sangue
Ir à página 1, 2  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Programação
sangue
Autor Mensagem
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

sangue
Ola, entao estou com uma duvida aqui, estou desenvolvendo um jogo e quero fazer algo meio pesado, com bastante sangue, como qualquer FPS hoje em dia tem quando voce recebe um tiro, o sangue escorre pelo chao ou aparece na parede essas coisas, o problema eh que nao consegui pensar como colocar isso no 3DGB seria um sprite, uma textura que seria colocada sobre a principal mas nao sei como, isso serviria também para fazer pegadas por exemplo, mas nao tenho ideia de como fazer isso, alguem saberia um sisterma de colar uma textura em cima da outra na area desejada sem criar um novo objeto?


Ter Dez 22, 2009 5:02 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: sangue
Talvez na hora que o tiro batesse você pudesse usar partículas e ao mesmo tempo, com o comando SetObjectMaterial, você poderia trocar a textura da parede limpa por outra manchada. Mas para dar mais realismo, você teria que criar várias opções de texturas controladas por alguma coisa, talvez uma variável, tipo, se o tiro vier de frente, uma variável fica em 1, a textura é A, se vier da direita a variável é 2, o material é B, etc...
Para fazer uma poça, poderia ser um objeto 3D que surgisse, ficasse sob o personagem e aumentasse de tamanho com o comando SetObjectScale.
É difícil opinar pque às vezes podemos obter os mesmos resultados com comandos diferentes...

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Dez 22, 2009 1:17 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

O melhor modo de fazer isso é programando um shader, com um shader é possível ter uma única textura de sangue e aplicar ela sobre qualquer outro objeto com base em onde o tiro bateu, onde o ator pisou. Além disso, com o shader também seria possível fazer um blend das duas texturas, ficaria muito mais realista do que utilizar varias texturas e ir alterando o material dos objetos.


Ter Dez 22, 2009 4:44 pm Exibir perfil de usuários
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

Edirlei é possivel fazer pegadas também com shaders? se sim como Question
Ter Dez 22, 2009 4:47 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

claudio escreveu:
Edirlei é possivel fazer pegadas também com shaders? se sim como


Sim é possível...

Estude GLSL, aqui tem tutorial básico: http://zach.in.tu-clausthal.de/teaching/cg2_07/literatur/glsl_tutorial/index.html
Ter Dez 22, 2009 5:35 pm Exibir perfil de usuários
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

estava pensando não blend de duas texturas mas nao sabia como, no mais vou dar uma olhada no link que voce passou ai, muito obrigado Wink


Ter Dez 22, 2009 5:57 pm Exibir perfil de usuários
alemoes
Usuário
Usuário


Registrado: 21/08/08
Mensagens: 166
Localização: Clarkston, Washington

desculpe o double post, mas nao temos a opcao de editar aqui...

entao vai...
Alem de ser por shaders nao teria algum outro metodo? Nao sei absolutamente nada sobre a linguagem usada para fazer shaders, e jogos mais antigos da epoca que nao existia o shader ainda como por exemplo o Counter Strike 1.6 / Half Life 1... já tinham efeitos de sangue, entao queria saber se poderiam me ajudar a fazer isso sem o uso de shaders do qual nao domino nem 1%
Qua Dez 23, 2009 1:42 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Cara, tá valendo um tutorial disso, acho que aqui ninguém sabe programar um shader... Uma vez tentei colocar um bump não material e no final ficou tudo preto...

Abraço!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Dez 23, 2009 3:49 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2