para scripts complementares, um deles é o World of Warcraft, você pode tentar pesquisar sobre como o WOW usa LUA.


Sex Out 23, 2009 4:41 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

o wow usa lua na parte do shop interno... se já jogou wow sabe do que eu estou falando...

mas eu "acho" que nao deve ser impossivel fazer isso, apenas imprementar a sdk do lua no 3gb... acontece que isso é trabalho para o Edirlei... vamos ver o que ele tem a falar... e falando nele... anda meio sumido mesmo hein...
Sex Out 23, 2009 6:51 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Patreze escreveu:
sabemos que os scripts são feitos em pascal e tal, mas assim, tem como eu criar uma orientação em algum outro tipo de linguagem e mandar ele executar via pascal?


Não é possível, pelo menos não facilmente... a linguagem pascal é interna do 3D Game Builder, talvez possa ser feita algum integração pela própria linguagem, mas não sei se é possível. E integrar o Lua ou outra linguagem nativamente ao 3D Game Builder não é tão simples e por enquanto eu não tenho tempo para estudar o Lua para fazer isso.

Patreze escreveu:
foi criado pelo pessoal da USP...

Pelo que eu sei foi o pessoal da puc-rio...
Sex Out 23, 2009 9:51 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

lol
eu nao estava falando apenas de .LUA, mas outras linguagens que considero fácil para aprender, por exemplo VB... mas li um pouco a respeito e acho que é algo realmente dificil, é que acabei me empolgando com .LUA depois de fazer um prototipo 2d com um framework da net ai (nao é bom citar nomes...)
xD

Edirlei escreveu:
Patreze escreveu:
foi criado pelo pessoal da USP...

Pelo que eu sei foi o pessoal da puc-rio...


Pra falar a verdade mesmo, quem crio foi o pessoal da Tecgraf
Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

eu confundi ali, mas contornei
hehehehe

enfim... é, nao tem geito, tenho que largar de ser preguiçoso e aprender pascal...
Sex Out 23, 2009 10:42 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2