pedido de tutorial

 
   3D Game Builder - Índice » Geral
pedido de tutorial
Autor Mensagem
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

pedido de tutorial
alguem poderia fazer um super mini tutorial para mim . eu queria saber como faço para amuentar as capacidades de meu personagem por exemplo seta para cima corre 1 ai aperta shift ele corre 6 esmaço ele pula1 espaço+ crtl ele pula 6 como posso fazer isso .

agradeço desde ja


Qui Dez 03, 2009 3:41 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: pedido de tutorial
claudio escreveu:
alguem poderia fazer um super mini tutorial para mim . eu queria saber como faço para amuentar as capacidades de meu personagem por exemplo seta para cima corre 1 ai aperta shift ele corre 6 esmaço ele pula1 espaço+ crtl ele pula 6 como posso fazer isso .

agradeço desde ja


Dá uma lida no meu tutorial de salvamento porque ali você vai entender o funcionamento das variáveis globais. Depois que você entender isso, observe o script de inteligência artificial do espantalho. Você vai ver que a cada mudança da variável que define a direção dele, ele vira para um ponto diferente, em função do estado da variável. Um script muda a variável e outro executa a ação em função dessa mudança.
Basta fazer primeiro um esquema que as capacidades sejam definidas por uma variável global, tipo, normalmente a variável HABILIDADE fica em 1, se ele achar um bonus, ela muda para 2, se achar outro bonus, muda para 3. Depois, no script de movimentação do personagem você inclui essa condição à força aplicada, tipo, aplica força 1000 se a variável for HABILIDADE =1, aplica força 2000 se a variável for HABILIDADE =2 e aplica força 3000 se a variável for HABILIDADE =3.
O script de movimento já vai ter as opções a serem feitas para cada valor possível da variável habilidade. Você só tem que tomar o cuidado para que essa variável nunca tenha um valor que não exista no script, tipo, a força maior será 3000 quando HABILIDADE = 3 e de repente a variável mude para 4, se o script não achar esse valor, não haverá como aplicar força ao personagem, porque o script não está programado para o valor 4, então o personagem vai ficar parado igual a um bobão.
Existem exemplos de scripts, tanto nos tutoriais quanto aqui pelo fórum, de uso de teclas para executar ações, veja um aqui:
viewtopic.php?t=359
Aqui uma variável sofre mudança ao apertar uma tecla.

Abraço!

Abraço!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Dez 03, 2009 5:11 pm Exibir perfil de usuários
OIGAMES
Usuário
Usuário


Registrado: 14/03/09
Mensagens: 405
Localização: Araci - Bahia

Eu pensei em fazer asim no meu jgopra poder acelerar
Tipo:
Eu to precionado na seta ai o MainActor tá lentinho ai quando eu preciono Shift + Seta ele acelera!

Tem como fazer um script dessa maneira?

if (IsKeyPress(30+16))then
ApplyForce('player', 3000, 0, 0);


_________________
"Não Perca a Força e o sonho, Não deixe nunca de acreditar... Que tudo vai acontecer..."
Chance - Rosa de Saron
_________________________________________________
e-mail:danvictor20@gmail.com
Site: http://www.danilostudios.com
Site de Games: http://www.games.danilostudios.com
Twitter: http://twitter.com/Victorzinhow
Qui Dez 03, 2009 5:53 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

OIGAMES escreveu:
Eu pensei em fazer asim no meu jgopra poder acelerar
Tipo:
Eu to precionado na seta ai o MainActor tá lentinho ai quando eu preciono Shift + Seta ele acelera!

Tem como fazer um script dessa maneira?

if (IsKeyPress(30+16))then
ApplyForce('player', 3000, 0, 0);


O campo 30 + 16 refere-se ao nome da tecla, não funcionaria, teria que ser algo mais ou menos assim:

if (IsKeiPress(30)) then
ApplyForce('player', 2000, 0, 0);
if (IsKeiPress(30)) and (IsKeiPress(16)) then
ApplyForce('player', 3000, 0, 0);


Eu não testei, certos scripts pedem estrutura condicional, etc...
No caso do cláudio, não depende só da tecla e sim da condição de ter ou não ter a habilidade, tipo:
Declara-se a variável Habilidade no estado normal do personagem:
WriteGlobalVar('Habilidade', 1);

Aí acontece alguma coisa, tipo ele acha algum anel, igual ao sonic (KKKK!):
WriteGlobalVar('Habilidade', 2);

aí sim é feito o script de teclas (eu não testei esse script de teclas, NUNCA tentei usar 2 teclas ao mesmo tempo):

if (IsKeiPress(30)) and (IsKeiPress(16)) then
begin
if ReadGlobalVar('Habilidade') = 1 then
begin
ApplyForce('player', 2000, 0, 0);
end
else if ReadGlobalVar('Habilidade') = 2 then
begin
ApplyForce('player', 3000, 0, 0);
end;


O script diz que se você aperta as 2 teclas ao mesmo tempo, se a variável estiver em 1, a força aplicada será 2000 e se estiver em 2 será 3000. Você só corre a 3000 SE tiver a habilidade!
Esse tipo de jogo pede ainda um script à parte para o caminhar normal, isto é, ali você pode vir a correr se tiver a habilidade. Se quiser correr, mas não tiver habilidade, não consegue.
Então, tendo habilidade ou não, tem que ter a opção de andar devagar, aí usa-se a opção de uma tecla só:

if (IsKeiPress(30)) then
ApplyForce('player', 2000, 0, 0);


São 2 scripts distintos.

Abraço!

Ps.: nem sei a que teclas se referem 16 e 30! Embarassed Teria que ver na ajuda, kkkkk!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Dez 03, 2009 7:16 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Geral
Página 1 de 1