Oque é uma Variavel global ?

 
   3D Game Builder - Índice » Programação
Oque é uma Variavel global ?
Autor Mensagem
OrionGames
Usuário
Usuário


Registrado: 14/01/11
Mensagens: 185
Localização: Jordanesia

Oque é uma Variavel global ?
Eu queria saber exatamente oque é uma Variavel Global?



Abraços


Sex Jan 21, 2011 5:01 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Uma variável global?
No 3DGB uma váriavel global é uma váriavel que pode ser acessada por qualquer script, diferente das variáveis locais que só podem ser acessadas no script onde foram criadas, exemplo:
Código:
var umaVariavel : integer; // variavel local
umaVariavel := 10;

Nesse exemplo eu criei uma váriavel local e setei o uma valor para ela, digamos que fiz isso acima no OnCreate do mapa, agora se eu for no MainLoop do mapa e escrever:
Código:
umaVariavel := 5; //to tentando mudar o valor da variavel que criei no outro script

Vai dar erro, porque a váriavel foi criada em outro script e não é global...

Agora se a váriavel for global...
OnCreate do mapa
Código:
WriteGlobalVar("umaVariavel", 10);

MainLoop do mapa
Código:
WriteGlobalVar("umaVariavel", 5);

Pronto agora eu mudei minha váriavel de 10 para 5, em scripts diferentes...

Lembrando que as váriaveis globais, ficam ocupando memória desde que são criadas até que se feche o jogo ou você use o comando(se não me engano):
Código:
CleanupGlobalVars

Mas esse comando vai deletar todas as variáveis globais(acho que não tem como deletar uma por uma).
É interessante usar esse comando no OnDestroy do mapa, porque as váriaveis globais passam de mapa para mapa também(se não me engano denovo...)

Quando você começar a fazer algo grande no 3DGB vai perceber que raramente se usam váriaveis locais, vai ser quase sempre globais...
Bom... acho que é isso, eu não tenho 3DGB nesse PC e nenhum código foi testado...

[/u]

_________________
"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
----
www.aquiestamos-juventude.blogspot.com
http://todosnecessitam.blogspot.com/
Sex Jan 21, 2011 8:08 pm Exibir perfil de usuários
OrionGames
Usuário
Usuário


Registrado: 14/01/11
Mensagens: 185
Localização: Jordanesia

Abraços
Sáb Jan 22, 2011 3:43 pm Exibir perfil de usuários
OrionGames
Usuário
Usuário


Registrado: 14/01/11
Mensagens: 185
Localização: Jordanesia

Mililo so mais uma duvida ai você me falou como usar as Variaveis Globais so que eu quero saber em que elas são usadas por exemplo :
A WriteGlobalVar é usada para ...
A ReadGlobalVar é usada para ...
etc...


Abraços
Ter Jan 25, 2011 12:59 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

OrionGames escreveu:
Mililo so mais uma duvida ai você me falou como usar as Variaveis Globais so que eu quero saber em que elas são usadas por exemplo :
A WriteGlobalVar é usada para ...
A ReadGlobalVar é usada para ...
etc...


Abraços


Uma variável é um recurso do programa para armazenar um valor qualquer em tempo de execução, um espaço reservado na memória RAM. Pode ser um nome, um valor, uma condição (verdadeiro, falso), etc... Por exemplo, se você faz um jogo de tiro, você pode armazenar nas variáveis a quantidade de munição, o nome do jogador, etc, mas isso só ocorre durante o tempo de execução, pque quando o jogo começa, as variáveis tem um valor inicial, que vai sendo alterado ao longo do jogo, mas quando termina, essas informações se perdem. Quando o jogo recomeça, elas voltam ao valor inicial e por isso existem os recusrsos de memorização, em PCs são os bancos de dados e nos consoles os memoricards.
Quando o jogo começa e você opta por uma versão salva, não uma nova, o programa vai até o banco de dados ou memoricard e lê as informações e elas são colocadas nas respectivas variáveis.
O comando WriteGlobalVar serve para criar ou alterar uma variável.
Já o comando ReadGlobalVar serve para que o programa leia o valor de uma determinada variável.
Neste tópico eu fiz um tutorial de jogo completo que usa as variáveis e também as salva não banco de dados:

tutorial-de-criacao-de-um-jogo-completo-com-a-funcao-salvar-t483.html

No caso do uso do banco de dados, o programa ira começar com as variáveis nos valores padrão, depois vai ler elas no banco por meio do comando ReadGlobalVar e depois vai alterar o valor de cada uma usando o WriteGlobalVar, e somente depois o jogo será inicializado.

Abraço Wink



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Ter Jan 25, 2011 1:46 pm Exibir perfil de usuários
ellyo-two
Usuário
Usuário


Registrado: 21/02/09
Mensagens: 669

caraca! Lemos é o cara

_________________
Ravy.studios
Ravy.artes

A Nossa Imaginação é sua diversão Idea
Ter Jan 25, 2011 6:29 pm Exibir perfil de usuários
OrionGames
Usuário
Usuário


Registrado: 14/01/11
Mensagens: 185
Localização: Jordanesia

valeu Lemos! Very Happy era isso que eu precisava!!!



Abraços
Qua Jan 26, 2011 10:36 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação
Página 1 de 1