|
|
|
Autor |
Mensagem |
welgomes
Usuário
Registrado: 10/07/11 Mensagens: 827 Localização: São Paulo - Capital |
|
Servidor de contas para MMO. Opinem. |
|
Notei que uma dúvida comum do pessoal é como criar um login para o seu jogo MMO.
Porém para se fazer isso é preciso ter um servidor 24hs ligado ou ter uma conta de hospedagem paga.
No servidor tem que existir um banco de dados e suporte a alguma linguagem serve-side (do lado do servidor) como PHP, ASP, JSP etc.
De um mês para cá, eu larguei a programação Desktop para trabalhar com a programação web.
Minha idéia é a seguinte, eu crio na web um cadastro de desenvolvedor, a pessoa cria sua conta e informa o nome do jogo.
Ela passa para os jogadores o link, por exemplo:
wsantos.eti.br?jogo=GTA
Meu programa irá abrir um cadastro para esse jogador para o jogo GTA.
internamente ele irá criar a tabela: game_gta E com os campos: usuario e senha.
Somente o desenvolvedor terá a senha de acesso a essa tabela.
Eu abriria o código para quando a pessoa tivesse seu futuro servidor.
PRIMEIRA ETAPA
Eu desenvolveria um tutorial em que o jogo acessa o banco de dados, lê a tabela e se o usuário e senha bater, informa ao jogador que ele está logado.
SEGUNDA ETAPA
Criar campos comuns na tabela como pontos, vida etc.
O segundo tutorial pegaria informações de vida, pontos etc. e no decorrer do jogo salva essas informações no banco de dados.
Isso já daria uma boa noção do jogo enviando informações ao servidor.
|
|
Ter Mar 27, 2012 11:01 pm |
|
|
Sergio Sinistro
Usuário
Registrado: 25/03/12 Mensagens: 263 Localização: Amazonas |
|
|
|
Utilizando apache 2 e MySQL?
|
|
Qua Mar 28, 2012 12:09 am |
|
|
welgomes
Usuário
Registrado: 10/07/11 Mensagens: 827 Localização: São Paulo - Capital |
|
|
|
Sim, o banco é mysql.
Agora eu não tenho certeza se é Apache, acredito que sim.
|
|
Qua Mar 28, 2012 2:02 am |
|
|
Edirlei
Administrador
Registrado: 15/03/08 Mensagens: 760
|
|
|
|
Boa ideia. Vai ajudar muitas pessoas.
|
|
Qua Mar 28, 2012 2:40 am |
|
|
welgomes
Usuário
Registrado: 10/07/11 Mensagens: 827 Localização: São Paulo - Capital |
|
|
|
O complicado é que o servidor, NUNCA mas NUNCA mesmo deve confiar no cliente.
Por exemplo, existe um item no chão, como 1 moeda de ouro que no jogo se chama GOLD.
O cliente manda o comando: +1 GOLD (hipótese)
Se o servidor confiar cegamente, o cliente pode clonar o pacote ou informação e ficar enviando:
+1 GOLD, +1 GOLD, +1 GOLD, +1 GOLD
O correto é enviar as coordenadas e o item pego.
O servidor confere se realmente o item existe.
Caso exista, então sim ele credita mais uma moeda na conta do jogador e faz o item sumir.
No tutorial provavelmente eu farei o servidor confiar cegamente nos dados.
Porém quero deixar claro que na prática isso nunca deva ser feito.
|
|
Qua Mar 28, 2012 2:55 pm |
|
|
kleiton157
Usuário
Registrado: 06/05/11 Mensagens: 1170 Localização: Na cáducarai |
|
|
|
Cara, essa e uma ótima ideia...
sobre o servidor confiar no client:
Eu não tenho nenhuma experiencia nisso, mais creio que se você colocasse para mandar uma mensagem, ao invés de +1 GOLD, enviasse uma mensagem com o ID do item, por exemplo +1 60758, sendo que 60758 = Gold...
resumindo, fazer um ID para cada item, assim ficaria mais dificiu descobrir o ID de um item, mais você também não pode confiar cegamente em mim, porque eu não sei mexer com isso ai não :)
_________________ ________________________________________
- É nescessário ver além do que os olhos mostram |
|
Qua Mar 28, 2012 6:34 pm |
|
|
Viciadao
Usuário
Registrado: 27/11/11 Mensagens: 202 Localização: Morro do Alemão |
|
|
|
Não se deve confiar mesmo...
Qualquer programa,software ou jogo que usa validação por url:
www.sitedojogo.com/?serial=5656
Pode ser FACILMENTE burlado!!!
O usuário pode modificar o arquivo host!!
Pode usar um programa que intercepta a rede!!!
Resumindo nunca ta seguro!!!
|
|
Qua Mar 28, 2012 6:52 pm |
|
|
Sergio Sinistro
Usuário
Registrado: 25/03/12 Mensagens: 263 Localização: Amazonas |
|
|
Qua Mar 28, 2012 8:09 pm |
|
|
|
|
|
|
|
|