Salvando a posição do jogador

 
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Salvando a posição do jogador
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OIGAMES
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Salvando a posição do jogador
POR FAVOR ALGUEM SABE FAZER PRA SALVAR AS POSIÇOES DO MAINACTOR?

eu já perguntei tanto ninguem respondeeee!

Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad



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Sáb Out 31, 2009 7:31 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
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Re: Pesoal me ajudem por favor !!!!!!!!!!!!!!!
Cara, ninguém responde por 2 motivos: primeiro que quase ninguém sabe e segundo pque faltam dados na sua pergunta! Não tem nem um mês que eu comecei a testar banco de dados, ainda não sei quase nada, mas é fundamental...
Bom, vou tentar te ajudar. Presumo que as posições a que você se refere sejam posições no mesmo mapa, ou em vários mapas.
A primeira coisa a ser feita é o tutorial do banco de dados (eu fiz e deu certo!):

https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial15.php

Você vai ter que ter a paciência para fazer pequenos testes e alterar o script aos poucos, de acordo com as suas necessidades.
Bom, você terá que criar variáveis globais que mudem de acordo com a posição dele. Por exemplo, se o jogo tiver 3 mapas, uma variável deverá dizer se ele está no mapa 1, 2 ou 3, tipo, Mapa = 1, Mapa = 2, Mapa = 3. Esse script poderá ser colocado nos eventos do mapa OnCreate.
Cada mapa deve ser setorizado, tipo, criar events áreas do tamanho da área que você quer marcar a posição, de tal modo que quando ele estiver numa área, uma variável mude. Deverão existir tantos valores quanto áreas. Tipo, no mapa 1 tenha 10 áreas, então você cria uma variável chamada LocalPlayer. Quando ele estiver na área 1, LocalPlayer = 1, e assim por diante.
Criar eventos assim você pode treinar lendo o tutorial (ele tem esquemas de events áreas):

https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial12.php

Eu não repetiria os valores das áreas mesmo em mapas diferentes, tipo, no mapa 1, com 10 áreas, faria áreas de 1 a 10, no mapa 2, digamos que tivesse 8 áreas, faria valores do 11 ao 18 e assim por diante.
Agora você volta ao tutorial do banco de dados, só que em vez de salvar o nome e a energia, você vai salvar os valores das suas 2 variáveis, a do mapa e a do local, tipo, mapa 2, localPlayer 12. Ao clicar em salvar, esses valores serão gravadas no banco de dados.
Finalmente você terá que criar um script de leitura desses dados e efetivar a ação. Inicialmente, grave no banco os valores iniciais do jogo, tipo, mapa 1, localplayer 1.
O mapa inicial deveria ser uma mapa tipo loading, algo que servisse apenas para analizar essas variáveis. Quando ele estivesse carregando, no evento OnCreate, ele leria no banco de dados essas variáveis e colocaria o mainactor no mapa e local da referência, tipo, Mapa = 1, load Mapa 1. O script de carregamento de mapa possui um parâmetro que posiciona o mainactor:

https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial13.php

Basta você criar para cada área um script de posicionamento, tipo, Mapa = 2 , load mapa 02 + posição do Mainactor = posição da variável Local Player. Como o mapa 2 teria 8 áreas, teriam que ser 8 scripts de carregamento só para o mapa 2, que fariam com que o mapa 2 fosse carreagado com o mainactor ora numa posição, ora noutra.
Dá trabalho, mas é possível, agora você terá que fazer experiências.
De vez em quando eu posto algum teste que fiz, o jogo mesmo ainda não estou fazendo, to modelando peças, testando scripts, e salvando as minhas conclusões.

Agora, só uma observação, o título do seu tópico não ajuda em nada a comunidade, amanhã ou depois esta longa explicação, que poderia ajudar a outros, vai estar perdida, pque ela só seria achada se o título fosse "Como salvar as posições do Mainactor?"

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Sáb Out 31, 2009 9:34 pm Exibir perfil de usuários
jean moraes
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isso ai, os topicos sao feitos para ajudar, e colocar um titulo que faz resumo do que voce quer saber,é uma maneira de ajudar todos em geral,pque isso é uma comunidade, um ajuda o outro. E os problemas cada vez sao menor. Wink
Sáb Out 31, 2009 11:54 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
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jean moraes escreveu:
isso ai, os topicos sao feitos para ajudar, e colocar um titulo que faz resumo do que voce quer saber,é uma maneira de ajudar todos em geral,pque isso é uma comunidade, um ajuda o outro. E os problemas cada vez sao menor. Wink


Cara, fiquei muito feliz ao ver que o título foi alterado para "Salvando a posição do Jogador!" É outra coisa! Very Happy Valeu mesmo Edirlei!
Jean, eu levo muito a sério esse lance de comunidade, já frequento varias delas a muito tempo, eu realmente gosto dessa troca de conhecimentos. Eu acho que eu tenho mais amigos na internet que próximos a mim, rsrsrs! Eu sou muito grato a várias pessoas que se dispuseram a trocar conhecimento. Hoje eu sei fazer muitas coisas em computação que quando eu vejo o preço de cursos que eu teria que fazer hj para saber o que eu sei, chego a cair para trás, são muito caros! Quase todo o meu conhecimento vem dessa parceria com os amigos das comunidades.
Eu gosto de ajudar e receber ajuda. No que eu puder fazer, a comunidade vai crescer e muito. Tenho muito pouco tempopra mexer no jogo que eu estou fazendo, as imagens de testes que eu posto não tem nada a ver com ele, são apenas experiências, mas quando ele estiver pronto, quando eu estiver comercilaizando e espero que seja sucesso, pretendo fazer um site para ele e vou ter orgulho de dizer que foi feito no 3D Game Builder, quero que seja uma propaganda mesmo, quero que venda muito e que o Edirlei possa crescer e melhorar cada vez mais o programa, todo mundo ganha com isso!
É por isso que eu sempre bato nessa tecla de fazer um bom título para o tópico, de explicar bem o problema, respeitar os outros membros, etc, para comunidade ser forte, não quero que ninguém saia pque não teve a ajuda que precisava.
Aqui o Edirlei é bem light, mas eu frequento uma comunidade no orkut chhamada Autocad Brasil, que já me ajudou muito, e vejam o que tem nas regras da comunidade:

Seja CLARO E OBJETIVO ao criar tópicos.
-Evite títulos como Urgente, Help!!, Ajudaê?!, Dúvida..., Socorro!!, To Frito, Tres pontinhos...
-Os tópicos postados de forma incorreta, mesmo que respondidos serão deletados SEM AVISO PRÉVIO.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS REGRAS PARA POSTAR PERGUNTAS NO FORUM
-Pesquise antes de postar a sua dúvida


Além disso tudo, dividir conhecimento é algo que está até na Bíblia:
"Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!" Mt 9. 9

Abraço a todos Very Happy



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Dom Nov 01, 2009 1:58 pm Exibir perfil de usuários
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