Tutorial - Como dirigir um carro no 3D Game Builder

 
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais
Tutorial - Como dirigir um carro no 3D Game Builder
Autor Mensagem
kleiton157
Usuário
Usuário


Registrado: 06/05/11
Mensagens: 1170
Localização: Na cáducarai

Tutorial - Como dirigir um carro no 3D Game Builder
Aqui vai um tutorial pra que dizia que não tem como fazer um GTA no 3D Game Builder:

Parte 1:
Usaremos 3 objetos, um par de rodas traseiras que chamaremos de "rodat"
um par de rodas dianteiras que chamaremos de "rodad"
uma carroceria de um carro que chamaremos de carroceria...
Agora retiraremos a colisão de todos os objetos...

para fazer um game mais evoluído, como abrir portas e Capo você pode criar mais objetos e seguir esse mesmo conceito

Parte 2:
no oncreate coloque isso:

writeglobalvar('aceleracao',0);


Parte 3:
agora use essa script no onloop para juntar as partes no 3D Game Builder;

setobjecthierarchicalparent('rodat','Player');
setobjecthierarchicalparent('rodad','Player');
setobjecthierarchicalparent('carroceria','Player');
setobjectposition('carroceria',0,0,0);
setobjectposition('rodat',0,-0.3,0.6);
setobjectposition('rodad',0,-0.3,-0.6);

rode o jogo para ter certeza que esta tudo bem,

se estiver continue o tutorial...

agora aqui esta o grande truque:

cole isso na ultima linha do onloop:

if iskeypress(3Cool then
begin
writeglobalvar('aceleracao',readglobalvar('aceleracao')-0.2);
SetObjectPitchAngle('rodad', GetObjectPitchAngle('rodad')+3);
SetObjectPitchAngle('rodat', GetObjectPitchAngle('rodat')+3);
end;
if iskeypress(40) then
begin
writeglobalvar('aceleracao',readglobalvar('aceleracao')+0.3);
SetObjectPitchAngle('rodat', GetObjectPitchAngle('rodat')-1);
SetObjectPitchAngle('rodad', GetObjectPitchAngle('rodad')-1);
end;
if readglobalvar('aceleracao') < 0 then
begin
if (iskeypress(3Cool=false) then
begin
writeglobalvar('aceleracao',readglobalvar('aceleracao')+1);
end
end;
applyforce('Player',0,0,0+readglobalvar('aceleracao'));
if getobjectturnangle('rodad') < 20 then
begin
if iskeypress(37) then
begin
SetObjectPitchAngle('rodad',0);
SetObjectturnAngle('rodad', GetObjectturnAngle('rodad')+1);

end;
end;
if getobjectturnangle('rodad') > -20 then
begin
if iskeypress(39) then
begin
SetObjectPitchAngle('rodad',0);
SetObjectturnAngle('rodad', GetObjectturnAngle('rodad')-1);
end
end;

if readglobalvar('aceleracao') < 0 then
begin
if iskeypress(37) then
begin
SetObjectturnAngle('Player', GetObjectturnAngle('Player')+0.5);
end
end;
if readglobalvar('aceleracao') < 0 then
begin
if iskeypress(39) then
begin
SetObjectturnAngle('Player', GetObjectturnAngle('Player')-0.5);
end
end;



Aqui em cima esta toda a parte que faz os movimentos do carro, você pode basear-se nisso para fazer abrir portas...

By Kleiton Diones

FIM

é isso ae galera, ta tudo ae, pode copiar em outro lugar mais não tire os creditos



_________________
________________________________________
- É nescessário ver além do que os olhos mostram
Qua Fev 15, 2012 3:02 pm Exibir perfil de usuários
StenioAguiar
Usuário
Usuário


Registrado: 09/06/10
Mensagens: 88

Obrigado pelo tutorial.

obs: pessoal do forum onde tiver " Cool " vocês colocam "8 )" sem o espaço entre o 8 e o parenteses

Abraço a todos
Qui Fev 16, 2012 1:38 am Exibir perfil de usuários
welgomes
Usuário
Usuário


Registrado: 10/07/11
Mensagens: 827
Localização: São Paulo - Capital

Sugiro quando for postar algum código, selecione-o e depois aperte o botão "Code"
Ficaria assim:

Código:
if iskeypress(38) then


Percebam que desta forma os caracteres não viram gif de emoções.


Qui Fev 16, 2012 10:57 am Exibir perfil de usuários
kleiton157
Usuário
Usuário


Registrado: 06/05/11
Mensagens: 1170
Localização: Na cáducarai

há....


brigado pela dica, eu nem sabia disso kkk'

_________________
________________________________________
- É nescessário ver além do que os olhos mostram
Qui Fev 16, 2012 3:00 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Tutoriais
Página 1 de 1