Consumo de Memória aumentando progressivamente!!!
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Consumo de Memória aumentando progressivamente!!!
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Consumo de Memória aumentando progressivamente!!!
Edirlei, pintou um problema aqui que não estou conseguindo resolver... Preciso realmente da sua ajuda...
Após resolvermos aquele lance da distorção da imagem, comecei a incrementar o aplicativo, trabalhando nas músicas. O problema é que é absolutamente necessário que o script de mudança de música seja no Mainloop, porque durante a execução, elas vão sendo executadas e mudam quando terminam.
Apanhei um pouco, mas consegui um script que no meu entender é perfeito: por meio da mudança de uma variável, a PlayMusica, todas as etapas são executadas de forma controlada.
No início, aconteceu algo estranho: eu cadastrei todas as músicas (são 20, compactadas em cerca de 11Mb!) e associei ao chão do mapa Livro08 (o mapa cobaia). A condição para a execução dela é estar com o valor >=4. No oncreate do mapa ela entra como =0, nunca poderia haver a execução, mas quando o mapa começava a rodar, a primeira música cadastrada, escolhida ou não começava a tocar! Shocked Então, coloquei 3 labels na tela para acompanhar essas variáveis, e a PlayMusica estava em 0!!! Nunca poderia haver a execução! Mad Mad
Bom, todos os scripts se baseavam na execução ou não da música, e para que a mudança começasse, não poderia haver música tocando, então, comecei o script dando stop na música. A partir daí, tudo funcionou perfeitamente! Very Happy Desisti de tentar entender isso...
Primeiro, a variável está em 0, é dado o stop e ela muda para 1. Depois, estando em 1, é checado se alguma música foi totalmente executada, se não ela é reiniciada. Quando ela é totalmente executada, muda para a próxima.
Existem etapas para carregar o áudio e executar, e quando a música termina, a variável está em 6, o que obriga ela a pausar assim que a música termina, e o áudio é destruído, resentando a variável para o processo reiniciar.
Se o mapa muda e a música não terminou, ela é tocada novamente, a mudança só ocorre ao final dela mesmo.
No evento ondestroy, coloquei um script para destruir a musica da memória quando o mapa é encerrado, tudo parece bem, mas é aí que está o problema:
No início, ele já começa com um consumo de 67Mb!!! À medida que vai rodando, o consumo vai crescendo. Isso ocorre a cada mudança de mapa e a cada mudança de música. No último teste que fiz, chegou a 407Mb e parei, pque estava vendo a hora que ia explodir meu PC!
Não consigo detectar onde está esse consumo...
Estou upando agora o arquivo no 4shared, mas vai demorar um pouco, assim que acabar eu coloco o link, para você dar uma olhada, por favor... Está zipado e a senha é: Edirlei

Para usar, o esquema é esse:

Quando o aplicativo roda pela primeira vez, ele abre o mapa CONFIGURAÇÕES para que o usuário possa configurar. Se os livros não forem escolhidos, vai dar erro, pque por enquanto só existem 3! Vamos lá:

1 - Em configurar livros, à esquerda, tem um quadrante em que em cima está escrito livro selecionado. Embaixo, nesse mesmo quadrante, tem 2 botões, TODOS e NENHUM; clique em NENHUM. Você vai ver que em cima do botão todos, onde estava escrito 73/73 vai mudar para 0/73, ou seja, nenhum livro foi selecionado.

2 - para selecionar os livros certos, nesse mesmo quadrante, embaixo do Livro selecionado, tem um espaço com "0" e à esquerda e à direita dele tem botões para navegação. À direira clique +1 para que o livro 1, Gênesis seja selecionado.

3 - Uma vez selecionado, em cima do botão NENHUM tem um botão chamado ORDEM; clique nele 1 vez para que ele mude de 0 para 1. Isso indica que o livro que foi selecionado, no caso o 01, terá como ordem de exibição 1. Se você clicar de novo, ele muda para 0.

4 - Depois disso, volte à seleção de livros, clique de novo em +1 e quado aparecer 02 - Êxodo, volte ao botão ORDEM e clique uma vez, ele vai mudar de 0 para 2, indicando que ele será o 2º.

5 - Finalmente, navegue até o Livro 08, de Rute, e clique no botão ordem, para que mude de 0 para 3. Somente esses 3 livros devem ser selecionados, são os mapas que existem por enquanto, mas só o 08, o Livro de Rute, tem informações em seu interior.

6 - No 3º quadrante, à direita, tem 2 botões, MODO SEQUENCIAL e TELA CHEIA. Deixe o sequencial em SIM, para que os livros sejam escolhidos pela ordem que você configurou, deixei tela cheia em NÃO, então não precisa mexer em nada ali, mude para tela cheia se quiser, não tem mais bug.

