terrain texture builder
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Geral
terrain texture builder
Autor Mensagem
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

se nao me engano, a textura vem em um arquivo separado... Posso estar errado, nao tenho certeza...


Qua Nov 11, 2009 7:25 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

claudio escreveu:
porque quando exporto meu mapa do earth sculptor como objeto e abro ele ele ta sem cor .

quando abri ele no blender ele fic sem textura não sei porque?
podem me ajudar grato.


Não conheço o programa que você está usando, mas é possível que a forma que as texturas são aplicadas nele não sejam reconhecidas pelo Blender, o mesmo acontece se você texturizar no Sketchup e mandar pro 3D Game Builder. O único mapeamento universalmente reconhecido é o UV. Se o programa não gera coordenadas UV, fica complicado, não vai adiantar nem colocar a textura na mesma pasta do arquivo.
Por exemplo, se você fizer um objeto e fizer o mapeamento uv e exportar do wings3d para uma pasta, junto com a textura, e importar ele com o Blender, salvando o arquivo .blend na mesma pasta, ele já vai aparecer no blender com a textura. Very Happy Da mesma forma, se você usar o ModelView do 3D Game Builder, vai conseguir visualizá-lo na boa.
Eu ainda não usei o terrain texture, mas pelo que vi no tutorial é uma ferramenta fácil e muito boa. Ele gera um heitmap que é reconhecido pelo 3D game Builder. Se você não criar um terreno a partir de um heitmap, quiser fazer em 3D mesmo, em qualquer programa terá que usar o UV.
Se você fêz ele e conseguiu colocar no Blender, bastará fazer o mapeamento no próprio blender, aplicar a textura (isso já é um trabalho artístico!) e depois exportar de novo em 3ds. Uma vez com o modêlo mapeado, ele irá aparecer perfeitamente no 3DGame Builder.
Cuidado apenas com o peso do modêlo; normalmente um terreno bem acidentado pode muitos polígonos.

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Nov 11, 2009 7:37 pm Exibir perfil de usuários
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

valeu vo tenta fazer o mapeamento uv nesse programa grato>>>
Qui Nov 12, 2009 2:44 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Na verdade a textura vem mesmo em um arquivo separado, eu não sei quanto ao blender, mas é fácil importar a montanha no 3DGB, siga esses passos:
1º) Na hora de exportar desmarque a opção de água, o 3DGB não reconhece a água do programa, se você exportar com água vai dar bug na hora de importar pro 3DGB.

2º) Depois de exportado, o programa vai gerar o objeto no formato .obj, e a textura no formato .png
Mas o 3DGB não suporta .png para texturas, então você tem que converter a textura em um programa de conversão de imagens(http://www.baixaqui.com.br/categorias/230-conversores-de-imagem.htm) para converter de .png para .tga,.jpg ou .bmp que são os formatos suportados(se não me engano).

3º) Depois de converter, adicione um novo material no 3DGB e carregue a textura(que foi convertida).

4º) Agora é só criar um novo objeto e carregar a montanha, e na opção de textura você coloca a textura que criou.

5º) O 3DGB reconhece a montanha normalmente, com textura, e a física funciona bem, não precisa mexer em collision scale(mas de vez em quando o player afunda um pouco na montanha), mas claro para física funcionar tem que colocar o objeto como 'Dynamic'.

Acho que é isso, espero ter ajudado.
Só para alertar, eu não testei nada que eu disse aqui, até porque não tenho mais o EarthScultptor nem o programa de conversão de imagem pois meu computador foi formatado a pouco tempo. Mas falei o que eu me lembro.

Ps¹: O objeto gerado pelo EarthSculptor tem uma quantidade relativamente grande de polígonos, o que pode deixar o jogo lento dependendo do computador.
Ps²: O link que te passei no meu primeiro tópico foi o link pro forum não pro site, o link certo pro site é:
http://www.earthsculptor.com/index.htm
e o manual(em inglês): http://www.earthsculptor.com/manual/index.htm
Sex Nov 13, 2009 10:57 am Exibir perfil de usuários
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

valeu pela ajuda


Sex Nov 13, 2009 3:13 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mililo escreveu:

5º) O 3DGB reconhece a montanha normalmente, com textura, e a física funciona bem, não precisa mexer em collision scale(mas de vez em quando o player afunda um pouco na montanha), mas claro para física funcionar tem que colocar o objeto como 'Dynamic'.



Isso é bem interessante Mililo, então concluímos que o Earth já exporta o objeto com mapeamento UV, porque o 3DGB reconhece ele Confused . Isso facilita muito as coisas, o Blender neste caso é totalmente dispensável. Mas, sendo assim, o Blender deveria reconhecer a textura também Confused

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Nov 13, 2009 6:40 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

eu so nao entendi por que a minha mointanha ficou esticada quando fiz no earthsculptor...
sabe o que pode ter acontecido??????

abraço

_________________
Não mais tão novato
Sex Nov 13, 2009 8:09 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Lemos escreveu:
Isso é bem interessante Mililo, então concluímos que o Earth já exporta o objeto com mapeamento UV, porque o 3DGB reconhece ele . Isso facilita muito as coisas, o Blender neste caso é totalmente dispensável. Mas, sendo assim, o Blender deveria reconhecer a textura também
Abraço

Não sei, acho que o blender reconhece sim.
huntergamer escreveu:
eu so nao entendi por que a minha mointanha ficou esticada quando fiz no earthsculptor...
sabe o que pode ter acontecido??????
abraço

Sei sim, não sei direito onde, mas existe uma opção para mexer no tamanho da textura(uma barrinha que da para aumentar e diminuir), daí você mexe no tamanho que a textura não vai ficar mais esticada.
Eu não tô com EarthSculptor no PC agora se não poderia ajudar melhor.
Sex Nov 13, 2009 11:41 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Geral Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3