Sprites & UI & Cursor & Algumas Dúvidas

 
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Sprites & UI & Cursor & Algumas Dúvidas
Autor Mensagem
Tiago
Novato
Novato


Registrado: 11/12/08
Mensagens: 13
Localização: São Paulo

Sprites & UI & Cursor & Algumas Dúvidas
1 - Quero mostrar algumas imagens em 2d na tela, estava vendo em outros tópicos e foi sugerido usar "Sprite" em "Basic Geometry". Mas acontecem o seguinte: O sprite fica em coordenadas 3d quando a câmera se move ele fica estático, uma solução seria reposicionar o sprite por script fazendo ele acompanhar a câmera, mas não se isso pode ocasionar do sprite atravessar objetos ou bugs desse tipo. Ainda não tentei isso pois estou procurando uma solução mais simples.

Edirlei gostaria de dar uma sugestão, poderia incluir um novo objeto na GUI chamada “Image”, funcionaria como uma label, mas com a possibilidade de incluir imagens.

2 – Estou fazendo um gramado com sprites igual da imagem abaixo:



Mas não estou conseguindo usar imagens com alpha, tentei criar um material mas não consigo fazer a parte escura ficar transparente, no meu programa de modelagem sempre usei preto para indicar o alpha da textura, no 3dgb seria de que forma isso?



Outra questão seria poder usar sprites animados, ou seja fazer a grama se mexer com o vento para dar mais realismo, isso é possível?


3 – Talvez a resposta da 2 dúvida resolva essa. Tenho uma arvore modelada e texturizada no 3ds Max, as folhas eu usei sprites e ficam transparentes. Mas quando exporto para o 3d Game Builder elas perdem o alpha, tentei criar um material no 3dgb e aplicar na arvore para que tudo que estiver em preto fique transparente mas não deu certo, o que estou fazendo de errado?





*obs 1: Note uma coisa estranha, os labels estão ficando atrás dos objetos.
*obs 2: As vezes os nomes dos meus objetos somem e acontecem erros (imagem abaixo).



Algumas informações que podem ser uteis:
Estou usando o Windows Vista SP1 com a ultima versão do 3d Game Builder.
Placa de vídeo GForce 8400 gs 256mbs
Intel Core 2 2.0
2 Gb ram

Encontrei outros erros que acontecem comigo, mas vou postar eles na sessão de bugs para analise.

4 - Tenho alguns cursores e estou importando eles nas propriedades do projeto, mas quando rodo meu jogo o cursor não muda, continua o mesmo do Windows.


Dom Jan 04, 2009 7:38 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá Tiago,
Sobre a sua duvida do Sprinte, já esta na nova versão (a 1.6 que vai ser lançada ainda este mês) o objeto do tipo imagem na paleta GUI Objects, ela já vai resolver o seu problema.

Tiago escreveu:
Mas não estou conseguindo usar imagens com alpha, tentei criar um material mas não consigo fazer a parte escura ficar transparente, no meu programa de modelagem sempre usei preto para indicar o alpha da textura, no 3dgb seria de que forma isso?


Você pode fazer a imagem transparente de diversas maneiras. Você pode utilizar o preto, mas para isso precisa alterar algumas opções no cadastro da textura, como:

ImageAlpha = SuperBlackTransparent (define que o preto será a transparência)
TextureFormat = RGBA
BlendingMode = Transparency

Ou

ImageAlpha = SuperBlackTransparent
TextureFormat = RGBA
TextureMode = Modulate
BlendingMode = AlphaTest50

Mas eu aconselho a utilizar o formato TGA para a textura, é muito melhor e você pode definir a transparência na própria imagem. A textura "Tree_Leaf" que existe por padrão no 3D Game Builder é uma imagem TGA com um canal alpha que defini a sua transparência, você pode testar ela e ver que funciona perfeitamente.

O mesmo vale para a textura do seu modelo feito no 3ds max, mas como você não tem acesso as opções dela no 3D Game Builder o melhor seria utilizar o formato TGA com a transparência.

Quanto aquele erro, você criou um objeto sem nome? Ou como você fez aquilo? O erro também pode ser porque um dos arquivos de textura referenciados no seu modelo não foi encontrado, na versão 1.5 a mensagem que informa que a imagem não foi encontrada não esta aparecendo, verifique se não é este o problema.

Tiago escreveu:
4 - Tenho alguns cursores e estou importando eles nas propriedades do projeto, mas quando rodo meu jogo o cursor não muda, continua o mesmo do Windows.


Estranho, vou verificar se não é algo relacionado ao windows vista, pois no XP esta funcionando normalmente.

Tiago escreveu:
Encontrei outros erros que acontecem comigo, mas vou postar eles na sessão de bugs para analise.


Seria ótimo se você os envia-se o quanto antes para que caso realmente existam possam ser corrigidos já nesta atualização agora de janeiro.
Dom Jan 04, 2009 11:33 pm Exibir perfil de usuários
Tiago
Novato
Novato


Registrado: 11/12/08
Mensagens: 13
Localização: São Paulo

Obrigado pela resposta Edirlei!
Fico aguardando a nova verão então...

O problema das transparencias consegui resolver, usei o formato TGA com um canal alpha, agora ficou certinho.
É possivel fazer sprintes animados? gostaria de fazer a grama mexer com o vento.

O problema dos nomes sumirem era o meu modelo que deviar estar com algum problema. Exportei ele novamente e parou de acontecer isso!
Seg Jan 05, 2009 2:32 am Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Tiago escreveu:
É possivel fazer sprintes animados? gostaria de fazer a grama mexer com o vento.


É possível sim, o que você pode fazer é importar cada frame da sua animação como uma nova textura e criar um script que de tempos em tempos altere o material do sprinte.

Para facilitar isto eu vou tentar incluir na nova versão a possibilidade de importar GIFs animados como textura, não sei se vai ser possível mas vou tentar.
Seg Jan 05, 2009 8:53 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Página 1 de 1