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Autor |
Mensagem |
OrionGames
Usuário
Registrado: 14/01/11 Mensagens: 185 Localização: Jordanesia |
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Oque é uma Variavel global ? |
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Eu queria saber exatamente oque é uma Variavel Global?
Abraços
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Sex Jan 21, 2011 5:01 pm |
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Mililo
Usuário
Registrado: 05/12/08 Mensagens: 366 Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ |
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Uma variável global?
No 3DGB uma váriavel global é uma váriavel que pode ser acessada por qualquer script, diferente das variáveis locais que só podem ser acessadas no script onde foram criadas, exemplo:
| | var umaVariavel : integer; // variavel local
umaVariavel := 10; |
Nesse exemplo eu criei uma váriavel local e setei o uma valor para ela, digamos que fiz isso acima no OnCreate do mapa, agora se eu for no MainLoop do mapa e escrever:
| | umaVariavel := 5; //to tentando mudar o valor da variavel que criei no outro script |
Vai dar erro, porque a váriavel foi criada em outro script e não é global...
Agora se a váriavel for global...
OnCreate do mapa
| | WriteGlobalVar("umaVariavel", 10); |
MainLoop do mapa
| | WriteGlobalVar("umaVariavel", 5); |
Pronto agora eu mudei minha váriavel de 10 para 5, em scripts diferentes...
Lembrando que as váriaveis globais, ficam ocupando memória desde que são criadas até que se feche o jogo ou você use o comando(se não me engano):
| | CleanupGlobalVars |
Mas esse comando vai deletar todas as variáveis globais(acho que não tem como deletar uma por uma).
É interessante usar esse comando no OnDestroy do mapa, porque as váriaveis globais passam de mapa para mapa também(se não me engano denovo...)
Quando você começar a fazer algo grande no 3DGB vai perceber que raramente se usam váriaveis locais, vai ser quase sempre globais...
Bom... acho que é isso, eu não tenho 3DGB nesse PC e nenhum código foi testado...
[/u]
_________________ "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
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Sex Jan 21, 2011 8:08 pm |
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OrionGames
Usuário
Registrado: 14/01/11 Mensagens: 185 Localização: Jordanesia |
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Sáb Jan 22, 2011 3:43 pm |
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OrionGames
Usuário
Registrado: 14/01/11 Mensagens: 185 Localização: Jordanesia |
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Mililo so mais uma duvida ai você me falou como usar as Variaveis Globais so que eu quero saber em que elas são usadas por exemplo :
A WriteGlobalVar é usada para ...
A ReadGlobalVar é usada para ...
etc...
Abraços
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Ter Jan 25, 2011 12:59 pm |
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Lemos
Usuário
Registrado: 14/04/09 Mensagens: 802 Localização: Rio de Janeiro - RJ |
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| | Mililo so mais uma duvida ai você me falou como usar as Variaveis Globais so que eu quero saber em que elas são usadas por exemplo :
A WriteGlobalVar é usada para ...
A ReadGlobalVar é usada para ...
etc...
Abraços |
Uma variável é um recurso do programa para armazenar um valor qualquer em tempo de execução, um espaço reservado na memória RAM. Pode ser um nome, um valor, uma condição (verdadeiro, falso), etc... Por exemplo, se você faz um jogo de tiro, você pode armazenar nas variáveis a quantidade de munição, o nome do jogador, etc, mas isso só ocorre durante o tempo de execução, pque quando o jogo começa, as variáveis tem um valor inicial, que vai sendo alterado ao longo do jogo, mas quando termina, essas informações se perdem. Quando o jogo recomeça, elas voltam ao valor inicial e por isso existem os recusrsos de memorização, em PCs são os bancos de dados e nos consoles os memoricards.
Quando o jogo começa e você opta por uma versão salva, não uma nova, o programa vai até o banco de dados ou memoricard e lê as informações e elas são colocadas nas respectivas variáveis.
O comando WriteGlobalVar serve para criar ou alterar uma variável.
Já o comando ReadGlobalVar serve para que o programa leia o valor de uma determinada variável.
Neste tópico eu fiz um tutorial de jogo completo que usa as variáveis e também as salva não banco de dados:
tutorial-de-criacao-de-um-jogo-completo-com-a-funcao-salvar-t483.html
No caso do uso do banco de dados, o programa ira começar com as variáveis nos valores padrão, depois vai ler elas no banco por meio do comando ReadGlobalVar e depois vai alterar o valor de cada uma usando o WriteGlobalVar, e somente depois o jogo será inicializado.
Abraço
_________________ Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
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Ter Jan 25, 2011 1:46 pm |
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ellyo-two
Usuário
Registrado: 21/02/09 Mensagens: 669
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caraca! Lemos é o cara
_________________ Ravy.studios
Ravy.artes
A Nossa Imaginação é sua diversão |
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Ter Jan 25, 2011 6:29 pm |
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OrionGames
Usuário
Registrado: 14/01/11 Mensagens: 185 Localização: Jordanesia |
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valeu Lemos! era isso que eu precisava!!!
Abraços
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Qua Jan 26, 2011 10:36 am |
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