Texturizando no wings

 
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Texturizando no wings
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eduardooo
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Texturizando no wings
Tá aii o tutorial, eu achei no fórum do wings, adivinha quem postou? o lemos ushhusauhas grande lemos, pena que não peguei sua época aqui no fórum

1 - pegue seu modelo e, no modo "face" selecione um grupo de faces. No menu select ou selecionar, é possível criar diversos grupos de faces. Isso facilitaria muito o seu serviço. Por exemplo, se você tem um cubo, selecione uma face, vá em selecionar (meu Wings tá em português, não estranhe!) > criar um novo grupo > escreva "Face 1". Quando der o Ok, já terá criado um grupo, que pode ser encontrado em menu > selecionar > selecionar grupo > face 1; a sua face será selecionada.
Em um cubo, você irá ver que isso não seria necessário na próxima etapa, mas em uma forma mais complexa, verá como é útil.

2 - depois que todas as suas faces puderem ser selecionadas, selecione todas elas e com o botão direito vá em UV maping. Abrirá uma janelinha com seu objeto. Nela, você pode selecionar diretamente a face (no caso do cubo que só tem 6) ou ir em selecionar escolher um dos grupos que você criou préviamente. Uma vez que uma face (ou um grupo estiver selecionado, quando você clicar com o BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo, irão aparecer os Charts, que são coloridos que aplicamos para nos orientarmos no mapeamento, para sabermos se mapeamos tudo. Aplique na face (ou grupo) selecionada o Chart 1, descelecione, seleciona outra (ou outro grupo), aplique outro chart, até pintar todas.

3 - Uma vez que seu modêlo esteja todo "colorido" (mapeado), sem NADA selecionado, BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo, "continue > unfolding". Irá aparecer uma janela com as suas faces selecionads sobre um quadrado cheio de letrinhas coloridas. BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo, aparece "create texture", clique e escolha o size 512 x 512 (pode usar maiores em mapeamentos mais complexos, só fica mais pesado. Para essa experiência, use 512 x 512). Dê ok e as letrinhas somem, as faces ficam brancas. Agora a mágica, feche a janelinha!

4 - vá em menu > janela (window) > índice geral (outline) e aparece na esquerda lguns elementos da sua cena, provavelmente o cube (objeto), um material azul chamado hole (os materiais tem um quadradinho branco com um "M" dentro), uma material chamado defalt (esse é o material ponto de partida), um novo material criado a partir do defalt, talvez cube1_auv e mais um quadradinho branco que é a textura que você criou, com o mesmo nome do material, cube1_auv! É nesse material (que está aplicado no seu modêlo!) que você tem que se ligar, esqueça os outros. Só pra você ver, clique no quadrado branco (su textura), BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo > exibir: abre uma janela mostrando a sua textura! Agora feche essa janelinha, você já sabe que está lá.

5 - Clique na sua textura de novo, BOTÂO DIREITO do MOUSE, exportar. Escolha um local, escolha o formato (eu gosto de BMP, bitmap do Windows) e dê ok. Agora você pode afechar o Wings e escolher um programa gráfico de sua preferência. Neste caso, pode ser até o paint. Abra a imagem que você exportou e trabalhe em cima dela. É importante que seja assim, a nova textura tem que ser exatamente do mesmo tamanho que você criou ou a própria.
Pinte cad face de uma cor, escreva seu nome, faça uma bagunça aí. Não tem importância que a pintura sai um pouc do limite das suas 6 faces (no caso do cubo). Salve com outro nome. Agora você tem a original e atrabalhada.

6 - abra de novo o Wings. Vá em arquivo > importar uma imagem. Importe a imagem que você modificou. Na janela indice geral ela irá aparecer próxima daquele original branca. Clique nela com o botão esquerdo e ARRASTE PRA CIMA DO MATERIAL cube1_auv. Abre uma janela perguntando como ela será aplicada. Escolha "difuse" e pronto! Você verá que seu cub terá os detalhes que você criou! Renderize e pronto.

Observação importantíssima: o Wings não importa realmente, ele usa a imagem externa como referência. Tudo o que você alterar na textura utilizada "externamente", será modificado no wings, pode experimentar, abra ele, altere no paint, feche e clicando nela na janela indice geral do wings, escolha "atualizar" (refresh). Da mesma forma, se ele for deletada ou movida da pasta onde estava, quando abrir o Wings ela também não estrá lá.
Leia isso tudo, compare com o tuto em gif e depois fça a experiência com um cubo.
Abração!


Seg Mai 28, 2012 3:17 am Exibir perfil de usuários
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