uma duvida ! me ajudem amigos do Forum !

 
   3D Game Builder - Índice » Programação
uma duvida ! me ajudem amigos do Forum !
Autor Mensagem
Edno Rodrigues
Usuário
Usuário


Registrado: 07/09/09
Mensagens: 277
Localização: Brasil Games

uma duvida ! me ajudem amigos do Forum !
Ola amigos do forum qual é o Script para programa ele com um código de acesso em um objeto, por exemplo eu fiz como teste , 4 fases sendo, 3 fases e 1 fase secreta , onde você terá acesso a 4 Fase se digitar uma senha ou código, criei um MENU com dois botões um com nome iniciar game e o outro com o nome Fase Secreta, então continuando minha duvida !

Por exemplo passando a 1º fase pára 2º fase e finalmente para 3º e ultima fase eu coloquei uma parede e uma textura que nela tinha uma senha 2231.

Esta senha 2231 que coloquei na 3º fase e para o jogador anotar , para poder jogar a 4 fase ( Fase Secreta ) digitando a senha. Por exemplo: mais amplo quando você finaliza um jogo...

Bem amigos do Forum as opções do Botão só tem a opção OnInterct, da para programa este Botão com um Script com esta Senha para que o jogador digite para jogar a fase secreta, ou tenho que colocar este evento em um objeto ? Da para fazer isso ? você pode me ajuda é muito importante eu saber disso para aprimora o meu projeto da para programar o Script dando exemplo dos numeros citados 2231 para ver como ele sera programado !!!!!!! Abraço amigos do Forum, até a próxima.....


Ter Fev 02, 2010 3:28 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: uma duvida ! me ajudem amigos do Forum !
Edno Rodrigues, vou lhe ajudar, mas tenha em mente que o título do seu tópico está em desacordo com as regras do Fórum:
viewtopic.php?t=517

Da próxima vez, ao criar o tópico, use um título que resuma o assunto, tipo: "Como mudar de mapa usando senha?" Isso vai evitar problemas futuros...
Primeiro, no evento Oncreate do mapa, crie uma variável global cujo valor seja diferente da sua senha, tipo:

WriteGlobalVar('Acesso', 0);

Depois, você tem que criar um evento que faça aparecer uma caixa de diálogo para que o jogador coloque o valor. O tutorial do banco de dados ensina como fazer isso:
https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial15.php

É um gui Object Form servindo de fundo, um object Edit para escrever dentro e um button para salvar a ação. Você terá que colocar no evento Oncreate desse mapa o comado HideObject para cada um desses objetos para que eles fiquem invisíveis o tempo todo e quando o o jogador colidir com alguma coisa, no evento on colision do objeto, use o comando ShowObject para fazer os 3 aparecerem.
Aí, o jogador vai escrever a senha dentro da caixa e depois vai apertar o botão, que pode estar escrito ENTER ou algo assim. Na hora em que isso acontecer, no evento OnInteract do Botão deve ter um script que altere a variável que você criou de acordo com o texto colocado na caixa de diálogo, assim:

WriteGlobalVar('Acesso', GetEditText('ObjetoX')); onde objeto X é o nome do seu objeto Edit.

Com isso a variável acesso vai ter seu valor alterado para para o valor que o jogador colocar.
Depois, no evento MainLoop do mapa, coloque o script que vai acionar o comando que você quer SE a variável estiver certa:

if ReadGlobalVar('Acesso') = 2231 then
Begin
"Abrir a porta" ou " carregar mapa tal" (a ação desejada)
end;


Note que qualquer outro valor não aciona o evento. Lembre-se que você dever fazer um esquema para depois fazer os GUI Objects sumirem de novo; você pode colocar depois do comando de alterar a variável no Button, o comando HideObject para os 3, de modo que eles sumam depois que a variável seja alterada. Talvez você também deva resetar a variável, tipo, se o jogador for para outro mapa, no evento ON Create dele, coloque o o valor original da variável:

WriteGlobalVar('Acesso', 0);

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Fev 02, 2010 2:47 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação
Página 1 de 1