Exemplo 01 – Servidor e Cliente para Jogos Multiplayer Online
Este é um pequeno exemplo de um jogo multiplayer online que permite que os jogadores se conectem a um servidor e possam andar pelo cenário juntamente com os outros jogadores.
O servidor foi desenvolvido em C++ e tem a função de controlar e gerenciar as informações dos jogadores. O código fonte do servidor é um projeto do visual studio 2010 e também está incluído no exemplo. O cliente é um pequeno jogo desenvolvido no 3D Game Builder.
Você pode utilizar esse exemplo como base para criar qualquer tipo de jogo online no 3D Game Builder, inclusive MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game).
Como testar o exemplo?
Para testar o exemplo você precisa de pelo menos 3 computadores. Um deles para rodar o servidor e os outros dois para executar os clientes. Para conectar os clientes ao servidor é necessário digitar o endereço IP do servidor nos clientes. O exemplo funciona com os computadores estando em uma rede local ou na internet, mas lembre-se de que se os clientes estiverem se conectando através da internet é necessário que todos tenham IPs validos e nenhum firewall esteja bloqueando as conexões.
Em quais eventos estão os scripts do cliente?
- Alguns comandos de inicialização estão localizados no evento "OnCreate" do mapa.
- O script de atualização do jogador está no evento "OnLoop" do mapa.
- O script que inicia a conexão do cliente com o servidor está no evento "OnInteract" do botão "Button0".
- O script que interpreta as mensagem do servidor está no evento "OnReceive" do componente "TCPClient0".
Duvidas?
Acesse o fórum de discussões sobre esse exemplo: http://www.eternix.com.br/forum/exemplo-01-servidor-e-cliente-para-jogos-multiplayer-online-t1293.html