Exemplo 02 – Exemplo de Jogo de Plataforma 2D
Este é um exemplo que demonstra que também é possível criar jogos 2D utilizando o 3D Game Builder. O exemplo consiste de um pequeno jogo de plataforma inspirado nos jogos da serie "Super Mario".
Você pode utilizar esse exemplo como base para criar outros jogos 2D de plataforma. E quem sabe até criar a sua própria versão do Super Mario.
O que eu posso encontrar nesse exemplo?
Este exemplo demonstra como:
- Criar e controlar uma câmera personalizada no 3D Game Builder.
- Criar um script personalizado para o controle do personagem principal.
- Criar um script para definir e controlar o número de vidas do jogador.
- Criar um script de um inimigo que é destruído quando o jogador pula em cima dele.
- Utilizar várias texturas transparentes para criar cenários.
Em quais eventos estão os scripts do jogo?
- Alguns comandos de inicialização estão localizados no evento "OnCreate" do mapa.
- O script de controle do jogador, câmera e vidas está no evento "OnLoop" do mapa.
- O script que verifica quando o jogador está no chão está no evento "OnCollision" do mapa.
- Os scripts que controlam os inimigos estão nos eventos "OnLoop" e "OnCollision" dos objetos "Enemy0" e "Enemy2".
Duvidas?
Acesse o fórum de discussões sobre esse exemplo: http://www.eternix.com.br/forum/exemplo-02-jogo-de-plataforma-2d-t1317.html