7 - Para escolher as músicas, o processo é parecido, basta navegar por elas e clicar no botão ORDEM, no mesmo bloco, à direita, para colocar as escolhidas na ordem de seleção. São 20 opções e aquela selecionada pode ser tocada, para saber qual é.

Depois, basta clicar em rodar para ver. Se você abrir o gerenciador de tarefas durante, vai ver que a cada mudança de mapa ou de música, o consumo vai aumentando toda vida...
Isso é muito preocupante, pque não consegui descobrir onde está o erro...

Aqui está o link:
http://www.4shared.com/file/251546482/b57ca611/Palavra_Build03.html

Como já disse, a senha é Edirlei

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Dom Mar 28, 2010 11:19 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Consumo de Memória aumentando progressivamente!!!
Acabei de testar aqui sem escolher nenhuma música... O consumo de memória começa em 67Mb e continuou crescendo, fechei o aplicativo quando chegou a 250Mb... Parece que ocorre a cada mudança de mapa, durante a mudança de imagens, não parece haver mudança.

Abraço.



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Dom Mar 28, 2010 11:40 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Antes de eu testar aqui, você disse que deixou a musica associada a um objeto no mapa? Pode ser isso o problema, faça tudo por script, não associe a musica a nenhum objeto do mapa quando estiver no editor, se não ela vai ser carregada automaticamente quando o mapa for criado e já vai ser executada. Tente remover os objetos que você associou as musicas e teste para ver se vai continuar o mesmo problema.
Seg Mar 29, 2010 1:56 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Edirlei escreveu:
Antes de eu testar aqui, você disse que deixou a musica associada a um objeto no mapa? Pode ser isso o problema, faça tudo por script, não associe a musica a nenhum objeto do mapa quando estiver no editor, se não ela vai ser carregada automaticamente quando o mapa for criado e já vai ser executada. Tente remover os objetos que você associou as musicas e teste para ver se vai continuar o mesmo problema.


Ué, mas não é obrigatório associar os áudios ao objeto que vai executá-los? associei todas as 20 múscias ao cubo usado como chão. E fiz o mesmo no mapa configurar, mas lá não acontece isso, funciona normal, a música não toca automaticamente, não precisei indserir o stop áudio nele.

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Seg Mar 29, 2010 2:23 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Não tenho certeza, mas se você só carregar e executar o play ele ira executar sem precisar associar a musica ao objeto durante a edição.

Você associou as 20 musicas em um objeto todos os mapas? Se sim então ai pode esta o problema, depois eu vou testar para ter certeza o que pode ser.


Seg Mar 29, 2010 2:29 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Edirlei escreveu:
Não tenho certeza, mas se você só carregar e executar o play ele ira executar sem precisar associar a musica ao objeto durante a edição.

Você associou as 20 musicas em um objeto todos os mapas? Se sim então ai pode esta o problema, depois eu vou testar para ter certeza o que pode ser.


Associei no mapa CONFIGURAR e No Livro08. No configurar as músicas podem ser ouvidas e testadas, no livro 08 é o teste mesmo, as músicas escolhidas tocam lá. Testei também sem música nenhuma escolhida, mas notei o seguinte: No mapa Livro08, a troca de imagens nos skyboxes não parece aumentar o consumo, parece que isso ocorre a cada mudança de mapa, com ou sem música tocando, é cumulativo, a cada mudança de mapa, mais a memória aumenta... achei que fosse a música, mas agora tenho dúvidas, pque os mapas Livro01 e Livro02 não tem música e nem mudança de skybox, servem apenas para a testar a transição dos mapas, e mesmo neles a memória aumenta.
Fiz um teste aqui na firma com aquele projeto que usei no tutorial de salvamento, um projeto totalmente diferente, não tem múscia e nem mudança de mapa, mas a cada tiro do Player, a memória aumentava, até que chegou em 480Mb!
Não sei se tem a ver com a manipulação das variáveis.

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Seg Mar 29, 2010 2:46 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Realmente isso é um caso preocupante.

Fiz teste aqui e não tem mesmo nada a ver com som.
Tanto a funcionalidade de tiro, quanto a funcionalidade de LoadMap estão relamente acarretando um aumento contínuo no consumo de memória.
Ter Mar 30, 2010 2:13 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mililo escreveu:
Realmente isso é um caso preocupante.

Fiz teste aqui e não tem mesmo nada a ver com som.
Tanto a funcionalidade de tiro, quanto a funcionalidade de LoadMap estão relamente acarretando um aumento contínuo no consumo de memória.


Muito obrigado mesmo, Mililo. Isso parece isolar o problema, o que é um primeiro passo para a solução. Se algum dos amigos puder testar aí, em um projeto diferente que tenha tiros e mudança de mapa, ficarei grato.

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Mar 30, 2010 10:26 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Suporte Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3